Saturday, October 14, 2006

Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

Então, Snrs. Deputados pelo círculo de Leiria, pelo menos?
----------------------------
INSISTÊNCIA em 11 de OUTBRO de 2006:
Ex.mos Senhores Deputados
Em 25 de Agosto de 2006, enviei um mail para o vosso endereço no GrupoParlamentar na Assembleia da República.
Até à data, não me foi dado o conhecimento da vossa recepção do mesmo. Como é ponto de honra para mim, levar este assunto até à tomada de posiçãopelo SNBPC/Governo solicitava algum do vosso empenho neste assunto emparticular, assunto que tem a ver com a segurança de todos os Portugueses.
Cumprimentos
Paulo Nuno Santos
Telem.: 967028488
---
E-mail de CT1EWA para a ASSEMBLEIA da REPÚBLICA em 25 de Agosto de 2006
Assunto: Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil / Radioamadores
Ex.mos SenhoresDeputados à Assembleia da República Pelo círculo eleitoral de Leiria
Sou um cidadão comum, residente na Marinha Grande, que tenho como hoby o radioamadorismo. Como amador de rádio (também denominado radioamador) a nível corporativo sou presidente da Direcção, da ARAL Associação de Radioamadores do Distrito deLeiria. Nessa qualidade assinei em 2004 na Figueira da FOZ, um protocolo de colaboração mútua com o SNBPC na presença do então Ex.mo Senhor Ministro da Administração interna. Após o Euro 2004 o estado e os sucessivos governos, demitiram-se das suas responsabilidades e ignoraram acordos assinados com as 15 Associações de Radioamadores portuguesas. Em 21-09-2005 enviei carta com toda a documentação sobre o protocolo, ao Ex.mo Senhor Primeiro Ministro, com cópia ao Ministério da Administração Interna e aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República, questionando sobre o cumprimento do protocolo e das obrigações mútuas assumidas com este. A respectiva carta foi recebida e acusada a recepção por todos os grupos parlamentares:
* 21-09-2005 CDS-PP* 23-09-2005 PSD * 26-09- 2005 PS* 06-10-2005 PCP Até 08-07-2006 nenhuma resposta às minhas questões foi disponibilizada pelo Estado e por entender que as Comunicações de Emergência são um assunto de extrema importância para as operações de socorro e emergência, enviei a todos os Grupos parlamentares um pedido de audiência. Até à data de hoje, apenas acusou a sua recepção e me enviou resposta o Grupo Parlamentar do PCP, que já teve a amabilidade de me receber na Assembleia da República. A V.Ex.as rogo que sejam interlocutores perante o governo e seus organismos das questões que eu como cidadão comum, radioamador, dirigente associativo e assinante do protocolo gostaria de ver respondidas. Solicito assim que dentro das vossas possibilidades consultem nos vossos grupos parlamentares, os documentos por mim enviados e que tomem alguma atitude ou posicionamento em relação a esta questão.
Sem outro assunto de momento, disponibilizando-me para qualquer esclarecimento, envio os mais cordiais Cumprimentos
Paulo Nuno Ferreira Ribeiro Santos
(telem.: 967028488)
N.B. – Como não disponho do endereço email de todos os Senhores Deputadospor Leiria foi-me impossível dar conhecimento deste email a todos.

Tuesday, October 03, 2006

CONCLUSÕES DO COLÓQUIO?

Realizou-se no passado dia 16 de Setembro de 2006, em Almeirim, por iniciativa da ARR - Associação de Radioamadores do Ribatejo, um Colóquio de Radioamadores, que, pelo que me foi dado saber pela revista QSP, foi bastante participada.
Aproveito este fórum para alvitrar que as conclusões desse Colóquio sejam divulgadas, tão rapidamente quanto possível, de todas as formas, de maneira a se dar conhecimento ao público em geral que os Radioamadores estão vivos, capazes de actuar quando e onde for necessário e que constituem uma reserva técnica, científica, lúdica e cultural, a não desprezar.
A ver se conseguimos, quanto antes e com insistência, desfazer a má imagem que o Diário de Notícias e a Televisão nos fizeram o "favor" de passar para o público.
Não somos nenhuns desordeiros nem espiões ao serviço de qualquer organização ilegal!
Inadmissível o a péssimo trabalho da REP, que não actuou imediatamente, na devida conformidade, no sentido de repor a verdade dos factos e dar a conhecer a forma como os Radioamadores são acarinhados em todo o Mundo.
Não fossem as associações ditas menores!...
Portugal tem que ser excepção?
A própria ANACOM sabe perfeitamente que os equipamentos de recepção de sinais radioeléctricos com todas as bandas e modos são vendidos indiscriminadamente em qualquer chafarica de vão de escada.
Voltámos ao tempo em que as pessoas passavam palavra "baixinho que as paredes têm ouvidos" para irem ouvir a BBC ou a "Rádio Moscovo"? Quem nos impede de escutar as frequências (todas) se os emissores transmitirem em linguagem corrente, não cifrada ou encriptada?
Quem e como?
Balelas...

Wednesday, September 06, 2006

QRX

Colegas!

Que o Colóquio em Almeirim corra da melhor maneira.
Que se consigam criar condições para que o Radioamadorismo possa continuar a ser um alfobre de boas intenções, QSO´s via rádio, concursos nacionais, exigências técnicas, culturais e de conhecimento efectivo da legislação para se poder operar estações amadoras.
Que se crie urgentemente uma Federação Nacional dos Radioamadores, de interesse público devidamente reconhecido oficialmente, que funcione, que seja democrática (1 radioamador ou 1 associação 1 voto) e nos represente com transparência junto das instâncias Administrativas do Estado Português e nos areópagos internacionais.
Vou fechar, para obras de manutenção e carregamento de baterias, por uns tempos.
De qualquer modo podem contactar-me:
Um abraço
Nunes ct1cir

Wednesday, August 23, 2006

Radioamadorismo em Portugal - Que Futuro?

De:
silvioleiria
---

Pela dignificação do radioamadorismo:- em destaque no site da ANACOM http://www.icp.pt/template20.jsp?categoryId\u003d182462&contentId\u003d39044273s

---

Colóquio ''O Radioamadorismo em Portugal - Que Futuro?'', Biblioteca Municipal de Almeirim, Almeirim, 16 (patrocínio ANACOM)
Decorre a 16 de Setembro, na Biblioteca Municipal de Almeirim, o colóquio ''O Radioamadorismo em Portugal - Que Futuro?'', organizado pela Associação de Radioamadores do Ribatejo.
Esta iniciativa reunirá radioamadores, associações representativas e organismos oficiais em torno do debate sobre o futuro do radioamadorismo em Portugal, com destaque para matérias como o associativismo e a representatividade.
Este evento tem o patrocínio da ANACOM.
Para mais informações, consulte:
Associação de Radioamadores do Ribatejo

Tuesday, August 22, 2006

RADIOAMADORISMO e SEGURANÇA PÚBLICA

(Transcrição completa)
---
Estimados Colegas e outros Senhores Radioamadores, cordiais cumprimentos

A ARVM – Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, que represento por inerência de funções, sou o Presidente da Direcção, e eu próprio, titular de licença de radioamador, com o indicativo CT1ESA, julgamos que na polémica levantada na comunicação social sobre a segurança nas comunicações, foi criada e alastrada uma indignação geral sobre as afirmações feitas por uma jornalista no exercício das suas funções, normalmente desagradáveis a alguém.

Tal como um jornalista normalmente não sabe tudo sobre o que escreve, (apoiando-se em alguém, acreditando na competência do informador ), também a maioria dos radioamadores pouco ou nada sabem de jornalismo e de muitas outras componentes da informação.

Se na verdade o Director da Publicação assume o trabalho do jornalista, este assume a informação de quem se presta a ser informador, desde que seja publicado.
Ambos têm responsabilidade.

Voltemos agora ao assunto da polémica:

NO Diário de Notícias do dia 16 de Agosto de 2006, entre vários artigos que enchem as páginas 2 e 3 , na terceira página em REPORTAGEM com o título “A SEGURANÇA ANDA PARA TRÁS, NÓS JÁ ESTAMOS À FRENTE “ , a partir do terceiro parágrafo, em nosso entender, começam verdadeiramente as razões de preocupação para os verdadeiros e honestos radioamadores. Em nosso nome falaram dois cidadãos inconscientes, capazes de tudo, e sob secretismo (sic) praticaram o pior serviço possível ao radioamadorismo, tendo até confessado ter praticado crime grave de terrorismo, como explicarei mais adiante.

Diz o terceiro parágrafo que foi marcado um encontro, envolto em secretismo, com dois radioamadores. Avançou-se para uma zona onde fosse possível penetrar melhor no espectro radioeléctrico. O Presidente da Republica estava próximo…..
Dois aparelhos, dois homens, um só objectivo: mostrar alguns equipamentos disponíveis no mercado nacional que, em caso de uso indevido, facilmente são instrumentos de auxílio ao crime organizado ou outras acções ilícitas

Quem são estes senhores radioamadores que se tentaram esconder no secretismo ? Porquê? Em nome de quem? Quem não sabia já o que eles tentaram vender como novidade?

Com um Kenwood FH-F7, que pode utilizar duas frequências distintas em simultâneo, um radioamador que está preocupado com a fragilidade do sistema de comunicações mostra ao DN algumas potencialidades do equipamento – Diz o artigo do DN.
Será que a jornalista que assina o artigo é ingénua ou também ganhou dinheiro com a publicidade descarada ? Seria esse o objectivo dos informadores ? Não acredito porque deram provas de não terem inteligência para tanto.

Os dois falsos e incompetentes denunciantes, para demonstrar o que queriam demonstrar, foram reunindo contra si provas mais que suficientes para responderem por crimes diversos em sede própria. Ilegalmente escutaram com intenção frequências proibidas aos radioamadores, deram provas de ter em seu poder listagens de frequências reservadas, tentaram demonstrar que a segurança do Estado anda para trás, que eles é que estavam à frente.
Estavam eles e todos os que livre e impunemente escutam tudo e todos porque a compra de equipamentos é livre. São os camionistas, pelos vistos os polícias em folga, são os operadores de reboques que estão à escuta para primeiro chegar ao lugar do acidente, tal como o fazem alguns jornalistas para serem os primeiros a chegar a tudo o que interessa e que seja objecto nas comunicações das autoridades ou serviços de emergência, são os simples curiosos. Quem não sabia disso? Só uma jornalista ?

Penso que antes do mais grave, deverá aqui ser feito um esclarecimento. Esta tomada de posição é exclusivamente enraizada em matérias em que o radioamadorismo porventura foi vítima de dois radioamadores. Quaisquer outras razões de interesse económico ou político ou jornalístico, não têm aqui razão de ser.

Vou repetir a última frase de um deles “ A segurança do Estado anda para trás, nós já estamos muito à frente “ . – Slogan digno de um terrorista das muitas organizações que consomem frases destas.
Mas tão grave se torna que exige a intervenção do Ministério Público e da ANACOM.
Esses senhores , ou um deles, segundo está impresso no Diário de Notícias em que nos baseamos, do dia 16 de Agosto de 2006, Página 3 – REPORTAGEM -. 6º parágrafo,
“ Relatam a primeira vez que “controlaram” o voo de um 747, a pedir autorização de aterragem no Aeroporto da Portela. Asseveram que nunca alguém os localizou. Controlamos tudo e todos, basta perder algum tempo para estar à escuta, afiançam ambos.
Como Piloto de Linha Aérea na reforma, nunca poderei deixar de entender e exigir intervenção de quem de direito para julgar as atitudes confessas e estupidamente orgulhosas destes dois potenciais terroristas, que afirmam e relatam a primeira vez que controlaram o voo de um 747 - Quantas vezes mais o fizeram ou poderão vir a fazer ?

Acuso, por ser merecedora de crítica e de indignação, a atitude alarmista, desconhecedora e mal fundamentada, manifestada no artigo publicado a que fiz referência, nada dignificando o Diário de Notícias, nem os profissionais envolvidos.

Não é oportuno falar dos radioamadores ou de vir em defesa da classe. Há que compreender que quantos mais forem os radioamadores ou qualquer outro tipo de associativismo, maiores as probabilidades de existirem excepções. Todos, em todos os grupos de que fazemos parte na nossa vida, sabemos que o factor cultura é predominante e que contra isso nem sempre é possível encontrar soluções fáceis.


73
Presidente da ARVM
CT1ESA – Jorge Cruz Galego

Tuesday, August 08, 2006

CARTA aos Radioamadores interessados no Colóquio de Almeirim

RADIOAMADORISMO - QUE FUTURO?

Carta da Comissão Organizadora do Colóquio de Almeiria, que está a ser enviada aos radioamadores com endereço público:
---
Para conhecimento junto segue exemplar da carta que esta semana
fizemos seguir para os Radioamadores cuja morada é publica.
Cumprimentos,
Victor Gomes, CT1BYK
http://leiriana.net/carta_col_alm.pdf
ou
http://ct1arr.org

Saturday, July 29, 2006

CARTAZ COLÓQUIO - ALMEIRIM 16/9/06

Sunday, July 23, 2006

"RAPAZITO" RADIOAMADOR?!


OLÁ!
Chamo-me Rapazito e tenho 1 ano. Sou o personagem principal do
http://gatimanhos.blogspot.com . Não era minha intenção fazer publicidade dos meus predicados mas já que surgiu esta oportunidade!
Estava eu descansadinho aqui a observar estas traquitanas todas do meu dono eis senão quando ele me lança um flash para os meus olhos que até me deixou atordoado! Mas não me atrapalhei e como podem ver até nem fiquei mal de todo na fotografia.
Já que ele, que afinal é que é encartado como radioamador desde 1982 - vejam só - ultimamente não tem ligado muito à sua estação de rádio, eu vou aproveitando e durmo umas ricas sonecas, aqui mesmo, em cima do amplificador linear de potência de emissão.
Bye!...
---
Nada de QSO a fazer queixinhas...que não tenho licença e coisa e tal...

Friday, July 14, 2006

COLÓQUIO - 16 Setembro próximo

Dia 16 de Setembro de 2006


RADIOAMADORISMO EM PORTUGAL - QUE FUTURO?

____


COLÓQUIO ORGANIZADO PELA ARR

Seguir link ou consultar o site da ARR

Wednesday, July 12, 2006

Revisão do Regulamento de amador

NOTA DO EDITOR DESTE BLOG:
A transcrição que se segue, justifica-se, na convicção de que sendo de material de interesse público, constando de e-mails destinados a radioamadores e abordando temas de interesse para os Radioamadores em geral, devem ser do domínio público.
Note-se que não foram feitas quaisquer correcções ortográficas aos textos.
--------------------

De CT1EWA

Caros colegas
Porque entendo que os princípios e as razões que me levaram a escrever osemails(artigos) sobre o "Regulamento de Amador" não foram devidamente entendidos e porque não pretendo de modo nenhum fomentar ou manter qualquer tipo de diferendo com qualquer radioamador, informo que a partir desta data, apenas estarei disponível para participar em qualquer iniciativa sobre este assunto, desde que a ARAL, associação da qual integro os seus corpos gerentes, seja convidada.
A todos os melhores 73's
CT1EWA
Paulo Nuno Santos-----Mensagem original-----De: ASSOCIAÇÃO [mailto:jorgecruzgalego@mail.telepac.pt] Enviada: quarta-feira, 12 de Julho de 2006 14:31Para: João Gonçalves Costa; Nelson Alves;radioamador_clube_loule@hotmail.com; qsprevista@mail.telepac.pt; nra@nra.pt;mail@arat.org; larsintra@gmail.com; João Lázaro ARLA; ARA-Associação deRadioamadores dos Açores (E-mail); geral@ct1arb.com; cu1arm@sapo.pt;ct6arl.aral@sapo.pt; cs6arc@qsl.net; cs1rla.arla@gmail.com; cs1acp@sapo.pt;cs0rcl@qsl.net; Celestino; ARAL-ASSOCIAÇÃO DE RADIOAMADORES DO DISTRITO DELEIRIA (E-mail); arvm@arvm.org; arrm@netmadeira.com; arribatejo@iol.pt;arpa@qsl.net; Paulo SantosCc: CT2HNI; CT1ESA; CT1ESA; CT1ESA; CT1ABD; CT1DQF; CT2IJP; ct1dl; CT1DL
---
Assunto: Re: Regulamento de amador (parte II)
Meu Caro João Gonçalves Costa, cordiais cumprimentos,
Na qualidade de Presidente da ARVM- Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, venho cumprimentá-lo e manifestar o meu agrado pelas opiniões que acaba de nos enviar. A Associação que represento mantem a posição mais moderada possível, sem aceitar factos não comprovados, e jamais evitará manifestar opiniões próprias ou deixará de apoiar aqueles que mostrem bom senso e igual moderação.
Entendemos que para construir não é forçosamente necessário destruir ou complicar soluções. Defendemos também todos os intervenientes no processo, até que esteja indubitávelmente comprada a má fé, com a natural comiseração para com a ignorancia, arrogancia ou ambição desnedida, se existirem de facto. Creia meu Caro Colega João Gonçalves Costa que estamos abertos a participar em iniciativas sérias, sem acusações e bem intencionadas como me parece ser a sua participação. Estamos prontos a colaborar e só razões fortes nos farão retornar ao silêncio.
73?s CT1ESA
- Jorge Cruz Galego- Presidente da ARVM-----
Original Message ----- From: "João Gonçalves Costa" To: "Nelson Alves" ; ; ; ; ; ; "João Lázaro ARLA" ; "ARA-Associação de Radioamadores dos Açores (E-mail)" ; ; ; ; ; ; ; ; "Celestino" ; "ARAL-ASSOCIAÇÃO DE RADIOAMADORES DO DISTRITO DE LEIRIA (E-mail)" ; ; ; ; ; "Paulo Santos" Sent: Tuesday, July 11, 2006 6:36 PM
---
Subject: RE: Regulamento de amador (parte II)
Prezados.
Isto é uma opinião estritamente pessoal e que não implica outros que não eu próprio.Depois de ler atentamente o mail do Paulo-CT1EWA gostaria de contribuir com a minha modesta opinião sobre aquilo que até ao momento se sabe, ou foi apresentado. Ponto prévio, neste momento já existe publicado em Espanha desde 9 de Junho o novo regulamento e seria de toda a conveniência que o nosso fosse " aproximado " com este e com todos aqueles que foram revistos desde 2003; a menos que queiramos criar novamente uma " roda esdrúxula" ou ao invés, aproximarem-nos do regulamento do Reino de Marrocos, que como sabemos, pertence á divisão continental africana, enquanto a "nossa Jangada de Pedra" por enquanto, está ligada á Europa por Espanha.1º - Idade para os jovens pertencerem á comunidade radioamadoristica, independentemente de serem juridicamente imputáveis. Estou de acordo com o Paulo e penso que pelo desenvolvimento actual, 12 anos está correcto sempre e quando quem tem a custodia (seja radioamador) autorize e principalmente seresponsabilize pelos seus actos.2º- CW. Independentemente da recomendação da, imaginem WRC-2003, estamos neste momento com somente 3 anos de atraso, sempre defendi que essa pseudo barreira sempre foi utilizada para outros fins que não os próprios e á face do regulamento de 1995 se algum exame se teria de fazer nesse sentido, seriade comunicações digitais ou mesmo fonia. Abolição do CW, sim concordo totalmente e inclusive penso que os verdadeiros amantes do modo agradecem.3º-Vão existir mais três classes de radioamador, a classe 3, a classe 2 e a classe 1.POR AMOR de DEUS, lá voltamos á Roda Esdrúxula, agora que as administrações dos outros paises reduziram ou extinguirão, nós vamos manter e criar mais confusão. ACORDEM estamos no século 21 e em 2006.Será que esta vai mesmo ser proposta pela ANACOM em Setembro, agora que os nossos vizinhos aboliram tudo. Bem, não sei se repararam, mas neste momento um CT2 (categoria B sem Morse) e com a CEPT classe 2 atravessa a fronteira epode fazer tudo aquilo que lhe é negado aqui. Alias, se repararmos se ele solicitar o certificado HAREC aqui e solicitar indicativo em Espanha quandovolta para Portugal vem com o HAREC classe 1 e portanto a administração vai-lhe atribuir o CT1. Será que isto não vos faz recordar as viagens ao Brasil aqui á uns anos atrás..............
Portanto e neste momento, tenho sérias duvidas e tomando como referencia Espanha que isto possa ser minimamente defensável ...a menos que queiramos promover turismo radioamadoristico nas terras dos "nuestros irmanos" que poracaso até estão a menos de 200 Km. Será que já não basta termos jovens portugueses a estudar medicina em Salamanca ou agora tambem vamos ter que pôr os futuros radioamadores portugueses a tirarem a licença em Espanha paraque depois e recorrendo á legislação europeia, possam ser radioamadores em Portugal. Será que já não basta o que se passa com a gasolina.Sinceramente, esse projecto mirabolante de classes e "...que as actuais licenças continuarão tal e qual estão, não perdendo qualquer radioamador actual as regalias adquiridas. Não haverão passagens administrativas para asnovas classes." não me parece que tenha muita viabilidade a menos que queiramos criar uma espécie de GRANDE CONFUSÂO de Classes e Categorias. Esseprojecto tinha razão de ser em 1998 não neste momento, 2006 e com a liberalização galopante actual muito menos. A menos, que a ANACOM queira acabar com o radioamadorismo em Portugal; acham que alguém hoje em dia vai aceitar fazer um exame e depois não pode ter estação própria.Por acaso alguém com " três dedos de testa" está a ver este filme:Classe 3Classe 2Classe 1PortugalCR7CS7CT7AçoresCR8CS8CT8MadeiraCR9CS9CT9Não, pois eu também não; e se juntarmos os CT5, CT2 mais os CT1 e CT4 mais aMadeira e Açores, ficamos com um filme de péssima Classe e Categoria e com indicativos que nunca mais acabam.4º- Em relação aos indicativos ocasionais, nada a comentar.5º- Para além das estações individuais existirão as estações de uso comum, concordo e penso que esta "liberdade" de Ecolinks em todas as esquinas é algo que sempre me meteu muitíssima confusão.6º-Finalmente, as taxas actuais vão ser substancialmente aumentadas, não se sabendo, por enquanto, quais os valores exactos. ( já reparam que algumas administrações acabaram com as taxas anuais existindo somente uma taxa aquando do licenciamento da estação e o indicativo é vitalício)7º- "Também aumentadas serão as sanções e as coimas, não havendo, por agora,conhecimento pormenorizado do que virá na nova legislação." não é por falta de legislação e coimas elevadas que a Anacom não actua actualmente em casos escandalosos e por todos por nós conhecidos.Vamos pegar nas ACTUAIS legislações revistas e fazer algo que esteja em consonância com a realidade actual. Alias, não deslumbro outra hipótese a menos que queiramos estar orgulhosamente sós e declinarmos mais o n.º de radioamadores.Outra coisa, por favor, não inventem outra vez, LIMITEM-SE uma vez na vida a transpor sem erros para a nossa legislação as RECOMENDAÇÕES DA IARU - REGIÃO 1. Afinal estamos todos OBRIGADOS a cumprir.Os meus mais sinceros agradecimentos a todos aqueles que me conseguiram ler até este ponto.Outra coisa, seria interessante criar um fórum para irmos discutindo isto. Para não ferir susceptibilidades proponho um Grupo no Yahoo somente vocacionado para este tema "Futura Legislação Portuguesa sobre Radioamadorismo".
73`s de CT1FBF-João Costa
---
-----Original Message-----From: Nelson Alves [mailto:cs1aas@netcabo.pt]Sent: domingo, 9 de Julho de 2006 17:14To: radioamador_clube_loule@hotmail.com; qsprevista@mail.telepac.pt; nra@nra.pt; mail@arat.org; larsintra@gmail.com; João Lázaro ARLA; ARA-Associação de Radioamadores dos Açores (E-mail); geral@ct1arb.com; cu1arm@sapo.pt; ct6arl.aral@sapo.pt; cs6arc@qsl.net; cs1rla.arla@gmail.com; cs1acp@sapo.pt; cs0rcl@qsl.net; cluster@radio-amador.net; Celestino; ARAL-ASSOCIAÇÃO DE RADIOAMADORES DO DISTRITO DE LEIRIA (E-mail); arvm@arvm.org; arrm@netmadeira.com; arribatejo@iol.pt; arpa@qsl.net; Paulo Santos
Subject: Re: Regulamento de amador (parte II)
Caro Colega:
Recebi o seu E-mail que li com atenção e guardei para mais tarde analisar com mais tempo as suas propostas que desde já são de considerar.Indo ao encontro da sua e minha preocupação, fiz a proposta para que a ARAL,uma vez que foi ela a sugerir, concretize a proposta de convidar todas as associações de radioamadores do País para uma reunião no próximo dia 9 de Setembro, algures no Centro do País.Para tanto e desde já, na qualidade de presidente da ARAS, estarei a subscrever essa proposta e a garantir a nossa presença nessa reunião.Sugeri, também, que fosse convidado um elemento da ANACOM, no sentido de sabermos quais as intenções e a receptividade às propostas para um novo regulamento.Aqui, caso fossemos capazes, em conjunto, de juntar uma representatividade significativa, eleger uma comissão, composta de três elementos que representariam todas as associações aqui reunidas e, porque não, dos radioamadores, que não sendo sócios de nenhuma associação se quizessem associar a esta iniciativa.Aqui ficamos, prontos a colaborar em tudo quanto seja necessário para levar por diante esta iniciativa. Nelson Alves, CT1MV.----- Original Message -----
From: Paulo SantosTo: undisclosed-recipients:Sent: Saturday, July 08, 2006 5:14 PM
Subject: Regulamento de amador (parte II)Regulamento de AMADOR (II)
Retornando ao assunto da alteração do regulamento de amador, permitam-me que refira a "perfeita normalidade" com que este assunto está a ser encarado pelas Associações e pelos radioamadores. Digo "perfeita normalidade" porque nada transparece sobre a eventualidade de haver "movimentações associativas sobre o assunto" o que por si é normal. Ao e-mail que enviei anteriormente, às (algumas?.... pois não possuo todos os endereços correctos) associações do continente, apenas obtive resposta até à data de 3 associações:- AMRAD- AMSAT-PO- ARCPPor amável (como sempre) deferência do colega CT1HHP, fui informado econvidado a participar ( não sei se terei oportunidade de poder marcar presença, mas vou esforçar-me para isso) no congresso dos radioamadores a realizar na zona do Porto. Não creio pela diversidade de temas e de assuntos que irão ocupar o congresso,pela complexidade, seriedade e necessidade de discussão que um assunto destes carece, bem como do tempo necessário para a promover com resultadosefectivos, que esta seja essa a melhor "sede" de discussão para oassunto. De qualquer forma nada me inibe de chamar este assunto á discussão mais umavez, e de emitir a minha opinião!Lamento que os radioamadores continuem prisioneiros do seu ego e pouco levadosà discussão comum dos assuntos da classe, mas pessoalmente e enquanto euentender...... "por cá estarei" na defesa dos princípios e ideais em queacredito e disponível para o debate sobre os mesmos.Em Setembro iniciar-se-ão as rondas da ANACOM pelas Associações sobre o tema..... depois logo se verá o que iremos ter de bom ou de mau.Transmito por este meio a minha apreciação e opinião pessoal, que tambémirei apresentar para debate na minha associação, sobre os diversos temasrelacionamos com a alteração ao regulamento de amador e que foram abordadospela ANACOM ( de forma meramente informativa) nas reuniões sobre o novo planode repetidores :o idade dos pretendentes a radioamador. A proposta da ANACOM aponta para os 14anos.Eu defendo que a idade de 12 anos, independentemente de serem juridicamenteimputáveis. Os pais assinariam uma autorização e responsabilizar-se-iampelos filhos. Caminhamos para os mesmos níveis "de idade dosradioamadores" em Espanha que é bastante elevado e qualquer dia para alémde oferecerem a licença aos mais novos até pagam para eles seremradioamadores. O radioamadorismo é uma actividade científica e cultural, porisso deve ser uma actividade aberta à juventude e à sua formação humana etécnica.o O CW vai ser abolido dos exames para qualquer categoria de amador. Não hámais esta exigência a actual categoria B sem morse vai ficar igual àcategoria B com morse, ou seja, com acesso às frequências que a actual B commorse tem.Concordo perfeitamenteo Vão existir mais três classes de radioamador, a classe 3, a classe 2 e aclasse 1.Discordo completamente com mais 3 classes. Daqui a 50 anos ainda há 6 classesde radioamadores em Portugal. Não vejo necessidade nenhuma. Se à interessedevido a qualquer convénio em alterar as condições de exame e acesso aoradioamadorismo e às diversas classes, que se altere....mas para quê umaclasse A e uma classe 1?Para quê complicar e arranjar mais classes num país de 6000 radioamadores,quando em Espanha com 40.000 se caminhou em sentido oposto ( não defendo comisto que tomemos os exemplos dos outros)Será um enorme erro criar mais 3 classes, que se altere para classe 1, (actuaisclasse A), classe 2 (actuais B c/morse e B s/morse), classe 3 ( actuais classeC)oA classe 3 é a classe inicial e a classe 1 a mais alta.OK tudo bem!o A classe 3 é passada após aprovação em exame e é válida por 4 anos.(concordo plenamente) Estes radioamadores não poderão ter estação própriapara emitirem ( não concordo, nada justifica isto, mais a mais podendo elesfazer escuta em estação própria deverão poder emitir também) mas podemfazê-lo em estações licenciadas desde que acompanhados pelos respectivosproprietários(discordo pelas razões já referidas). Podem também fazerescuta, não sendo exigido qualquer licenciamento especial.Proponho que nesta classe os radioamadores possam emitir em na banda dos 2Metros, 70cm e 10 metros.o A classe 2 só é passada a quem permanecer, pelo menos, 2 anos na classe 3e após exame.(nada a opor) Será neste exame que serão elaboradas questõesde cariz prático, que confirmarão a permanência e operação durante aclasse 3.o Nesta categoria, a 2, tem a ANACOM previsto a operação em 28Mhz e em VHFe UHF,Discordo, pois entendo que os radioamadores com esta classe deverão poderemitir em todas as bandas, pois nada justifique que passem de uma classe maisbaixa para uma mais alta e percam direitos e qualificações como operadores derádio ou técnicos . Não faz qualquer sentido um radioamador da classe 3poder operar a estação de um outro colega, em qualquer frequência, ou testarequipamentos por sim construídos em qualquer modo e potência, para depois"subir" de categoria e perder regaliaso A classe 1 é o "topo de gama" e, cremos, só alguns lá chegarão. A elapodem candidatar-se os radioamadores que tenham estado na classe 2 pelo menos 1ano. Esta categoria não terá quaisquer limitações, quer em termos defrequências, modos de emissão ou potência. Também só os "1's" poderãooperar em frequências experimentais como a situação dos 7100 aos 7200 KHz.Concordo perfeitamente, nada a opor.o É de se referir agora que as actuais licenças continuarão tal e qualestão, não perdendo qualquer radioamador actual as regalias adquiridas. Nãohaverão passagens administrativas para as novas classes. Também nãoperderão os actuais indicativos a não ser que queiram fazer os novos exames ereceberem os novos indicativos que podem ver-se na tabela seguinte.Pelas razões anteriormente referidas discordo plenamente !!!!!!! .....chegam3classes de amador.Classe 3Classe 2Classe 1PortugalCR7CS7CT7AçoresCR8CS8CT8MadeiraCR9CS9CT9Foi-nos explicado que com estes indicativos ficariam as três regiõesdiferenciadas sem qualquer vantagem de umas sobre outras e como somos todosportugueses...Não vejo nenhum interesse nesta alteração, só irá trazer confusão, mascareço reflectir mais sobre este assunto.o Em relação aos indicativos ocasionais (antes chamados especiais), asalterações também são profundas. Podem ver na tabela seguinte osindicativos escolhidos e postos à nossa disposição Como não "acertei "opinião sobre o assunto anterior, este mesmo assunto também carece reflexão.
Portugal CR0 CR5 CS0
Açores CR1 CR4 CS1
MadeiraCR2 CR3 CS2o
Para além das estações individuais existirão as estações de uso comum,conhecidas como as estações dos nossos clubes ou associações, sobre as quais será mais apertada a fiscalização pois só a elas poderão ser licenciados determinados equipamentos como os repetidores, as balizas ou beacons e as comunicações echolink, aprs e packet. Concordo perfeitamente! O echolink, por exemplo, ficará restrito aos 432Mhz e não serão permitidos repetidores ou seja, cada ligação será apenas composta por um equipamento transceptor e uma antena. Sobre este assunto não tenho ainda opinião formada actualmente, mas é necessária regulamentação pois na situação actual cheguei a escutar echolink's nos 144.300 MHz!!!!!!!!!!!!...........
Finalmente, as taxas actuais vão ser substancialmente aumentadas, não se sabendo, por enquanto, quais os valores exactos. Depende da forma de cobrança e do valor a minha concordância! Também aumentadas serão as sanções e as coimas, não havendo, por agora,conhecimento pormenorizado do que virá na nova legislação. Concordo perfeitamente e julgo ser premente a alteração à lei que permita umaactuação mais punitiva e de forma mais eficaz à ANACOM.
Espero que se inicie o debate sobre este assunto o mais urgentemente possível e reafirmo a minha disponibilidade e da ARAL para participar de forma activa e construtiva no mesmo.
A todos os melhores 73's
CT1EWA Paulo Santos
__________________________________________

Thursday, July 06, 2006


OLIMPÍADA DO RADIOAMADORISMO EM FLORIANÓPOLIS MATÉRIA PUBLICADA NO DIÁRIO CATARINENSE DE 06.07.06
Marcos Capital é sede da olimpíada de radioamadores
Navegador Amyr Klink faz palestra hoje no Costão do SantinhoFÁBIO BIANCHINI Começou ontem no Costão do Santinho, em Florianópolis, a quinta edição doWRTC, conhecida como a Olimpíada do Radioamadorismo. Realizado desde 1990, é a primeira vez que o evento é disputado em umacidade do Hemisfério Sul e traz à cidade representantes de 34 países que,além de competir, resgatam a história de avanços tecnológicos na área dascomunicações. O torneio será disputado durante 24 horas, das 9h de sábado às 9h de domingo Foram instaladas várias estações idênticas em diferentes pontos, num raiode 150 quilômetros da Capital. O objetivo da disputa é estabelecer o maiornúmero possível de contatos por rádio e com a maior clareza e sem ruídos. Um dos participantes é o brasileiro Marcos Pacheco, da equipe que foivencedora no último campeonato, realizado na Finlândia em 2002. Os anteriores foram em Seattle (Estados Unidos) em 1990, San Francisco (EstadosUnidos) em 1996 e na Eslovênia em 2000. As atividades de confraternização e intercâmbio de informação começam hoje,com o cerimonial de abertura, às 16h, e palestra do navegador Amyr Klink, às19h30min, nas salas São Miguel e Ilha Terceira do Resort Costão do Santinho. O jantar de premiação dos vencedores será na próxima segunda, às 21h. Aprogramação inclui também demonstrações dos equipamentos para os visitantese apresentações culturais e folclóricas.
---
Colaboração de CT1AZC por e-mail

Wednesday, June 21, 2006

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO DE RADIOAMADOR

Por este meio dou a conhecer uma carta por mim enviada aos Presidentes das direcçõesdas Associações de radioamadores com conhecimento à ANACOM.

Ex.mos Senhores Presidentes da Direcção das Associações de Radioamadores

É do conhecimento de todos nós, que a ANACOM prepara importantes alterações ao Regulamento de Radioamador e que algumas dessas alterações poderão, na nossa interpretação, ser condicionantes e prejudiciais ao desenvolvimento e sustentação do radioamadorismo em Portugal.
Antecipadamente, para desfazer mal entendidos e más interpretações dos interesses edas motivações que me levam a escrever este mail, cabe-me esclarecer:
1. Não é minha intenção substituir ou ignorar, qualquer radioamador, instituição, ouassociação de radioamadores.
2. Este e-mail apenas pretende alertar:
- para a necessidade das associações em conjunto, discutirem o futuro regulamentode radioamador.
- para a importância da apresentação à ANACOM, de uma proposta única e subscritapelo maior número de Associações
Fui alertado por um radioamador amigo, para o facto de nos Açores a ANACOM já ter reunido com as Associações de Radioamadores e apresentado a sua proposta para as alterações ao Regulamento de Radioamador. Sou levado a acreditar que a muito curto prazo, irá tomar a mesma atitude pelo continente. É opinião de alguns de nós radioamadores, pelas ideias transmitidas pela Anacom a título informativo, que algumas das alterações por Decreto lei que a ANACOM se propõe fazer ao regulamento, são lesivas e condicionantes aos interesses dos radioamadores e do radioamadorismo. Segundo o que me foi transmitido via Açores, urge e é muito importante uma discussão inter-associativa sobre este assunto. Proponho para isso, que esqueçamos desavenças e desacordos inter-associativos e nos reunamos logo que tenhamos conhecimento da proposta de alterações, para análise, discussão e elaboração de uma contra-proposta subscrita por todas as associações ou pelo maior número de associações, a apresentar à Anacom. Acredito pela provas dadas pelos actuais responsáveis da Anacom pelo serviço de amador, que sempre se têm mostrado dialogantes e compreensivos, que estes aceitarão a análise e discussão das alterações que as associações propuserem, ao seu projecto de alteração do regulamento de amador. Solicito que V.Ex.as, dêem a conhecer (se for do vosso interesse) a vossa opinião e da vossa associação; sobre este assunto ( reunões inter-associativas para presentação de uma proposta comum) .
Sem outro assunto de momento, apresento a todos os mais cordiais
73's
CT1EWA
Paulo Nuno Santos
Presidente da Direcção da ARAL
(e-mail recebido em 21/6/2006)

Tuesday, June 20, 2006

DAR UM PASSO ATRÁS...

Dar um “passo atrás”…

Na manhã pós “feira de rádio”, tempo de alguma fadiga física, continua (estranhamente ou não) a reflexão sobre esta organização da ARAL.
Digo continua, porque ontem mesmo a “trupe” começou a reflectir sobre a próxima feira e a forma de a organizar.

Há 13 anos que organizamos feiras de rádio no mês de Junho.

Nos últimos anos fomos “cilindrados” sem respeito ou decoro por outras realizações nacionais, o que nos tem levado à procura da melhor data para realizarmos a nossa feira.

Lamentamos este tipo de “desorganização nacional” que não questiona “o vizinho do lado” mas sim cegamente decide conforme os seus interesses corporativos.

A tal federação, união …… de associações de radioamadores, que planificasse (entre outros) o calendário nacional é sem dúvida a grande lacuna e a maior necessidade do radioamadorismo português!

Procuramos de há “algumas feiras” para cá criar condições aos expositores e visitantes, procurando inovar, incluindo a refeição no preço das mesas para os expositores e deslocando a feira para um “espaço físico” condigno.

Os resultados para as minhas expectativas pessoais, não têm sido condicentes com o “patamar” a que me propuz atingir…

Como reportei anteriormente, ontem começámos a desenhar a próxima feira de rádio e concluímos que temos de dar “um passo atrás” para seguirmos por “outro caminho”.

Seria bom que todos nós radioamadores e Associações de radioamadores, désse-mos um passo atrás e com um novo rumo dialogásse-mos sobre o nosso hoby, sobre os nossos interesses pessoais e corporativos, de modo a proporcionar consensos com objectivos comuns.

Por mim, por nós Aral, daremos todos os necessários a que de forma respeitosa e séria, sejam atingidos os nossos objectivos

CT1EWA
Paulo Nuno Santos

Friday, June 16, 2006

PRÉMIOS - Concurso Cdade de Almeirim - 18JUN

2º Concurso Cidade de Almeirim

PRÉMIOS
Trofeu CT1QA - Salva de prata para o Campeão Absoluto
Trofeu Municipio de Almeirim - Peça unica em Estanho -Campeão VHF
Trofeu ARR - Peça unica em Estanho - para o Campeão UHF
1º Class. de cada Banda - Fim-de-semana em Hotel para 2 pessoas.
E ainda........
Prémios para os 5 primeiros de cada Banda
Diplomas para todos os participantes.
Os prémios serão entregues durante um encontro arealizar em Setembro.

REGULAMENTO:http://www.ct1arr.org/pdf/concurso_regulam_2006.pdf

Wednesday, June 14, 2006

FEIRA da RÁDIO - ARAL e o jogo PORTUGAL-IRÃO

TEREMOS INSTALADO 1 ECRÂ GIGANTE PARA PROJECÇÃO DO JOGO DO MUNDIAL DE FUTEBOL PORTUGAL - IRÃO, nas instalações da XIII Feira de Rádio da ARAL, dia 17 de Junho de 2006, no Parque de Exposições da MarinhaGrande.
~Aguardamos a vossa visita.
73's
ARAL

Tuesday, June 13, 2006

II CONCURSO CIDADE de ALMEIRIM

O 2º Concurso Cidade de Almeirim é já no dia 18 de Junho das 08H00 às 24H00 UTC. Esperamos a Vossa participação
.
Consulte o Regulamento em www.ct1arr.org

Sunday, June 11, 2006

XIII FEIRA DA ARAL - 17 JUNHO



Estamos a menos de 8 dias da Feira da Rádio da ARAL

Inscreva-se

Wednesday, June 07, 2006

Reactivação dos repetidores da Arrábida

(Informação recebida por e-mail)
-
Estimados Associados e Colegas radioamadores em geral.

Com a reunião protocolar que a Direcção da ARLAAssociação de Radioamadores do Litoral Alentejano, teve hoje com o Director Técnico da RR - Rádio Renascença, Eng Rui Magalhães e depois de acordados os respectivos pontos do protocolo, vem esta direcção informar que
obteve
autorização para instalar e manter em funcionamento, nas instalações da Rádio Renascença - Emissora Católica Portuguesa, na Serra da Arrábida, os repetidores de amador que nos propomos colocar em funcionamento.

Para tal, já esta direcção fez dar entrada na ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, no dia 2 de Junho de 2006, os respectivos pedidos de licenciamento para estações repetidoras de VHF e UHF a instalar nesse local.

Posteriormente, a ARLA, pretende reactivar o repetidor de TVA, mas de momento será dada prioridade aos repetidores de telefonia. Assim sendo, tão brevemente quanto possível, a comunidade de radioamadores, terá de novo ao seu serviço os repetidores silenciados pelo incêndio que destruiu as anteriores instalações.

A reactivação deste local, só foi possível graças à generosa disponibilidade que a Radio Renascença - Emissora Católica Portuguesa sempre tem mostrado para com os radioamadores. Um especial agradecimento publico, ao seu Conselho de Gerência e à sua Direcção Técnica, na pessoa do Eng Rui Magalhães, pelas facilidades concedidas.

Não queremos também esquecer e é nosso dever realçar, o espirito de colaboração e empenhamento demonstrado pela ARAS - Associação de Radioamadores Amadora Sintra, aquando da passagem para a ARLA dos privilégios que detinha junto da RR. Para a actual direcção da ARAS vai o nosso bem haja.

Com os nossos mais cordiais e amistosos cumprimentos.

Pela Direcção da ARLA

Vice Presidente
Carlos Mourato
CT4RK

Tuesday, June 06, 2006

FEEDBACK - COMENTEM (já que não falamos no Rádio!...)

Tenciono manter activo este Blog, contra ventos e marés e alguns "marinheiros de água doce"...
Enquanto sentir que o meu tino está no sítio - do que, às vezes, duvido, a crer no que alguns pensarão - irei utilizar este espaço que as TI me proporcionam, com todo o gosto, ao serviço do Radioamadorismo e dos Radioamadores e das causas sujacentes ao espírito que nos deve nortear: Comunicar.
Tenho pena de não ter mais disponibilidade para estar presente em muitas das iniciativas que se realizam por esse país fora. Mas sabia-me bem e penso que aos nossos leitores também, conhecer e divulgar pormenores dessas actividades, reportagens, fotografias, o que acharem por bem.
Era só isto que queria aqui deixar expresso.
Bom dia.
CT1CIR

Friday, June 02, 2006

CT1EIU e o lugar de SINGRAL

(Reprodução parcial dum post do blog de CT1EIU desde o Singral)
.
.
.
Singral e os Rádioamadores
Curiosamente a este pequeno lugar estão ligados uma pequena comunidade de Rádioamadores assim farei destaque daqueles que me lembro, sem querer molestar alguém de que me possa esquecer!O primeiro é o CT1 EIU autor do blog.
posted by José Farinha e Herminia Fonseca @
5:05 PM 0 comentários

Mapa
Aqui vos deixo um pequeno mapa para saberem melhor onde fica o SINGRAL...
---
(Foi enviado um e-mail para "oblogdosradioamadores", que se tratou imediatamente de colocar aqui no sítio devido...Surpreendentemente o servidor "blogger" só hoje, 6/6/2006, é que o actualizou. Ou seja, este post não está completo, de qualquer modo, se pretenderem mais pormenores sobre o Singral descrito por um colega nosso e lá residente, é só ir ao seu blog)

Tuesday, May 30, 2006

É JÁ NO PROXIMO DOMINGO!!!


É JÁ NO PROXIMO DOMINGO!!!
O "BICHO" já está escolhido!!!
Tem 4 patas e é um porco!!!
No dia 4 no Entroncamento as frequências de apoio serão:
Repetidor do Entroncamento:
VHF 145.687.5 T=74.4
Repetidor de Tomar:
UHF 439.175 T=131.8
Repetidor da Serra d'Aire:
UHF 439.800 T=131.8
Cá os esperamos!!!
Bem-vindos ao Ribatejo!!!!
Dado o grande número de Radioamadores esperados sugerimos que imprima a imagem anexa e coloque o seu indicativo.
Assim será mais fácil para todos sabermos com quem estamos a falar.
Contactos:geral@ct1arr.org
CT1BYK - 964074241
CT1BWU - 966495181
Mais informações em WWW.CT1ARR.ORG
---
(Informação recebida por e-mail nesta data)

Friday, May 26, 2006

FEIRA da RÁDIO - ARAL -

(clic em cima da imagem para não necessitar da luneta! Isto se consultar o post anterior sob o memo tempo. Esta imagem não amplia, afinal!)

Venha até à Marinha Grande!...

Wednesday, May 24, 2006

FIELD-DAY ARVM - 10/11 JUNHO 2006

FIELD-DAY

2006 10 e 11 de Junho
PARQUE DE MONTEMOR - Loures
Estaremos operativos durante 24 horas em todas as bandas, iniciaremos as actividades às 12H00 de Sábado do dia 10.
Todos os Sócios, Associações e Radioamadores em geral, deverão montar, se assim o desejarem, a sua própria estação no local, ou utilizar os seus portáteis ou móveis.
+ Inf em:
http://fieldday.arvm.org
Cordiais 73´
A.R.V.M.

AVISO À NAVEGAÇÃO!

ESTE BLOGUE NÃO PRETENDE CONSTITUIR-SE EM CONCORRÊNCIA COM NENHUMA OUTRA PUBLICAÇÃO, SEJA ELA EM SUPORTE DE PAPEL SEJA NA INTERNET OU ATÉ POR QUALQUER OUTRO SUPORTE, DIGITAL OU NÃO.
.
EXISTE, PORQUE SIM!...
.
COMPROMETO-ME, SIMPLESMENTE, A CUMPRIR AS NORMAS DE CONVÍVIO E DE CIVISMO, GERALMENTE ACEITES NA VIDA DO HOMEM EM SOCIEDADE.
.
O Editor
CT1CIR

PORCO NO ESPETO - CONVÍVIO DE RADIOAMADORES NO RIBATEJO - 4 de Junho - Entroncamento - 10 Horas

Thursday, May 18, 2006

CONCURSO DE RADIOAMADORISMO DO CLUBE EDP 2006

CONCURSO DE RADIOAMADORISMO DO CLUBE EDP 2006

- REGULAMENTO - JÁ NO PRÓXIMO DIA 28 de MAIO

3 - BANDAS DE VHF/UHF/SHF
3.1. - Frequências a utilizar:
Todas a partir de 144 Mhz , cumprindo as divisões recomendadas pela IARU, Região I.
3.2.- Contactos: Cada estação só pode ser contactada uma vez por banda.
3.3.- Período de concurso:
Dia 28 de Maio de 2005 (Domingo)
Das 14H00 às 23H00 UTC.
3.4. - Modos de emissão e Recepção: FM, SSB, CW.
3.5. - Reportagens: Entre cada estação contactada é obrigatório reportar - QTR, Indicativo, RS(T) a começar em 001 e QTH locator.
3.6. - QTH Locatar: Só poderá ser utilizado um QTH locator.
3.7. - Pontuações:
Por Quilómetro - 144 Mhz - 1 Ponto; UHF - 3,0 Pontos; SHF - 5 Pontos.
3.8. - Classificações: Serão estabelecidas classificações, por banda e classificação geral.
3.8.1. - Por Banda.
VHF, troféus aos 3 primeiros classificados.
UHF, troféus aos 2 primeiros classificados.
SHF, troféus ao 1 primeiro classificado.
3.8.2. - Classificação Geral.
Troféus aos 4 primeiros classificados, que obtenham o maior número de pontos conseguidos no conjunto das bandas participadas.
3.8.3. - Os prémios não são acumuláveis.
3.9. - Log's: Os log's em formato A4 ao alto devem ser enviados até ao dia indicado no ponto 1.5 deste regulamento, com os seguintes elementos; No cabeçalho : Banda - Modo - Indicativo - Nome e Morada Completa No Log - Os elementos referidos no ponto 3.5.
3.10.- Envio de Log's e Notas: O envio de log implica a aceitação das regras desteconcurso. Os participantes que não cumprirem o regulamento serão desclassificados.Só serão aceites confirmações por log.Por cada banda terá que ser enviado um log. A indicação de contactos não credíveis e tecnicamente impossíveis serão motivo de desclassificação do participante. Das decisões do júri não há recurso.
Envio de Log's: Até 20 de Junho de 2006, para a:
Direcção Geral do Clube EDP,
"Concurso do Rádio"
Rua do Brasil Nº 1
3030-175 COIMBRA.

uma baliza a transmitir desde São Tomé e Principe.

Salomao Fresco
sal.fresco@gmail.com
16 Mai(2 dias atrás)
Caros Colegas:

Foi colocada em funcionamento no passado Sábado dia 13 de Maio, uma baliza a transmitir desde São Tomé e Principe.
Aguardamos notícias daqueles que conseguirem, graças às maravilhas da propagação, escutar o sinal proveniente do equador.

A frequência de trabalho e potência são as seguintes:

50.0795 Mhz - 3Watts - Dipolo - polarização horizontal - Altitude cerca de 600m ASL

A baliza encontra-se a funcionar em instalações partilhadas com outros serviços
e foi transportada para o local pelo colega Luis Roque CT1DYD


Aguardamos reportagens

Melhores cumprimentos

Salomão Fresco
CT2IRJ

Monday, May 08, 2006

QUESTIONARMO-NOS PUBLICAMENTE...Feedback

Enquanto recebermos um retorno que seja daquilo que fazemos, simplesmente por dedicação a uma causa e com todo o nosso carinho, talento e consciência...VALEU A PENA...
Continua a Valer a Pena...Obrigado, colega Alda por este seu comentário ao post anterior. Achei por bem dar-lhe mais visibilidade.
---
Se valeu a pena?!! Ou se vale a pena? Claro que vale a pena, ainda duvida?Foi o meu velho e estimado amigo CT4MS - Leonel - a assinalar-me este blog. Já o coloquei nos favoritos, pois quando se fala de radioamadorismo, o meu interesse é imediato.Gostaria de saber quantos colegas radioamadores, como CT1CIR, são autores de um Blogue.
Um cordialíssimo 73
I1YG
Alda

Saturday, May 06, 2006

SER RADIOAMADOR...Valeu a pena!

http://dispersamente.blogspot.com/2006/05/radioamador-anos-90-valeu-pena.html

<<<<>>>>>

Tuesday, May 02, 2006


Clic em cima da imagem para a ver em tamanho maior e poder ler melhor

Saturday, April 29, 2006

CARTÕES DE QSL

Cartões de QSL dos Radioamadores:
Achou-se interessante colocar um "post" sobre este tema no site DISPERSAMENTE

http://www.blogger.com/email-post.g?blogID=21549971&postID=114634136674233352

Tencionamos reproduzir cartões de QSL num blog como aquele com vista à divulgação das actividades dos radioamadores de todo o Mundo.

Não quer colaborar? Andam por aí cartões de QSL, interessantíssimos... a requerer divulgação pelo público em geral.

Wednesday, April 19, 2006

IARU - Democracia representativa?

A propósito da comemoração do Dia Mundial do Radioamadorismo, que teve lugar em 18 de Abril, pode ler-se o texto inserto no link abaixo:


http://dispersamente.blogspot.com/2006/04/iaru-organizao-internacional-dos.html

---
asn
------------------------ COMENTÁRIO------------------------------

Bem caro amigo...
Sirvo-me da possibilidade de poder comentar o seu "computador-o-escrito",para reeiterar a minha concordância em relação à essência do mesmo e discordância em relação a "algumas linhas usadas para coser" a "carapuça". Tal como lhe manifestei no emailzinho que lhe enviei, quem fala e emite opinião sobre este assunto, sabe que será proscrito e 20 vezes condenado a pena perpétua. O colega já o foi, eu também....como tal nada temos a perder....talvez venhamos a ter uns telefonemazinhos anónimos do mesmo troglodita habituée desses feitos, mas mesmo esses já estamos habituados. Bem de lamúrias não reza a história. Diz o colega: * Só se lamenta que esta democracia representativa não funcione na prática. A questão é que os representantes de cada país na IARU são sempre os mesmos, têm sido os sócios fundadores. Assim sendo, como é que se pode falar emdemocracia representativa?" Quanto a mim antes de pensarmos na IARU, temos de pensar na representatividade interna, na circunstância e quanto a isso é zero, nada,“népia”. Defendo que a representatividade dos radioamadores de Portugal na IARU seja feita pela REP mas, como associado da REP e radioamador português, entendoque esta deveria aceitar e criar condições para que os outros (os famigerados outros) lhe delegassem essa representatividade internacional. A monarquia continua no radioamadorismo... o Rei é sempre o primogénito da família! Depois, o colega afirma:"Por exemplo, relativamente a Portugal, a REP tem assento vitalício na IARU em representação dos radioamadores portugueses?" Olhe que não, olhe que não (aonde eu escutei esta???), não em representação dos radioamadores portugueses mas sim dos seus associados (REP). Mais à frente o colega opina da seguinte forma:"É o que nos têm vindo a dizer. Porque não proceder-se a eleições periódicas entre as várias associações portuguesas de radioamadores?" Hoje estou do contra compadre! A REP tem quanto a mim, pela sua história e pela sua (actual pouca)representatividade o direito e o dever de continuar a ser o representante de Portugal. Mas....(malditos mas) no contexto de permitir que os outros(malditos outros) lhe deleguem essa representatividade ( ..coisa que não aceita, não quer nem se permite). Diz também V.Ex.ª (???!!!!):"Não é admissível que, falando-se em democracia representativa, se assente em definitivo que a REP é quem representa, para todo o sempre, o radioamadorismo português na IARU." Atendendo aos factos, para mim não é, mas é a minha representante pois sou sócio. Li por fim no "computador-o-escrito" do compadre:"Penso eu! Porque sou Radioamador pensante, não só palrante e/ou ultra-conservador (paradinhos no tempo e nas ideias de organização da sociedade, desde 1925?????????????) ct1cir - since 1982" Pois é.... mas há quem infelizmente não pense assim, e há quem nem sequer se lembre que antes da representatividade internacional, que para mim não tem discussão quanto à identidade mas sim quanto à forma, há que discutir, formar e manter uma representatividade nacional. E esta, colega, como sabemos é fogo! Nem vale a pena dizer porquê. Melhor que eu o colega sabe as razões, conhece os "homens/radioamadores". Mas esta discussão, este opinar de ideias e a tomada de posições sobre a representatividade nacional é necessária para manter viva alguma discussão que alguns "mentacaptos errantes" entendem como confrontação! Acredito que num belo dia (na Primavera pela certa), uns 20 anos após a minha reforma, teremos uma entidade federativa das associações e radioamadores portugueses. Por enquanto vamos opinando, escutando e lendo(por vezes aquilo que não teríamos necessidade de ler e escutar) as opiniões sobre o assunto, embora os"anti" não emitam o seu parecer!
Agora, compadre, receba os 73's e os quintos primos(aonde eu ouvi esta????)
ct1ewa

Tuesday, April 18, 2006

HOJE, DIA do AMADOR de RÁDIO


NINGUÉM SE LEMBROU DE COMEMORAR, EM PORTUGAL, ESTE DIA?
---
18 de Abril - Dia do Amador da Rádio

Na terça-feira dia 18 de Abril irão decorrer diversas comemorações alusivas à fundação em Paris, no ano de 1925, da União Internacional deAmadores de Rádio, a IARU. Neste ano de 2006, o tema para as celebrações não é o DX, mas simplesmente «Amateur Radio - a gateway to information and communications technologies for today's youth». Na generalidade dos países desenvolvidos e cultos, o tema da juventudee da educação, é um assunto recorrente faz mais de 30 anos, ele é geralmente exercido por uma larga maioria das sociedades, com a excepção (sempre ...) de Portugal, que liminarmente, tudo fez para impedir em 2001 que a Juventude tivesse um acesso legítimo e natural, à Cultura da Ciência e Tecnologia, designadamente através do Serviço dos Postos Emissores de Amador, (vulgo radioamadorismo).
Mas ele há males que vêem por bem.
Foi face ao ostracismo então imposto pela portuguesa associada da IARU, a REP, na pessoa do seu então tesoureiro Vitor Paulino, CT1DRY,reiterada por Nelson Soromenho, CT1KT com todas as formas, mantida pelas posteriores direcções e órgãos sociais da REP, onde todos, sem excepções, impediram a criação de estruturas focadas no tema ora proposto pela IARU, justamente, para as celebrações do 18 de Abril de 2006. Mais, excluíram a AMRAD, sob a alegação que se trata de uma associação criminosa e ilegal (despacho de Vitor Paulino CT1DRY e de José Lopes CT1JCJJ em 2002).
Mas ele há males que vêem mesmo por bem, diz o ditado popular.
Dessa exclusão, da calúnia e do ostracismos, foi quando surgiu adeterminação, as competências, que resultariam na fundação da AMRAD, umaprova cabal em como os horizontes então propostos, são hoje e sempre, valores fundamentais.
A História se encarregará de julgar os factos.
E eu pergunto, que futuro terá a REP ? - Loja de QSL ...
Quanto aos múltiplos e plurifacetados Radioamadorismos no Mundo, eles recomendam-se, e muito bem.
Basta que os portugueses saibam fazer o mesmo.
- Duvido ? 15-04-2006 18:21
ct1xi - Mariano Gonçalves
---
Colega e amigo Mariano!
Bons velhos tempos, não tão longínquos como isso, apesar de tudo, em que, lutando pela mesma causa, tínhamos visões estratégicas ligeiramente divergentes. Mesmo assim conseguimos assinar um Protocolo de cooperação entre a REP e a ARAL. Lembra-se?
Esse Protocolo, que é feito dele? Desfez-se como se fosse uma núvem volátil, fugidia!...
Temos que insistir a questionar. Quem representa, de facto, em Portugal os Radioamadores, sempre que há necessidade de se falar e reivindicar a uma só voz?
A REP?
A ... ?
Todos ao monte e fé em Deus?...
Que pena, tantos anos desperdiçados! Os Radioamadores Portugueses não se conseguiram organizar numa Federação através das suas Associações!...
Um grande abraço e saudades do
CT1CIR - Nunes
---

Saturday, April 15, 2006

DIPLOMAS DUM RADIOAMADOR DE 1/4 SÉCULO




Anos 80 !

A loucura romântica dos Diplomas!

Uma pequena Mostra!

Ganda maluco!

Labels:

Friday, April 14, 2006

Nesta PÁSCOA dê grandes ABRAÇOS..

Caro Freitas e restantes amigos (radioamadores ou não):
Nota do Editor:

Não resisti e publiquei este texto em dois dos meus blogs:
http://dispersamente.blogspot.com
http://blogdosradioamadores.blogspot.com

A simplicidade com que se transmitem os nossos sentimentos e as emoções que conseguimos fazer (re)viver nas pessoas é uma das formas mais humanistas com que nos podemos apresentar perante o nosso semelhante.Boa Páscoa, Freitas, e restantes colegas e amigos,
CT1CIR - António S Nunes
----------- Texto enviado por M Freitas por e-mail -------------------------
ABRAÇO
.
É maravilhoso o que um abraço pode fazer.
Um abraço pode aquecer o frio,
Um abraço pode dizer
"EU TE AMO TANTO"
Ou "ODEIO VÊ-LO PARTIR".
Um abraço pode ser "SEJA BEM-VINDO"
e "Ótimo revê-lo! Por onde andava?"
Um abraço pode suavizar a dor de uma criança,
e trazer um arco-íris após a chuva.
Um abraço, que não haja dúvida,
quase não sobrevivemos sem ele!
Um abraço encanta e aquece.
Talvez seja a razão de Deus nos ter dado braços.
Abraços são excelentes para pais e mães,
doces para irmãs, formidável com irmãos,
e chances haverá que suas tias
os preferiam mais que um pote de plantas.
Animais adoram e precisam dele,
chefes de Estado não estão acima dele.
Um abraço pode quebrar a barreira da língua
e fazer nossa viagem mais fácil.
Você não precisa de espaço para guardá-lo.
Quanto mais você dá, mais dele você receberá.
Assim, exercite seus braços
e nestaPÁSCOA dê grandes abraços ..

Thursday, April 13, 2006

Radioamador Positivista?

Sérgio:
Quer ser positivo ou positivista? Como radioamador penso que pode assumir-se com as duas opções, o que seria francamente positivo para o Radioamadorismo.
Ah, não se esqueça dos radioamadores que não são sócios da ARAL!...
Espero que não se incomode que este e-mail, dado o seu conteúdo positivo/positivista, esteja aqui no blog.

Um abraço.

CT1CIR


--------------
Pessoal,
1) Farto das cochichices do radioamadorismo;
2) Farto antes mesmo de me fartar do radioamadorismo;
3) Sendo eu um radioamador cada vez menos activo, mas não perdendo o bichinho;
4) Na tentativa de fazer algo para modificar a forma de agir das pessoas que queixam-se (tipo eu, tá entendendo?) mas sem mais fazer para alterar esse tipo de situação;
5) Farto de bla bla bla (tipo eu, ta vendo?)... etc...
Então passarei a incluir os sócios da ARAL numa lista de pessoas que vão receber mensagens POSITIVAS. Assim sendo, vou passar a ser mais positivo, na esperança que me incluam nas vossas listas de pessoas a quem V.Excias enviam também as vossas mensagens positivas!!!
Se somos aquilo que pensamos, vamos pensar positivo, fazer coisas. Porque se somos aquilo que pensamos e somos também aquilo que fazemos, para quê nada fazer e criticar, se podemos não criticar e fazermos nós?
Somos a caravana que passa de um lado para o outro, ou somos os cães que ladram e ficam no mesmo local após a caravana passar?
Bem, a verdade é: quem sou eu para afirmar a frase anterior querendo dizer que sou da caravana, se tantas vezes eu proprio me comporto como o cão???
73, bons QSOs e melhores escutas!- - - - - - - - - - - - - - - - - - - --
Sérgio Oliveira - Fátima - Portugal-

Wednesday, April 12, 2006

CT1XI - Um caso exemplar

Dedicação….uma virtude!

Há momentos no radioamadorismo que nos sensibilizam e emocionam.

Tive o grato prazer de assistir e participar na passada 4ªfeira, numa jornada de divulgação do radioamadorismo junto das crianças e jovens, em Oeiras.

No meio de imensos sentimentos e nervosismos, que envolviam as largas dezenas de crianças e adultos presentes, observei á distância o trabalho e a dedicação inexcedível de uma equipa de radioamadores, aos quais presto os meus agradecimentos como radioamador e homenagem como homem,como pai ….. e como português.

Não vão levar a mal os meus outros amigos da AMRAD, mas vou personalizar esta análize, pois o homem em questão merece ( não vai é gostar muito desta “publicidade”.)

O ser humano tem defeitos e virtudes e este Homem é humano.

Conheci o OM em 1999 quando me recebeu na REP na minha qualidade de membro da direcção da ARAL.

Ficámos amigos desde esse dia, independentemente dos juízos de valor que foram feitos, dos defeitos atríbuidos e das situações que a partir de essa data o envolveram e nos envolveram como dirigentes associativos.

Em 2002, surgiu como dirigente de uma outra associação. Fui acompanhando a evolução desse grupo de trabalho ao qual ele se dedicou e sei que emprestou e doou parte do seu espólio de equipamentos.

Desde a minha primeira visita à AMRAD que notei muita dedicação e interesse no trabalho com as crianças e juventude.

Sei que a nível pessoal, ele e a sua esposa (que não tive ainda o prazer de conhecer), desenvolvem desinteressadamente e sem qualquer outro apoio que não seja o recurso aos seus valores pessoais, um trabalho meritório com as crianças mais desprotegidas da sua zona residencial.

Observei na passada quarta feira como ele humildemente, desprovido de qualquer interesse ou valor, é feliz como radioamador no trabalho que realiza junto das crianças, o modo carinhoso e paternal como lida com elas.
Sensibilizou-me muito a sua dedicação e perante isso, tal como eu sei que para ele o foi, qualquer resultado que se obtivesse com a tentativa de contacto com um radiamador na ISS, na Lua ou na constelação mais longínqua, seria acessório.

O que o preocupou e entristeceu, foi a desilusão provocada nas crianças pela ausência da voz humana proveniente da ISS.

É junto das crianças e dos jovens, promovendo o radioamadorismo, que este OM “realiza os seus “QSO’s” faz os seus DX’s…..curiosamente nunca o vi de “PTT” na mão, nunca falei com ele nas frequências atribuídas aos radioamadores..

Rendo por este meio, a minha homenagem a este radioamador e à sua particular forma de estar no radioamadorismo.

Obrigado pelo trabalho que fazes pela divulgação do nosso hoby, caro colega CT1XI.
Obrigado pela tua dedicação ao radioamadorismo e aos nossos jovens!
Obrigado pela nossa amizade Mariano.

CT1EWA

Tuesday, April 11, 2006

Há que esclarecer!... Às claras, sem rancor!

Nota prévia do editor do blogdosradioamadores:
1- A composição abaixo transcrita não foi editada previamente. Aparece tal como resultou da simples cópia do e-mail pela técnica do copy/past.
2- A decisão desta publicação resulta do facto de que o editor pensa que os problemas da classe dos radioamadores, assim como entre as pessoas em geral, devem ser esclarecidos, ainda que na chamada "praça pública". Aliás quem tem medo dessa "praça pública"? Nós, radioamadores, não podemos nem devemos ter. Ou não fôssemos, por vocação, amantes das comunicações abertas, sem códigos indecifráveis e arcas encoiradas.
---------

Joaquim Jorge
para radioamadores.portugal@gmail.com, ARAL
Mais opções
10 Abr (18 horas atrás)
Colegas:E de lamentar que o Sr. Paulo CT1EWA que tanto se queixa de que o radioamadorismo vai mal proceda da seguinte forma.:Passo a enunciar:1 - Tivemos uma troca de email´s que ele escreveu e disse ser particular e para benefício dos radioamadores, mas que ele abusivamente divulga publicamente os email´s sem no mínimo me ter consultado ou informado da sua publicação.2 - Convidei-o para vir á Feira da Radio em Viseu para falarmos sobre o assunto e nem se dignou responder. . . Mas isso ele “esqueceu-se” de o mostrar. Será que esqueceu? Eu procurei mas nada vi ?3 - Queixa-se o Sr. Paulo CT1EWA no envio de um determinado email que eu transcrevo abaixo de que o radioamadorismo vai mal.“Os radioamadores não se entendem” . . . Diz . . . . E fazer afirmações como as que abaixo descrevo que podem encontrar no email enviado pelo SR. PAULO CT1EWA a todas as associações.> É incompreensível este posicionamento dos radioamadores e associações!> Mas, o mais extraordinário e grave é o facto de se ter feito um novo plano de > repetidores sem um prévio debate inter-associativo que certamente teria > originado a apresentação à entidade reguladora, de um projecto comum!> > Quanto a mim existe um único culpado: nós, os radioamadores!Sr. PAULO – CT1EWA, talvez eu não tenha sido bem explicito: . . . PERGUNTE AOS COLEGAS MAIS ANTIGOS MAS QUE TENHAM ESTADO NAS REUNIÕES PARA o PLANO DE REPETIDORES DE PORTUGAL CONTINENTAL E QUE A ASSOCIAÇÃO DA QUAL É PRESIDENTE TAMBÉM PARTICIPOU Tudo foi acordado: locais específicos de repetidores, seus tons de protecção, potencias de VHF e UHF, etc . . . E tambem quando alguma associação necessitasse de alterar o local ou frequênçia do seu repetidor, ou outro qualquer assunto pedia uma reunião as associações para discutir o assunto e posteriormente enviar o pedido ao ICP.Como vê Sr. Paulo CT1EWA fez-se reunião entre associações, chegou-se a um acordo para a instalação de repetidores com os respectivos tons de repetidor par o Norte 123Hz e Sul 74,4Hz, inclusive tomaram as associações de no mais breve espaço de tempo e dentro das suas possibilidades aplicar os tons de protecção. Sabe, Sr. Paulo CT1EWA, é que eu estive nessas reuniões, participei nelas activamente, tanto na discussão de locais como de frequência de repetidores com separação do Norte e Sul para os encoders/decoderes, por isso sei do que estou a falar e escrever.Sr. Paulo CT1EWA não me recordo de o ter visto e olhe que desde Lisboa á Marinha Grande foram várias as reuniões entre as associações para a discussão dos locais/frequências dos seus repetidores.Leu o acordo assinado?Ou foi informado por terceiros.?Por fim: FOI REDIGIDO UM DOCUMENTO E ASSINADO POR TODAS AS ASSOCIAÇÕES COM REPETIDORES, SENDO ENVIADO AO ICP (AGORA ANACOM).QUEM FOI A ASSOCIAÇÃO QUE FUROU O ACORDO SEM MAIS NEM MENOS ?Quem foi a Associação a romper o acordo sem dizer nada as outras associações participantes? . . . Quem foi ? . . . Quem foi a Associação a romper o acordo ao montar o ton de 74,4 e depois voltar a tirar?Quem foi ? . . . E AGORA QUEIXA-SE QUE AS ASSOCIAÇÕES NÃO FAZEM ENCONTROS ?PARA QUÊ ?PARA DE IMEDIATO OS NÃO CUMPRIREM ?ENTÃO PARA QUE SERVEM AS REUNIÕES NO SEU ENTENDER?Por isso SR. PAULO CT1EWA vamos terminar por aqui, . . Peço-lhe encarecidamente, que não tente atirar areia para os olhos de terceiros, porque só quem não assistiu ás reuniões entre associações é que pode ficar com os olhos com areia.Está a ver SR. PAULO CT1EWA que para seu próprio benefício era melhor informar-se bem primeiro e escrever depois?É QUE FAZER-SE DE VÍTIMA É MUITO BONITO MAS REPITO . . . SEJAMOS HONESTOS E CONTEMOS AS COISAS COMO ELAS SÃO E NÃO VENHAM PARA A PRACA PÚBLICA QUEIXAREM-SE DOS ERROS QUE FAZEM E QUEREM ATRIBUIR AOS OUTROS. Quando se faz precisamente aquilo que se critica e ainda se dizem vítimas ? . . . Francamente, ... mas quem é que quer pragmatismo ? QUEM É?Eu sei que vou ser repetitivo . . . SEJAMOS HONESTOS CONNOSCO MESMOS e decerto as coisas correm melhor.Pois . . . Pois . . . Francamente não compreendo tanta admiração.CT1ASM – JorgeP.S. Sr. Paulo CT1EWA, antes eu pedi-lhe para nos encontrar-mos para falar-mos sobre o assunto, mas como:
Nem respondeu ao meu email.
Publicou os meus emal´s sem meu consentimento nem informação do mesmo, peço-lhe:Por favor: Ignore o meu pedido educado de nos encontrar-mos.Desculpe este meu desabafo . . . É que pessoas assim não me merecem confiança.( COM CONHECIMENTO DIRECTO AO Sr. Paulo CT1EWA )
(este email é transcrito por mim mas foi enviado a todas as associações, por que de outra forma por educação não o publicaria sem no mínimo informar o CT1EWA )

Monday, April 10, 2006

Aberta nova janela Espacial

http://www.oeirasnoticias.com/noticias.php?idnoticia=273

Astronauta Brasileiro Ausente nas Chamadas à Estação Espacial CIÊNCIAS DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA 2006-04-08 17:37:14

Aberta nova ‘janela’ de comunicação com os astronautas em Maio.
AMRADO astronauta brasileiro, tenente-coronel Marcos César Pontes – e adioamadorPY0AEB – esteve ausente nas chamadas para Estação Espacial Internacional(ISS) nos dias 6 e 7 de Abril. “Mas tudo está esclarecido”, refere um comunicado da Associação de Amadoresde Rádio (AMRAD). Hoje, sábado, dia 8 de Abril, Sergey Samburov, o coordenador russo da ARISS(Amateur Radio on International Space Station) [Amadores de Rádio na EstaçãoEspacial Internacional], informou a AMRAD de que a tripulação da ISS esteve nos dias 6 e 7 de Abril, "demasiado absorvida com experiências científicas,que tiveram de ser repetidas." "Tratava-se", prossegue a AMRAD "de tarefas a serem realizadas peloastronauta brasileiro Marcos Pontes que, em virtude da escassez de tempo de apenas 8 dias a bordo da ISS, não puderam ser proteladas para outras datas."
Assim, o líder da ‘Expedição 13’ a bordo da ISS, o comandante russo PavelVinogradov, determinou que não fosse realizada a comunicação com as Escolasde Portugal, no concelho de Oeiras – as escolas de Queluz de Baixo eBarcarena e Camilo Castelo Branco de Carnaxide. Este é o motivo, aliás, já imaginado pela organização da AMRAD (aARISS-Portugal), para a reiterada ausência do Tenente-coronel Marcos CésarPontes, (radioamador PY0AEB), no contacto entre a ISS e o ObservatórioAeroespacial de Oeiras, nos passados dias 6 e 7 de Abril.
O comandante Pavel Vinogradov, (radioamador RV3BS) e o engenheiro de voo americano Jeff Williams, (radioamador KD5TVQ) comprometeram-se em realizar com Portugal, no próximo mês de Maio, o contacto que poderia ter sido emPortuguês que será, então, em Inglês.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL
Fica assim afastada a expectativa do diálogo em Português com os astronautas, mas não a presença que lhes é devida – as crianças do Ensino Básico entre os 6 e os 10 anos – que a AMRAD tanto quis poder integrar nestes projectos educativos sobre as Radiocomunicações e as CiênciasEspaciais. Estas crianças estão envolvidas no projecto educativo que decorre de Janeirode 2006 a 2010 nos estabelecimentos de Ensino Básico da Freguesia deBarcarena. O projecto denomina-se «Ciências e Espaço, na Educação da Criança» e envolve temas focados na Ciência e Tecnologia Aeroespacial, além de múltiplas actividades funcionais e tecnológicas de construção que incluem o rastreio real de satélites e sinais de rádio. Os custos do programa, integrado, são suportados pela AMRAD e desenvolve-se através do Observatório Aeroespacial de Oeiras, provisoriamente instalado no Centro de Juventude de Oeiras, com o apoio da Autarquia, desde 2000.
MISSÃO DO ASTRONAUTA CUSTOU 8,3 MILHÕES DE EUROS
De acordo com uma notícia publicada ontem no sítio ‘Notícias Lusófonas’, que cita A Agência Espacial Brasileira (AEB), “a missão do primeiro astronautade língua portuguesa custou cerca de 8,3 milhões de Euros ao Governo brasileiro.”As experiências foram seleccionadas pela AEB junto dos institutos de investigação e também de escolas brasileiras, nomeadamente nas áreas de Biotecnologia e Engenharia mecânica.”Duas das experiências foram enviadas por quatro escolas do interior do Estado de São Paulo, na região Sudeste do Brasil, sendo que os estudantes poderão acompanhar em directo os resultados dos testes no espaço através daInternet. "O objectivo das experiências das escolas, segundo a AEB, é despertar e estimular o interesse dos estudantes brasileiros pelo programa espacial. ”A missão do astronauta brasileiro foi designada "Centenário" em homenagem aos 100 anos do voo do também brasileiro Santos Dumont, considerado o "pai da aviação", que decorreu em Paris em 1906. ”Marcos Pontes foi seleccionado pela AEB há oito anos para ser o primeiro astronauta brasileiro, na sequência de um acordo com a agência espacial norte-americana NASA. ”Pelo acordo, o Brasil enviaria o seu astronauta e forneceria, em contrapartida, peças para a Estação Espacial Internacional (ISS), o que acabou por não ser cumprido. ”No ano passado, a AEB assinou um acordo com os russos para a participação numa missão espacial.”
(Colaboração de CT1EWA)

Assembleia Geral da UAPR - 29 ABRIL 2006


a Comment On: O Blog dos Radioamadores
"CQ, CQ,CQ de Radioamadores de Portugal!"
2 Comments -

Show Original Post .............................. Site sobre a UAPR ---->
Collapse comments

CT2HKY said...
Olá 73's.
Para saber melhor quem, onde, quando, o quê, porquê?
o melhor é ir no dia 29 de abril de 2006 pelas 14 horas e 30 minutos á Assembleia Geral da UAPR que se realizará nas instalações de Associação Empresarial de Cantanhede, praça Marquês de Marialva - Cantanhede, e lá poderá saber de tudo o que o inquieta sobre esta união.
73's a continuação de muitas as boas comunicações.
11:16 AM

asn said...
Pois, só se lamenta é a falta de publicidade de tal evento.
Parece que anda tudo a jogar às escondidas...
De qualquer modo, como um dos que mais pugnaram pela sua constituição, muito me agradaria ver a UAPR a marcar uma posição forte e firme no panorama radioamadorístico nacional.
Ámen.
CT1CIR
9:39 AM (USA) - hoje

Friday, April 07, 2006

Exercício EXER2006 - Domingo - 10H00

Informação da Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide

Exercício EXER2006 no âmbito dos acordos estabelecidos entre a ARVM e os Serviços de Protecção Civil, dia 9 de Abril (Domingo ) pelas 10:00 (hora local) 439.325MHz IM58KS CT1RVM

Mais informações em: http://pcivil.arvm.org/

Thursday, April 06, 2006

CQ5FOUR - Beacon na banda dos 4 metros

O blog dos Radioamadores feito pelos seus leitores:

De: silvioleiria
Enviado por: netcabo.pt
Para: radioamadores.portugal@gmail.com
Data: 06/04/2006 20:55
Assunto: CQ5FOUR - Beacon na banda dos 4 metros

73s!
Sempre na rota da evolução técnica do radioamadorismo em Portugal.Agradece-se divulgação Associação de Radioamadores do Ribatejo
CT1BPT 73s!

Siga o seguinte link para mais pormenores: cq5four


___________

Thursday, March 30, 2006

A língua Portuguesa transmitida desde uma nave espacial


http://www.amrad.pt/newsctrl/images/marcopont00.jpg

O primeiro astronauta que fala em língua portuguesa, é brasileiro, é oCoronel Marcos Pontes que já está no espaço. É no âmbito do programa educativo da ARISS, com o apoio da Agência Espacial Brasileira, da Agência de Energia Russa, da ESA e da NASA que o Coronel Marcos Pontes, vai dispor de alguns minutos da sua agenda de trabalho, para de bordo da estação espacial, poder proporcionar a alguns jovens do concelho de Oeiras o primeiro contacto directamente realizado entre uma estação terrena portuguesa e um astronauta a bordo da estação espacial internacional, a ISS. Marco Pontes é o primeiro astronauta que se expressa na língua de Camões.

O evento já está agendado, decorre no Observatório Aeroespacial de Oeiras, situado no Centro de Juventude de Oeiras, no dia 6 de Abril, pelas 10:41horas UTC (11:41 hora local), durante a passagem orbital da ISS a 31º. Marcos Pontes dará assim início ao Projecto Espacial Camões. Este projecto espacial visa para os próximos 8 a 10 anos, a construção de satélites para fins pacíficos e educacionais, entre organismos sem fins lucrativos de países da CPLP, um programa criado pela AMRAD (Portugal) em parceria com a AMRASE (Brasil).

30-03-2006 16:00

Brasil chega ao espaço a bordo de uma SOYUZ TMA-8 http://www.marcospontes.net/abertura.htm

(info por e-mail, de CT1EWA)

________________________________________

NB: Informação colocada também no blog: http://www.dispersamente.blogspot.com

___________________