Tuesday, April 18, 2006

HOJE, DIA do AMADOR de RÁDIO


NINGUÉM SE LEMBROU DE COMEMORAR, EM PORTUGAL, ESTE DIA?
---
18 de Abril - Dia do Amador da Rádio

Na terça-feira dia 18 de Abril irão decorrer diversas comemorações alusivas à fundação em Paris, no ano de 1925, da União Internacional deAmadores de Rádio, a IARU. Neste ano de 2006, o tema para as celebrações não é o DX, mas simplesmente «Amateur Radio - a gateway to information and communications technologies for today's youth». Na generalidade dos países desenvolvidos e cultos, o tema da juventudee da educação, é um assunto recorrente faz mais de 30 anos, ele é geralmente exercido por uma larga maioria das sociedades, com a excepção (sempre ...) de Portugal, que liminarmente, tudo fez para impedir em 2001 que a Juventude tivesse um acesso legítimo e natural, à Cultura da Ciência e Tecnologia, designadamente através do Serviço dos Postos Emissores de Amador, (vulgo radioamadorismo).
Mas ele há males que vêem por bem.
Foi face ao ostracismo então imposto pela portuguesa associada da IARU, a REP, na pessoa do seu então tesoureiro Vitor Paulino, CT1DRY,reiterada por Nelson Soromenho, CT1KT com todas as formas, mantida pelas posteriores direcções e órgãos sociais da REP, onde todos, sem excepções, impediram a criação de estruturas focadas no tema ora proposto pela IARU, justamente, para as celebrações do 18 de Abril de 2006. Mais, excluíram a AMRAD, sob a alegação que se trata de uma associação criminosa e ilegal (despacho de Vitor Paulino CT1DRY e de José Lopes CT1JCJJ em 2002).
Mas ele há males que vêem mesmo por bem, diz o ditado popular.
Dessa exclusão, da calúnia e do ostracismos, foi quando surgiu adeterminação, as competências, que resultariam na fundação da AMRAD, umaprova cabal em como os horizontes então propostos, são hoje e sempre, valores fundamentais.
A História se encarregará de julgar os factos.
E eu pergunto, que futuro terá a REP ? - Loja de QSL ...
Quanto aos múltiplos e plurifacetados Radioamadorismos no Mundo, eles recomendam-se, e muito bem.
Basta que os portugueses saibam fazer o mesmo.
- Duvido ? 15-04-2006 18:21
ct1xi - Mariano Gonçalves
---
Colega e amigo Mariano!
Bons velhos tempos, não tão longínquos como isso, apesar de tudo, em que, lutando pela mesma causa, tínhamos visões estratégicas ligeiramente divergentes. Mesmo assim conseguimos assinar um Protocolo de cooperação entre a REP e a ARAL. Lembra-se?
Esse Protocolo, que é feito dele? Desfez-se como se fosse uma núvem volátil, fugidia!...
Temos que insistir a questionar. Quem representa, de facto, em Portugal os Radioamadores, sempre que há necessidade de se falar e reivindicar a uma só voz?
A REP?
A ... ?
Todos ao monte e fé em Deus?...
Que pena, tantos anos desperdiçados! Os Radioamadores Portugueses não se conseguiram organizar numa Federação através das suas Associações!...
Um grande abraço e saudades do
CT1CIR - Nunes
---

0 Comments:

Post a Comment

<< Home