Monday, April 10, 2006

Aberta nova janela Espacial

http://www.oeirasnoticias.com/noticias.php?idnoticia=273

Astronauta Brasileiro Ausente nas Chamadas à Estação Espacial CIÊNCIAS DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA 2006-04-08 17:37:14

Aberta nova ‘janela’ de comunicação com os astronautas em Maio.
AMRADO astronauta brasileiro, tenente-coronel Marcos César Pontes – e adioamadorPY0AEB – esteve ausente nas chamadas para Estação Espacial Internacional(ISS) nos dias 6 e 7 de Abril. “Mas tudo está esclarecido”, refere um comunicado da Associação de Amadoresde Rádio (AMRAD). Hoje, sábado, dia 8 de Abril, Sergey Samburov, o coordenador russo da ARISS(Amateur Radio on International Space Station) [Amadores de Rádio na EstaçãoEspacial Internacional], informou a AMRAD de que a tripulação da ISS esteve nos dias 6 e 7 de Abril, "demasiado absorvida com experiências científicas,que tiveram de ser repetidas." "Tratava-se", prossegue a AMRAD "de tarefas a serem realizadas peloastronauta brasileiro Marcos Pontes que, em virtude da escassez de tempo de apenas 8 dias a bordo da ISS, não puderam ser proteladas para outras datas."
Assim, o líder da ‘Expedição 13’ a bordo da ISS, o comandante russo PavelVinogradov, determinou que não fosse realizada a comunicação com as Escolasde Portugal, no concelho de Oeiras – as escolas de Queluz de Baixo eBarcarena e Camilo Castelo Branco de Carnaxide. Este é o motivo, aliás, já imaginado pela organização da AMRAD (aARISS-Portugal), para a reiterada ausência do Tenente-coronel Marcos CésarPontes, (radioamador PY0AEB), no contacto entre a ISS e o ObservatórioAeroespacial de Oeiras, nos passados dias 6 e 7 de Abril.
O comandante Pavel Vinogradov, (radioamador RV3BS) e o engenheiro de voo americano Jeff Williams, (radioamador KD5TVQ) comprometeram-se em realizar com Portugal, no próximo mês de Maio, o contacto que poderia ter sido emPortuguês que será, então, em Inglês.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL
Fica assim afastada a expectativa do diálogo em Português com os astronautas, mas não a presença que lhes é devida – as crianças do Ensino Básico entre os 6 e os 10 anos – que a AMRAD tanto quis poder integrar nestes projectos educativos sobre as Radiocomunicações e as CiênciasEspaciais. Estas crianças estão envolvidas no projecto educativo que decorre de Janeirode 2006 a 2010 nos estabelecimentos de Ensino Básico da Freguesia deBarcarena. O projecto denomina-se «Ciências e Espaço, na Educação da Criança» e envolve temas focados na Ciência e Tecnologia Aeroespacial, além de múltiplas actividades funcionais e tecnológicas de construção que incluem o rastreio real de satélites e sinais de rádio. Os custos do programa, integrado, são suportados pela AMRAD e desenvolve-se através do Observatório Aeroespacial de Oeiras, provisoriamente instalado no Centro de Juventude de Oeiras, com o apoio da Autarquia, desde 2000.
MISSÃO DO ASTRONAUTA CUSTOU 8,3 MILHÕES DE EUROS
De acordo com uma notícia publicada ontem no sítio ‘Notícias Lusófonas’, que cita A Agência Espacial Brasileira (AEB), “a missão do primeiro astronautade língua portuguesa custou cerca de 8,3 milhões de Euros ao Governo brasileiro.”As experiências foram seleccionadas pela AEB junto dos institutos de investigação e também de escolas brasileiras, nomeadamente nas áreas de Biotecnologia e Engenharia mecânica.”Duas das experiências foram enviadas por quatro escolas do interior do Estado de São Paulo, na região Sudeste do Brasil, sendo que os estudantes poderão acompanhar em directo os resultados dos testes no espaço através daInternet. "O objectivo das experiências das escolas, segundo a AEB, é despertar e estimular o interesse dos estudantes brasileiros pelo programa espacial. ”A missão do astronauta brasileiro foi designada "Centenário" em homenagem aos 100 anos do voo do também brasileiro Santos Dumont, considerado o "pai da aviação", que decorreu em Paris em 1906. ”Marcos Pontes foi seleccionado pela AEB há oito anos para ser o primeiro astronauta brasileiro, na sequência de um acordo com a agência espacial norte-americana NASA. ”Pelo acordo, o Brasil enviaria o seu astronauta e forneceria, em contrapartida, peças para a Estação Espacial Internacional (ISS), o que acabou por não ser cumprido. ”No ano passado, a AEB assinou um acordo com os russos para a participação numa missão espacial.”
(Colaboração de CT1EWA)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home