Wednesday, April 12, 2006

CT1XI - Um caso exemplar

Dedicação….uma virtude!

Há momentos no radioamadorismo que nos sensibilizam e emocionam.

Tive o grato prazer de assistir e participar na passada 4ªfeira, numa jornada de divulgação do radioamadorismo junto das crianças e jovens, em Oeiras.

No meio de imensos sentimentos e nervosismos, que envolviam as largas dezenas de crianças e adultos presentes, observei á distância o trabalho e a dedicação inexcedível de uma equipa de radioamadores, aos quais presto os meus agradecimentos como radioamador e homenagem como homem,como pai ….. e como português.

Não vão levar a mal os meus outros amigos da AMRAD, mas vou personalizar esta análize, pois o homem em questão merece ( não vai é gostar muito desta “publicidade”.)

O ser humano tem defeitos e virtudes e este Homem é humano.

Conheci o OM em 1999 quando me recebeu na REP na minha qualidade de membro da direcção da ARAL.

Ficámos amigos desde esse dia, independentemente dos juízos de valor que foram feitos, dos defeitos atríbuidos e das situações que a partir de essa data o envolveram e nos envolveram como dirigentes associativos.

Em 2002, surgiu como dirigente de uma outra associação. Fui acompanhando a evolução desse grupo de trabalho ao qual ele se dedicou e sei que emprestou e doou parte do seu espólio de equipamentos.

Desde a minha primeira visita à AMRAD que notei muita dedicação e interesse no trabalho com as crianças e juventude.

Sei que a nível pessoal, ele e a sua esposa (que não tive ainda o prazer de conhecer), desenvolvem desinteressadamente e sem qualquer outro apoio que não seja o recurso aos seus valores pessoais, um trabalho meritório com as crianças mais desprotegidas da sua zona residencial.

Observei na passada quarta feira como ele humildemente, desprovido de qualquer interesse ou valor, é feliz como radioamador no trabalho que realiza junto das crianças, o modo carinhoso e paternal como lida com elas.
Sensibilizou-me muito a sua dedicação e perante isso, tal como eu sei que para ele o foi, qualquer resultado que se obtivesse com a tentativa de contacto com um radiamador na ISS, na Lua ou na constelação mais longínqua, seria acessório.

O que o preocupou e entristeceu, foi a desilusão provocada nas crianças pela ausência da voz humana proveniente da ISS.

É junto das crianças e dos jovens, promovendo o radioamadorismo, que este OM “realiza os seus “QSO’s” faz os seus DX’s…..curiosamente nunca o vi de “PTT” na mão, nunca falei com ele nas frequências atribuídas aos radioamadores..

Rendo por este meio, a minha homenagem a este radioamador e à sua particular forma de estar no radioamadorismo.

Obrigado pelo trabalho que fazes pela divulgação do nosso hoby, caro colega CT1XI.
Obrigado pela tua dedicação ao radioamadorismo e aos nossos jovens!
Obrigado pela nossa amizade Mariano.

CT1EWA

0 Comments:

Post a Comment

<< Home