Tuesday, February 14, 2006

Reflexões, divagações à volta do tema E da proposta/desabafo do Sérgio Oliveira – CT2IFT

Ainda a propósito do repetidor da Serra dos Candeeiros Reflexões, divagações à volta do tema e da proposta/desabafo do Sérgio Oliveira – CT2IFT (texto a seguir)

http://blogdosradioamadores.blogspot.com

Não serei, nesta altura, um interlocutor tecnicamente válido. Tenho-me mantido, de há bastantes anos a esta parte, a acompanhar é certo, o mundo dos radioamadores e dos seus protagonistas, mais ou menos à distância, por vezes talvez mais do que a que eu desejaria, mas este gosto pelo mundo das comunicações rádio, ficou-me cá bem no fundo da minha maneira de estar na vida. Rádio...
---
Só que a minha actividade profissional não tem nada a ver com estas novas técnicas e políticas de autoridades nacionais de comunicações...E além do mais, depois de mais de 40 anos a contribuir para um sistema a que chamam (ainda!...) de "Segurança Social" vem-se agora alarmar a populaça que só podem reformar-se quando já não tiverem força para aguentar as botas...se até lá não dermos cabo de todas as reservas financeiras que andámos a amealhar (para um poço sem fundo, pelos vistos) durante as últimas décadas.
---
Quem dialoga com as entidades oficiais? As associações, uma a uma? Os radioamadores individualmente, coisa esquisita? A FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE RADIOAMADORES? Quem nos representa, a nós, Radioamadores, os utilizadores das bandas de amador, os "maluquinhos" da rádio? Já viram a ciência e a técnica evoluírem sem as "loucuras" dos seus amantes?
Se os colegas acharem de interesse também podem participar no nosso blog, de endereço acima indicado, carolice de alguns de nós, mas que poderá vir a constituir-se num interessante local para expressarmos os nossos anseios e divulgarmos o que de útil possa surgir sobre o nosso hobby.
---
Particularmente para o colega Sérgio: concordo consigo em pleno, só que a ANACOM, herdeira do célebre ICP (de tantas e desencontradas memórias esbatidas no tempo...) não me parece que algum dia venha a olhar para os radioamadores com a atitude que se impunha, dado que estamos muito desunidos em termos associativos.Vamos deitar abaixo algumas das capelinhas na qual se juntam e oram, fanaticamente, alguns de nós?
Nunes - CT1CIR
------
------ Texto de Sérgio - CT2IFT -----
"-------------------- > A confusão existente nos repetidores de VHF só será resolvida de uma forma: com uma eficaz fiscalização da ANACOM a TODOS OS REPETIDORES DE VHF, PARA QUE SEJAM RESPEITADAS POTÊNCIAS E LARGURAS DE BANDA OCUPADAS NAS TRANSMISSÕES. Se depois de fiscalizados o colega continuar com rebarbas na escuta do seu equipamento, tente desviar 5KHz mais para a esquerda ou mais para a direita, de sua escuta. Com a evolução tecnológica verificada na tecnologia, justifica-se a passagem para uma largura de NFM de 2,5 a 3KHz. Decerto surgirão mesmo entre os presentes que receberam esta msg, aqueles que sabem de verdade para falar melhor do que eu, mas que irão agir menosprezando com arrogância perante as palavras aqui escritas. Aqueles que mais sabem deveriam ser os que melhor deveriam agir. Muitas vezes tal não se verifica no radioamadorismo.
Translineando as palavras do colega Freitas:
"posso afirmar isto pela experiência dos meus quase 30 anos de radioamadorismo, uma grande maioria dos radioamadores adoram complicar."
Vamos tentar que quem complica não sejamos nós. Ingrata missão dos líderes das associações: desde que existem repetidores, acabou-se o tempo que não seja senão quase somente para manter os mesmos repetidores, acabou-se o tempo para os homens de boa vontade fazerem outras coisas no radioamadorismo, e acabou-se o dinheiro porque vai todo para a manutenção desses caríssimos equipamentos, cabos e torres, etc.
Às vezes sou saudosista do passado.
Sérgio Oliveira - Fátima - Portugal> -> - Tel 917792815/249532359 Fax 531292 -> - Mail/MSN: pt@pol.pt Skype: CT2IFT -> - Veja TV Canção Nova no Sat Hotbird1> "

0 Comments:

Post a Comment

<< Home