Thursday, February 02, 2006

CENTRO ESPACIAL PORTUGUÊS


SuitSat – a história dum fato espacial que se transformou num satélite 1 de Fevereiro 2006

Um dos satélites mais invulgares na história espacial está prestes a ser lançado: um fato espacial russo Orlan vai ser lançado numa actividade extra-veicular (EVA) a partir da Estação Espacial Internacional (ISS), no dia 3 de Fevereiro. O fato espacial é o satélite artificial, SuitSat.

SuitSat depois das alterações no fato espacial Orlan Crédito: NASA

O objectivo é testar a possibilidade de reutilizar fatos espaciais usados como satélites na órbita terrestre, com equipamento de radiocomunicações, telemetria e fotografia.
O fato (na foto) foi equipado com três baterias, um transmissor de rádio, sensores internos para medir a temperatura e a bateria. Esta primeira experiência vai permitir responder a questões iniciais: O SuitSat poderá operar no espaço sem regulação de temperatura e exposto aos raios solares?, Quanto tempo durarão as baterias internas?, Como é que as comunicações serão afectadas se o SuitSat começar a decair muito rapidamente para a atmosfera terrestre? O satélite funciona com a energia eléctrica fornecida por um pequenodispositivo de baterias, instaladas dentro do fato espacial modificado.Nestes termos, o tempo de funcionamento do pequeno satélite será de pequeno, apenas alguns dias, prevendo-se que venha a orbitar durante cerca de 6 semanas, até que seja reintegrado pela atmosfera terrestre, e consequentemente destruído pela reentrada na atmosfera.
O que é que o SuitSat “diz”?
O SuitSat transmite durante 30 segundos: “This is SuitSat -1”, RS0RS”, seguido de uma saudação em cinco línguas (inglês, francês, japonês, russo, alemão e espanhol). Esta saudação tem “palavras especiais” para os estudantes tomarem nota e decifrarem. Haverá prémios para aqueles que o conseguirem. Depois uma pausa de 30 segundos e há uma nova transmissão. Os dados de telemetria (temperatura, bateria, tempo da missão) sãotransmitidos em inglês e a transmissão acaba com uma imagem SSTV (Slow Scan TV), que também valerá um prémio aos estudantes que conseguirem descobrir o que representa. Para estudantes e professores que quiserem experimentar mas não sabem como, é aconselhado tentarem contactar clubes de radioamadores. Na zona de Lisboa, a <http://www.amrd.pt/> AMRAD irá possibilitar crianças e jovens seguirem o sinal do SuitSat. Siga o SuitSat em Portugal Chegou o momento de começar a preparar sua estação de rádio para o serviço amador de satélite, para poder receber os sinais e as imagens do satélite.
O SuitSat pode ser ouvido por qualquer pessoa que tenha uma antena e um receptor de rádio sintonizado para 145.990 MHz FM.
Pode ver quando o SuitSat vai passar pela sua área <http://science.nasa.gov/RealTime/JPass/25/JPass.asp> aqui (a ISS e oSuitSat partilham órbitas semelhantes, ou seja, as previsões para a ISS servem para o SuitSat).
O voo e lançamentos serão seguidos pelo<http://www.amrad.pt/observatorio.php> Observatório Aeroespacial de Oeiras, a estação CS1RAD, e ainda, por uma unidade móvel do Centro Espacial Português, a estação CS5CEP, situada no Instituto Superior Técnico no Tagus Park, em Oeiras.
O SuitSat é promovido pelo <http://www.ariss-eu.org/> ARISS (Amateur Rádio on International Space Station), <http://www.amsat.org/amsat-new/index.php> AMSAT (Radio Amateur Satellite Corporation), ARRL (American Radio Relay League), a Agência Espacial Russa (RKA) e a NASA.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home