Wednesday, June 21, 2006

ALTERAÇÕES AO REGULAMENTO DE RADIOAMADOR

Por este meio dou a conhecer uma carta por mim enviada aos Presidentes das direcçõesdas Associações de radioamadores com conhecimento à ANACOM.

Ex.mos Senhores Presidentes da Direcção das Associações de Radioamadores

É do conhecimento de todos nós, que a ANACOM prepara importantes alterações ao Regulamento de Radioamador e que algumas dessas alterações poderão, na nossa interpretação, ser condicionantes e prejudiciais ao desenvolvimento e sustentação do radioamadorismo em Portugal.
Antecipadamente, para desfazer mal entendidos e más interpretações dos interesses edas motivações que me levam a escrever este mail, cabe-me esclarecer:
1. Não é minha intenção substituir ou ignorar, qualquer radioamador, instituição, ouassociação de radioamadores.
2. Este e-mail apenas pretende alertar:
- para a necessidade das associações em conjunto, discutirem o futuro regulamentode radioamador.
- para a importância da apresentação à ANACOM, de uma proposta única e subscritapelo maior número de Associações
Fui alertado por um radioamador amigo, para o facto de nos Açores a ANACOM já ter reunido com as Associações de Radioamadores e apresentado a sua proposta para as alterações ao Regulamento de Radioamador. Sou levado a acreditar que a muito curto prazo, irá tomar a mesma atitude pelo continente. É opinião de alguns de nós radioamadores, pelas ideias transmitidas pela Anacom a título informativo, que algumas das alterações por Decreto lei que a ANACOM se propõe fazer ao regulamento, são lesivas e condicionantes aos interesses dos radioamadores e do radioamadorismo. Segundo o que me foi transmitido via Açores, urge e é muito importante uma discussão inter-associativa sobre este assunto. Proponho para isso, que esqueçamos desavenças e desacordos inter-associativos e nos reunamos logo que tenhamos conhecimento da proposta de alterações, para análise, discussão e elaboração de uma contra-proposta subscrita por todas as associações ou pelo maior número de associações, a apresentar à Anacom. Acredito pela provas dadas pelos actuais responsáveis da Anacom pelo serviço de amador, que sempre se têm mostrado dialogantes e compreensivos, que estes aceitarão a análise e discussão das alterações que as associações propuserem, ao seu projecto de alteração do regulamento de amador. Solicito que V.Ex.as, dêem a conhecer (se for do vosso interesse) a vossa opinião e da vossa associação; sobre este assunto ( reunões inter-associativas para presentação de uma proposta comum) .
Sem outro assunto de momento, apresento a todos os mais cordiais
73's
CT1EWA
Paulo Nuno Santos
Presidente da Direcção da ARAL
(e-mail recebido em 21/6/2006)

Tuesday, June 20, 2006

DAR UM PASSO ATRÁS...

Dar um “passo atrás”…

Na manhã pós “feira de rádio”, tempo de alguma fadiga física, continua (estranhamente ou não) a reflexão sobre esta organização da ARAL.
Digo continua, porque ontem mesmo a “trupe” começou a reflectir sobre a próxima feira e a forma de a organizar.

Há 13 anos que organizamos feiras de rádio no mês de Junho.

Nos últimos anos fomos “cilindrados” sem respeito ou decoro por outras realizações nacionais, o que nos tem levado à procura da melhor data para realizarmos a nossa feira.

Lamentamos este tipo de “desorganização nacional” que não questiona “o vizinho do lado” mas sim cegamente decide conforme os seus interesses corporativos.

A tal federação, união …… de associações de radioamadores, que planificasse (entre outros) o calendário nacional é sem dúvida a grande lacuna e a maior necessidade do radioamadorismo português!

Procuramos de há “algumas feiras” para cá criar condições aos expositores e visitantes, procurando inovar, incluindo a refeição no preço das mesas para os expositores e deslocando a feira para um “espaço físico” condigno.

Os resultados para as minhas expectativas pessoais, não têm sido condicentes com o “patamar” a que me propuz atingir…

Como reportei anteriormente, ontem começámos a desenhar a próxima feira de rádio e concluímos que temos de dar “um passo atrás” para seguirmos por “outro caminho”.

Seria bom que todos nós radioamadores e Associações de radioamadores, désse-mos um passo atrás e com um novo rumo dialogásse-mos sobre o nosso hoby, sobre os nossos interesses pessoais e corporativos, de modo a proporcionar consensos com objectivos comuns.

Por mim, por nós Aral, daremos todos os necessários a que de forma respeitosa e séria, sejam atingidos os nossos objectivos

CT1EWA
Paulo Nuno Santos

Friday, June 16, 2006

PRÉMIOS - Concurso Cdade de Almeirim - 18JUN

2º Concurso Cidade de Almeirim

PRÉMIOS
Trofeu CT1QA - Salva de prata para o Campeão Absoluto
Trofeu Municipio de Almeirim - Peça unica em Estanho -Campeão VHF
Trofeu ARR - Peça unica em Estanho - para o Campeão UHF
1º Class. de cada Banda - Fim-de-semana em Hotel para 2 pessoas.
E ainda........
Prémios para os 5 primeiros de cada Banda
Diplomas para todos os participantes.
Os prémios serão entregues durante um encontro arealizar em Setembro.

REGULAMENTO:http://www.ct1arr.org/pdf/concurso_regulam_2006.pdf

Wednesday, June 14, 2006

FEIRA da RÁDIO - ARAL e o jogo PORTUGAL-IRÃO

TEREMOS INSTALADO 1 ECRÂ GIGANTE PARA PROJECÇÃO DO JOGO DO MUNDIAL DE FUTEBOL PORTUGAL - IRÃO, nas instalações da XIII Feira de Rádio da ARAL, dia 17 de Junho de 2006, no Parque de Exposições da MarinhaGrande.
~Aguardamos a vossa visita.
73's
ARAL

Tuesday, June 13, 2006

II CONCURSO CIDADE de ALMEIRIM

O 2º Concurso Cidade de Almeirim é já no dia 18 de Junho das 08H00 às 24H00 UTC. Esperamos a Vossa participação
.
Consulte o Regulamento em www.ct1arr.org

Sunday, June 11, 2006

XIII FEIRA DA ARAL - 17 JUNHO



Estamos a menos de 8 dias da Feira da Rádio da ARAL

Inscreva-se

Wednesday, June 07, 2006

Reactivação dos repetidores da Arrábida

(Informação recebida por e-mail)
-
Estimados Associados e Colegas radioamadores em geral.

Com a reunião protocolar que a Direcção da ARLAAssociação de Radioamadores do Litoral Alentejano, teve hoje com o Director Técnico da RR - Rádio Renascença, Eng Rui Magalhães e depois de acordados os respectivos pontos do protocolo, vem esta direcção informar que
obteve
autorização para instalar e manter em funcionamento, nas instalações da Rádio Renascença - Emissora Católica Portuguesa, na Serra da Arrábida, os repetidores de amador que nos propomos colocar em funcionamento.

Para tal, já esta direcção fez dar entrada na ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, no dia 2 de Junho de 2006, os respectivos pedidos de licenciamento para estações repetidoras de VHF e UHF a instalar nesse local.

Posteriormente, a ARLA, pretende reactivar o repetidor de TVA, mas de momento será dada prioridade aos repetidores de telefonia. Assim sendo, tão brevemente quanto possível, a comunidade de radioamadores, terá de novo ao seu serviço os repetidores silenciados pelo incêndio que destruiu as anteriores instalações.

A reactivação deste local, só foi possível graças à generosa disponibilidade que a Radio Renascença - Emissora Católica Portuguesa sempre tem mostrado para com os radioamadores. Um especial agradecimento publico, ao seu Conselho de Gerência e à sua Direcção Técnica, na pessoa do Eng Rui Magalhães, pelas facilidades concedidas.

Não queremos também esquecer e é nosso dever realçar, o espirito de colaboração e empenhamento demonstrado pela ARAS - Associação de Radioamadores Amadora Sintra, aquando da passagem para a ARLA dos privilégios que detinha junto da RR. Para a actual direcção da ARAS vai o nosso bem haja.

Com os nossos mais cordiais e amistosos cumprimentos.

Pela Direcção da ARLA

Vice Presidente
Carlos Mourato
CT4RK

Tuesday, June 06, 2006

FEEDBACK - COMENTEM (já que não falamos no Rádio!...)

Tenciono manter activo este Blog, contra ventos e marés e alguns "marinheiros de água doce"...
Enquanto sentir que o meu tino está no sítio - do que, às vezes, duvido, a crer no que alguns pensarão - irei utilizar este espaço que as TI me proporcionam, com todo o gosto, ao serviço do Radioamadorismo e dos Radioamadores e das causas sujacentes ao espírito que nos deve nortear: Comunicar.
Tenho pena de não ter mais disponibilidade para estar presente em muitas das iniciativas que se realizam por esse país fora. Mas sabia-me bem e penso que aos nossos leitores também, conhecer e divulgar pormenores dessas actividades, reportagens, fotografias, o que acharem por bem.
Era só isto que queria aqui deixar expresso.
Bom dia.
CT1CIR

Friday, June 02, 2006

CT1EIU e o lugar de SINGRAL

(Reprodução parcial dum post do blog de CT1EIU desde o Singral)
.
.
.
Singral e os Rádioamadores
Curiosamente a este pequeno lugar estão ligados uma pequena comunidade de Rádioamadores assim farei destaque daqueles que me lembro, sem querer molestar alguém de que me possa esquecer!O primeiro é o CT1 EIU autor do blog.
posted by José Farinha e Herminia Fonseca @
5:05 PM 0 comentários

Mapa
Aqui vos deixo um pequeno mapa para saberem melhor onde fica o SINGRAL...
---
(Foi enviado um e-mail para "oblogdosradioamadores", que se tratou imediatamente de colocar aqui no sítio devido...Surpreendentemente o servidor "blogger" só hoje, 6/6/2006, é que o actualizou. Ou seja, este post não está completo, de qualquer modo, se pretenderem mais pormenores sobre o Singral descrito por um colega nosso e lá residente, é só ir ao seu blog)