Thursday, March 30, 2006

A língua Portuguesa transmitida desde uma nave espacial


http://www.amrad.pt/newsctrl/images/marcopont00.jpg

O primeiro astronauta que fala em língua portuguesa, é brasileiro, é oCoronel Marcos Pontes que já está no espaço. É no âmbito do programa educativo da ARISS, com o apoio da Agência Espacial Brasileira, da Agência de Energia Russa, da ESA e da NASA que o Coronel Marcos Pontes, vai dispor de alguns minutos da sua agenda de trabalho, para de bordo da estação espacial, poder proporcionar a alguns jovens do concelho de Oeiras o primeiro contacto directamente realizado entre uma estação terrena portuguesa e um astronauta a bordo da estação espacial internacional, a ISS. Marco Pontes é o primeiro astronauta que se expressa na língua de Camões.

O evento já está agendado, decorre no Observatório Aeroespacial de Oeiras, situado no Centro de Juventude de Oeiras, no dia 6 de Abril, pelas 10:41horas UTC (11:41 hora local), durante a passagem orbital da ISS a 31º. Marcos Pontes dará assim início ao Projecto Espacial Camões. Este projecto espacial visa para os próximos 8 a 10 anos, a construção de satélites para fins pacíficos e educacionais, entre organismos sem fins lucrativos de países da CPLP, um programa criado pela AMRAD (Portugal) em parceria com a AMRASE (Brasil).

30-03-2006 16:00

Brasil chega ao espaço a bordo de uma SOYUZ TMA-8 http://www.marcospontes.net/abertura.htm

(info por e-mail, de CT1EWA)

________________________________________

NB: Informação colocada também no blog: http://www.dispersamente.blogspot.com

___________________

Sunday, March 26, 2006

2005 Amateur Radio Newsline™ Young Ham Of The Year


O Galardão:
2005 Amateur Radio Newsline™ Young Ham Of The Year, foi atribuído a uma jovem americana, Rebekah Dorff (WG4Y), que é natural de Los Angeles, na Califórnia, nos EUA, e apenas com a idade de 12 anos, Rebekah Dorff, WG4Y, provou que também os jovens podem assumir um papel de responsabilidade e sucesso na sociedade. Fez o seu exame de Radioamador no ano de 2001, com a idade de 8 anos apenas. Um ano mais tarde já tinha ascendido para a classe B, depois de realizar os seus exames, sendo assim a radioamadora mais nova de Birmingham no estado de Alabama e, possivelmente, em todo o sul dos EUA. Rebekah Dorff foi agora nomeada com a atribuição do Título de 20º Young Ham Of The Year.
Rebekah provém de uma família de Amadores de Rádio. O pai é NN4C, a mãe WN4C, e a irmã mais velha KG4WYN. Entre os outros radioamadores, Rebekah promoveu diversas iniciativas relacionadas com a contribuição de ajudas e brinquedos destinados à vítimas de Alabama do furacão Ivan. Conseguiu também um montante de $1100 USD, que foram destinados à compra de vestuário de inverno, que prontamente foi entregue naquela cidade, para distribuição aos mais necessitados.
Conforme a AMRAD tem vindo a referir, é impossível entender e de aceitar que nos tempos modernos, e no Mundo Solidário e Civilizado, que em Portugal a administração central do Estado, ainda esteja a impedir a educação e a formação das crianças e jovens. Mantendo leis antigas que impedem o livre acesso dos jovens a muitas actividades cívicas e educativas de manifesto interesse público e nacional, tudo isto pela força de um Código Penal antiquado, incapaz de ser actualizado e modernizado.Impedimos assim, a educação e a melhor qualificação cívica e tecnológica, justamente dos jovens e cidadãos naturais do país mais pobre e menos desenvolvido da União Europeia.
.
YHOTY - Young Ham of the Year (jovem radioamador do ano) o que é ?

Rebekah provem de uma família de Amadores de Rádio. O pai é NN4C, a mãe WN4C, e a irmã mais velha KG4WYN. Entre os outros radioamadores, Rebekah promoveu diversas iniciativas relacionadas com a contribuição de ajudas e brinquedos destinados à vítimas de Alabama do furacão Ivan. Conseguiu também um montante de $1100 USD, que foram destinados à compra de vestuário de inverno, que prontamente foi entregue naquela cidade, para distribuição aos mais necessitados.Conforme a AMRAD tem vindo a referir, é impossível entender e de aceitar que nos tempos modernos, e no Mundo Solidário e Civilizado, que em Portugal a administração central do Estado, ainda esteja a impedir a educação e a formação das crianças e jovens. Mantendo leis antigas que impedem o livre acesso dos jovens a muitas actividades cívicas e educativas de manifesto interesse público e nacional, tudo isto pela força de um Código Penal antiquado, incapaz de ser actualizado e modernizado.Impedimos assim, a educação e a melhor qualificação cívica e tecnológica, justamente dos jovens e cidadãos naturais do país mais pobre e menos desenvolvido da União Europeia.
(Cortesia da AMRAD via ARAL) ---> consultar: http://www.yhoty.org

Saturday, March 25, 2006

REPETIDOR DA BARREIRA - Leiria

Boas, colegas.....
.
O repetidor da ARAL CQ0VLE instalado na Barreira em Leiria, irá durante os próximos
dias ver o seu licenciamento alterado e passar para a frequência do RV62:
TX - 145.775 Mhz RX - 145.175 MHZ Tom - 82,5
Potência/Par : 5w Qth/Locator : IM59OQ
A todos enviamos os mais cordiais
73's
CT1EWA

CQ, CQ,CQ de Radioamadores de Portugal!

Ainda a questão da disponibilidade e flagrante utilidade dos Radioamadores na colaboração institucional e efectiva com o SNBPC
.
No post anterior transcrevia um excerto dum outro post colocado num dos meus blogues (será de aporteguesar ou não a palavra inglesa "blog"?) aflorando a questão de o poder político passar a olhar para os radioamadores (devidamente enquadrados, claro está) como uma força dinâmica, dotada de capacidades nitidamente pluridisciplinares, apta e disponível para colaborar efectivamente com o SNBPC.
O que tem acontecido até à data? Assinaram-se uns quantos protocolos, fazem-se uns exercícios de simulação contactos rádio, a maior parte dos radioamadores nem sabe muito bem em que situações é que poderá e deverá intervir em caso de emergência ou catástrofe, ponto FINAL.
.
Ao menos sejamos capazes de copiar o que de bem feito existe por esse Mundo fora!
(Sabemos que, apesar deste marasmo, ainda há quem se esteja a bulir junto das "altas esferas"... proximamente se dará notícia do que vier por aí!)
.
Onde está a UNIÃO dos Radioamadores? Se precisarmos de falar em nome de todos os Radioamadores quem nos representa?
.
A REP, qual capelinha "gerida" por uns quantos radioamadores que têm vindo a acumular votos com o tempo que passa... e passa...e passa... e a capelinha lá continua de portas entreabertas, quase fechadas, as Associações de Radioamadores não têm voto na matéria a nivel nacional, nós é que somos os eternos e legais representantes dos radioamadores Portugueses?!...
A UAPR, para que serve neste momento a UAPR? Quem nos vem dizer publicamente o que se passa com a UAPR? A UAPR é para seguir em frente ou será mais um coito para servir novos senhores feudais?
.
asn

Apelo à comunicação social através de José Pacheco Pereira... Também aos políticos em geral!

In http://dispersamente.blogspot.com um spot (rabisco?) recente
...Está claro que não ia deixar fugir esta oportunidade de obter um autógrafo numa dedicatória do autor. Tive ocasião de lhe falar do seu blog, informou-me que já tinha chegado aos 3 milhões de visitantes, como se pode, aliás confirmar no contador respectivo no fundo da página dos posts recentes no endereço: http://abrupto.blogspot.com/
Trocámos uma rápida troca de impressões sobre este fenómeno em que se está a transformar esta moda dos blogs. A verdade é que, de facto, é extremamente fácil editar digitalmente utilizando esta nova técnica. Nem sequer é preciso saber-se nada de html e de técnicas de transferência de ficheiros por ftp.
Continue, Dr. Pacheco Pereira, a actualizar o seu blog, a escrever livros, a colaborar nos Jornais, Revistas, Rádio e Televisão. Estas e outras actividades a que se dedica são cansativas não são JPP? É que o vi um bocadinho cansado após a maratona do serão na Arquivo.
Termino, pedindo-lhe, se acaso ler este meu Post, que possa vir a fazer no "abrupto" alguma referência aos Radioamadores e à sua luta pelo reconhecimento oficial da sua actividade lúdica, cultural, científica e de colaboração com o SNBPC - Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (http://blogdosradioamadores.blogspot.com).
asn

Friday, March 24, 2006

RADIOAMADORES MUDOS e QUEDOS?


Caros Colegas!

Além de nós a quem mais poderemos atribuir as culpas da actual situação?
Penso que todos estarão de acordo de somos os principais responsáveis, devido ao mutismo e à forma "fundamentalista" com que as Associações lidam umas com as outras.

Abaixo transcrevo um artigo publicado num conhecido fórum, pelo nosso Colega CT2GPS, como poderão verificar a data de publicação é de Setembro de 2005. Passado todo este tempo só se obtiveram 3 respostas sendo que 2 são do mesmo autor.

Ainda olhando para a frente e não para o próprio umbigo, verificamos que é muito mais fácil "rabiscar" uns escritos dizendo mal deste e daquele, do que tentar achar soluções.

É altura de deixarmos de remar cada um para seu lado e passarmos todos a remas no mesmo sentido, sob pena de um dia, até os remos nos tirarem.

Já agora vale a pena pensar nisto.

Melhores cumprimentos

Salomão Fresco
CT2IRJ

---- TEXTO COLOCADO NUM FÓRUM DE RADIOAMADORES em SET 2005 ----

Assunto: À consideração dos colegas
Há algum tempo que a ANACOM tem vindo a reunir-se com os representantes das 28 Associações de Radioamadores, visando a reorganização do espectro e a reformulação do Regulamento do Serviço de Amador. Algumas propostas/sugestões têm sido avançadas. Contudo, o texto final está dependente do estabelecimento de um amplo consenso. Para tal a referida entidade não se mostra disponível para efectuar sucessivas reuniões com todas as associações, que protelariam ad eternun a publicação da referida legislação. Neste momento, particularmente importante para todos nós, seria de vital importância que os Radioamadores constituíssem um grupo de trabalho representativo, que surgisse com um interlocutor privilegiado junto da ANACOM. Nada me move contra qualquer Associação de Radioamadores e o simples facto de já ter participado nos órgãos directivos de uma delas, faz-me respeitar todo o trabalho dedicação e espírito de sacrifício subjacentes a seu bom funcionamento em benefício dos Radioamadores. Contudo o bairrismo e as diferentes sensibilidades rapidamente criariam anti-corpos em todos nós, se a constituição do grupo de trabalho a que acima aludi, se fizesse sob a égide da Associação A, B ou C.
Dai a minha sugestão e a minha disponibilidade. A ideia aqui fica e gostaria de ouvir opiniões.
A minha morada é:
Rua de Angola, 101
2080-092 Almeirim
Cordiais saudações para todos Eurico Ferreira,
CT2GPS
--------------------------------------------------------------------------------------------

Satélite educativo em português - Camões

O Projecto Espacial Camões

O Projecto Espacial Camões é à distância o primeiro projecto de satélite da AMSAT-CT depois de um longo período de programas educativo de simulação de satélites por voos sub-orbitais os SimSat e CinelSat mediante a utilização de balões estratosféricos, desenvolvidos desde o ano de 1997. O Projecto Espacial Camões é um programa desenvolvido sob a liderança da AMRAD em cooperação com a AMRASE (Brasil) no âmbito de um Protocolo celebrado entre estas instituições. O projecto Camões é, no âmbito do serviço de amador de satélite, um programa integrado, espacial e educativo que se desenvolverá por um período de dez anos, objectivamente dirigido para a educação e formação pré-profissional de jovens com origem nos países da CPLP, a comunidade de países de língua portuguesa.
Mais detalhes quer do programa, quer das especificações técnicas do satélite Camões, serão divulgados pela AMSAT-CT (AMRAD). A imagem ilustra a 1ª versão do mouckup do satélite, já em desenvolvimento.

Mais detalhes quer do programa, quer das especificações técnicas do satélite Camões, serão divulgados pela AMSAT-CT (AMRAD). A imagem ilustra a 1ª versão do mouckup do satélite, já em desenvolvimento.http://www.amrad.pt/amsatct.php
Colaboração de dep. consulta da ARAL

Wednesday, March 22, 2006

Compra e Venda de Material Radioamador

Quer Vender, Comprar ou Trocar?

Solução em

http://trocas.arvm.org

Sunday, March 19, 2006

XII FEIRA DA ARAL - 17 JUNHO


Monday, March 13, 2006

ARR e CRE - União em exercício de comuniações de Emergência




Siga o Link para mais pormenores sobre este exercício.
Há que contar com os Radioamadores sempre e onde houver necessidade de proteger Vidas e promover a Segurança de pessoas e bens!

http://leiriana.net/arrcre.pdf

Sunday, March 12, 2006

A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO?

E-mail do Presidente da Direcção da ARAL, Paulo Nuno, CT1EWA, desta data:

Caros Colegas
Decorrido algum tempo após as reuniões da ANACOM com as Associações de
Radioamadores, observo com alguma preocupação, o mutismo dos dirigentes
associativos.
Este comportamento, vem na "linha" do silêncio com que se gere o passado e fugaz
relacionamento com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, bem como o
actual plano de repetidores de VHF/UHF.

Como é do conhecimento, em 2002, 2003 e 2004 o S.N.B.P.C. fez uma aproximação aos
Radioamadores, que "rescindiu" após o EURO2004.
Na sequência desta aproximação, desenvolveram-se conjuntamente várias acções, cuja
referência principal terá sido o Congresso das Comunicações de Emergência por
Radioamadores efectuado na Figueira da Foz e a assinatura de um protocolo de
cooperação, com a entrega de equipamentos às associações participantes e
sub-escreventes do protocolo.
Após o conhecimento generalizado "desta oferta", surgiram em turbilhão um sem número
de pedidos de doação de equipamentos por parte de entidades e radioamadores que na
sua maioria, até à data da realização do Congresso e sua conclusão, se abstiveram de
participar nas actividades até aí desenvolvidas.

Terminado que foi o Euro2004, o SNBPC optou por ignorar os protocolos e os
radioamadores. Não dei conta de qualquer movimento ou pretensão das associações
aderentes ao protocolo e dos reclamantes pós-protocolo, na tentativa de forçar o
S.N.B.P.C. a reatar o seu relacionamento com os radioamadores e a cumprir e fazer
cumprir o protocolo assinado na Figueira da Foz.

É incompreensível este posicionamento dos radioamadores e associações!

Será no entanto conveniente referir e saudar, o excelente trabalho desenvolvido por
algumas associações de radioamadores, que localmente promovem e executam actividades
comuns com os Serviços Municipais e Distritais da Protecção Civil.

O recente processo de licenciamento de repetidores é sintomático e na mesma linha de acontecimentos.
Surgiram pedidos sobre pedidos de licenciamento de repetidores, muitos de entidades
desconhecidas ou quase desconhecidas (um óptimo sinal), e de outras que se ergueram
e rejuvenesceram das cinzas.
Se olharmos para o mapa de distribuição dos repetidores de amador em VHF/UHF de
Portugal, sobressai facilmente a consequência deste processo:
- Repetidores em cima de repetidores
- Localidades com repetidores a duplicar, na mesma banda.

Mas, o mais extraordinário e grave é o facto de se ter feito um novo plano de
repetidores sem um prévio debate inter-associativo que certamente teria originado a
apresentação à entidade reguladora, de um projecto comum!

Quanto a mim existe um único culpado: nós, os radioamadores!

Em Portugal as associações continuam a querer demarcar os seus territórios e de
forma egoísta não se unem através de uma entidade sua representante, sede de debate e discussão dos assuntos da classe, gerador de consensos e maiorias, com objectivos e fins comuns.


Mas passado é passado, há que não cometer os mesmos erros no futuro (isto é lírico)!

Na derradeira reunião individuais com a ANACOM, todas as associações foram
confrontadas com algumas propostas para o novo regulamento das comunicações por
radioamadores, nomeadamente no que diz respeito às classes e indicativos.

Excluindo um colega que voluntariamente se ofereceu para organizar encontros
inter-associativos de debate, não me apercebi de qualquer outra movimentação sobre o
assunto.

Será que a alteração à lei fundamental do serviço de amadores, não terá que ter a
participação dos radioamadores?

O que pretendem as Associações e os radioamadores obter com este alheamento e falta
de coesão?

O momento é grave, caricato e incompreensível, pois:

- A ANACOM, na pessoa do actual responsável pelas comunicações de amadores, Eng.º
Carlos Antunes e do Eng.º Alberto Dinis, presta-se ao diálogo (num trabalho louvável
de ambos) com as Associações e com os radioamadores.

- As Associações não dialogam, não se unem, evitam encontrar nas suas diferenças
equilíbrios, gerar consensos e definir rumos!
Em Portugal o radioamadorismo, institucionalmente, continua a ser um projecto adiado.
É uma actividade desunida, permeável e frágil, sem resistência aos interesses
exteriores, sem um rumo definido, sem um interlocutor forte que defenda e represente
os interesses das associações de radioamadores e dos radioamadores.

As consequências estão à vista e o futuro vislumbra-se sempre condicionado ao
feudalismo que impera a nível associativo.

Será que esta é uma teoria da conspiração, inventada e perpetrada por mim?

73's
Paulo Santos
CT1EWA

Saturday, March 11, 2006

Exercício Protecção Civil - Chamada Rádio 19 Março

Exercício de chamada rádio no âmbito dos acordos estabelecidos entre a ARVM e os Serviços de Protecção Civil dia 19 de Março (Domingo ) pelas 21:30 (hora local) .
145.350MHz IM58KS CT1RVM
--------

Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide
Rua António Maria Pais, n. 6 - 4D
1885-001 Moscavide
Portugal
Tel/Fax + 351 219 440 198
arvm@arvm.org
www.arvm.org
---------------------------------------
A informação contida neste documento pode ser utilizada para consulta e difusão,
desde que mencionada a sua fonte de origem.

Friday, March 10, 2006

ANTENAS DE RADIOAMADORES EM CONDOMÍNIOS - II

Solução encontrada pelo colega Osório, conforme a sua nota explicativa no Post anterior e que aqui se resume:

Mário Osório said...
(Texto completo; ler comentário ao Post com o título acima de 2/2/2006).

... Quanto ao problema dos 2/3 da representatividade necessária para permitir a colocação da antena convém conhecer ou relembrar os seguintes requisitos legais: O “nosso “ Decreto-Lei 151A/2000 de 20 de Julho apenas refere no ponto 1 do Artigo 20.º ( Instalação de estações de radiocomunicações ) que “ A instalação de estações de radiocomunicações e respectivos acessórios, designadamente antenas, em prédios rústicos ou urbanos carece do consentimento dos respectivos proprietários, nos termos da lei. “
...
O que fiz foi o seguinte, sem “ truques ”, tudo com a maior clareza ( e isto resultou a 100 % ):
1- Assumi a hipótese pior, de necessitar da tal “ maioria representativa de dois terços ” que me exigira a Administração do prédio.
2- Depois, dei-me ao trabalho de andar a bater a todas as portas (coisa que pensei que jamais fosse capaz) e fui falando simpaticamente com os aqueles que me abriram a porta sobre o que desejava, e sobre a importância da sua presença na reunião. Tenho a sorte de ter como vizinhos pessoas maioritariamente educadas e cultas e isso também ajuda. Finalmente, entreguei a cada um uma PROCURAÇÃO previamente preenchida a meu favor, que me atribuía apenas poderes limitados, unicamente referentes ao assunto da colocação da antena.
3- Informei a Administração da imensa dificuldade de reunir os tais 2/3 do capital investido no prédio. Sensibilizei-os civilizadamente para o problema e consegui da parte deles boa cooperação. Também eles além de enviaram uma pequena memória descritiva com o desenho esquemático que fiz da minha futura antena, a cada condómino dos 10 andares do meu prédio, juntaram um pequeno texto “motivador “ meu, e alertaram para a importância da representatividade nessa reunião. Eles mesmo enviaram também uma minuta de PROCURAÇAO.
4- Durante dois dias – tirei dois dias férias para isso – dediquei-me em exclusivo ao problema. 5- Fiz uma carta que enviei a cada condómino que não consegui contactar pessoalmente e voltei a juntar um pequeno texto motivador, assumindo, como seria lógico, os prejuízos ou responsabilidades, etc e rematando com a seguinte frase “ é um pequeno gesto para si, com um enorme significado para mim “. ( E era mesmo verdade...) Assim consegui, convencer várias pessoas indecisas que doutra forma teriam certamente votado contra, ou por ignorância ou por serem simplesmente “do contra “. A representatividade foi de mais de 70% com a ajuda dos presentes e das tais procurações!Fiquei com a sensação – e esse é o melhor conselho que posso dar - que para conseguir alguma coisa dos outros, temos de nos mexer, de perder tempo, de batalhar inteligentemente e com seriedade.
Conclusão: final feliz. Tudo aprovado!Foi assim que consegui uma autorização “ impossível “ para montar uma torre onde colocarei uma directiva de 5 m de boom.
73Mário OsórioCT2 HJV - PORTO
11:22 AM

Wednesday, March 08, 2006

RÁDIO - Uma grande descoberta da Humanidade

NOTA do EDITOR:
Encontrei, há dias, na internet, este link. Para ter sempre presente. Os Radioamadores actuais, alguns simples utilizadores das novas tecnologias das comunicações, que não se esqueçam nunca que são os herdeiros de homens fantásticos como o foram, e para SEMPRE ficarão na memória dos homens e da ciência, Marconi e Landell de Moura, entre muitos outros que deram sequência aos seus trabalhos e excelentes e esforçadas experências...
--------------------------
A história do Radioamadorismo confunde-se com a própria história do rádio, pois no final do século XIX e início do século XX, vários "Inventores de Fundo de Quintal" (Radioamadores), faziam seus experimentos sem conhecer a real amplitude daquilo que estavam por descobrir. Como em todas as grandes descobertas da humanidade não se sabe ao certo quem foi o verdadeiro descobridor do "Rádio", alguns atribuem a descoberta a Marconi, outros atribuem-na ao brasileiro: Padre Landell de Moura. Estes são sem dúvida, os primeiros "Radioamadores conhecidos", dentre tantos outros, que resolveram não publicar ou patentear os seus inventos, como é bem próprio do Radioamador.
Volta para o início

Tuesday, March 07, 2006

Boas Ondas...

e-mail de:

Sílvio Leiria
silvioleiria@netcabo.pt

Consulte-se o site:

http://www.ntia.doc.gov/osmhome/reports/tr97343/tr97343.html#intro

que ajuda a compreender a problemática nas alterações de 25Khz para 12.5khz. Aproveitem e leiam com atenção, dissiparão algumas dúvidas e quiçá poderãoaprender alguma coisa.Existem mais artigos de interesse no mesmo site...boa navegação, de preferência sem muitas ondas!...
73s
CT1BPT

Thursday, March 02, 2006

DECÁLOGO DO RADIOAMADOR

Lembram-se?

DECÁLOGO DO RADIOAMADOR

O Amador põe os seus conhecimentos técnicos e a sua estação ao serviço da sua Pátria;
O Amador aperfeiçoa constantemente a sua estação de maneira a mantê-la a par das mais recentes descobertas da ciência e da técnica;
O Amador é disciplinado e, por isso, nunca, conscientemente, afecta os princípios estabelecidos na Lei;
O Amador é gentil e não interfere propositadamente os seus colegas;
O Amador é leal em todas as suas acções;
O Amador é sincero e dá sempre um controlo exacto ainda que seja o pior possível e ao seu melhor amigo;
O Amador é camarada e está sempre disposto a auxiliar os seus colegas mais novos e inexperientes;
O Amador é razoável e limita o tempo dos seus QSO´s. As bandas estão congestionadas e os outros estão à espera;
O Amador é equilibrado e não coloca os assuntos da rádio acima das suas ocupações normais ou da sua família;
O Amador não esquece em momento algum que a sua voz, a Voz de Portugal, estando no ar, pode ser ouvida nos quatro cantos do Mundo e a Pátria Portuguesa só pode ser engrandecida.

PLANO DE BANDAS DA IARU - Região I

E-mail recebido nesta data:

Prezados.
Considero FUNDAMENTAIS estes dois documentos, pois devem ser usados como " bússolas " nas nossas actividades nas diferentes Bandas que nos estão atribuídas.
Esta era uma carência há muito sentida, a tradução para português, destes documentos que agora se vê realizada.
Alias, como o afirmei em diversas ocasiões, os exames e a legislação deveriam ter por base primeira os planos de banda e as recomendações da IARU para a nossa região. Evitavam-se assim muitas confusões e percalços. Quero LOUVAR publicamente o esforço do Carlos Nora-CT1END, que em cerca de dois dias, depois de lhe ter sido lançado o desafio, traduziu para português os Planos de Bandas dos 50 MHz e superiores.O radioamadorismo português, fica a dever a este nosso colega, mais uma vez esta iniciativa, a juntar a muitas outras.De todos nós o MUITO OBRIGADO ao CARLOS NORA -CT1END.João CostaCT1FBF

Seguir os links A e B:

---
A - Davos 2005 - Conferência da Iaru - Região 1
B - 2006 - Plano de Bandas da Iaru- Região 1 - VHF/UHF/SHF
---
Nota do Editor: Sem dúvida que este trabalho de tradução é duma importância de assinalar, o que só abona a favor do colega CT1END, que se aprontou a apresentá-lo para consulta/estudo dos radiomadores e outras entidades.