Tuesday, February 28, 2006

Conte-nos a sua história como radioamador


Há dias, comecei a ouvir num repetidor de VHF, radioamadores com o indicativo de CT?J.. e pus-me a cismar no efeito que o tempo tem sobre as nossas vidas e das suas condicionantes e envolvências. E pus-me a recordar os tempos em que me convenceram a vir para as bandas de amador, cuja licença de operador remonta precisamente à data de 15/6/1982, do meu primeiro 2m fm transceiver, um Icom IC-280E, dos imensos e divertidos QSO´s que fazíamos nessa altura, durante muito tempo só em directo, que não tínhamos repetidor em Leiria, dos meus amigos e dos nossos olhares actuais, quando nos encontramos "na vertical", alguns muito esporadicamente, a vermo-nos, em cada novo encontro, mais velhotes, alguns de nós menos entusiasmados, resmungando com a rapidez com que a evolução astronómica da tecnologia nos vai deixando mais e mais nostálgicos, o tempo a correr, alguns a desaparecer no éter...
...
Tanta coisa que há para escrever e dizer...
O radioamadorismo, os radioamadores têm uma belíssima História para contar, para tornar pública por escrito. Há lá hobby, de maior relevo, particularmente no âmbito da ciência e da técnica das comunicações rádio, na qualidade de amadores, ao mesmo tempo ao serviço incondicional da Humanidade, que o facto de sermos radioamadores?
Conte-nos a sua história como radioamador.
Quantas histórias de vida não se poderão partilhar, não só entre nós, colegas, mas também com o público em geral!
António S. Nunes
CT1CIR

O REPETIDOR ESTÁ SURDO

Seguindo o link abaixo podem ler o artigo do nosso colega, Sílvio Leiria, e assim obter alguns esclarecimentos úteis para melhor se fundamentarem alguns comentários menos esclarecidos ou mais precipitados.

http://www.qsl.net/ct6arl/blog/SURDO.pdf

Monday, February 27, 2006

FEIRA da RÁDIO em VISEU - 4 de Março de 2006



Feira da Rádio ARBA 2006

Caro Colega:
Vai a nossa Associação levar a efeito a 7ª Feira da Rádio, no próximo dia 4 de Março de 2006 (Sábado) no Complexo da Quinta dos Compadres, em Viseu (estrada Viseu > S. Pedro do Sul, logo a seguir a Abraveses). Aproveitamos o evento para efectuar a entrega dos Trofeus e Diplomas do Campeonato de VHF/UHF/SHF 2004, que teve o patrocínio da Gitei, Germano Lopes, Digital Electrónica e A.R.B.A.

In site da ARBA www.ct1arb.com

Sunday, February 26, 2006

PROPOSTA DE SÓCIO DA ARAL

A ARAL é, de há muitos anos a esta parte, uma das Associações de Radioamadores mais activas e que muito tem contribuído para o prestígio e desenvolvimento desta modalidade recreativa, cultural, científica e humanitária, no âmbito das rádio comunicações.
Não é, por isso, nada descabido, que se divulgue, neste blog (que pretende ser e é um Blogdosradioamadores em geral) o modelo/formulário de proposta de sócio desta agremiação.
O mesmo se fará a todas as restantes associaçoes qe assim o entendam.
http://www.qsl.net/ct6arl/proposta.doc (faça o download e faça-se sócio da ARAL)
NOTA: Se não conseguir fazer o download pode servir-se do formulário abaixo:
---------------------------------------------------------------------------
ARAL - Associação de Radioamadores do Distrito de Leira
Proposta de Sócio

Indicativo:_____________

Nome:__________________________________________
Morada:________________________________________
CódigoPostal :______-________ ____________
Telefone:____________ telem:___________

email: ____________________________

Licença de Radioamador nº :__________Classe:_________
Radioamador licenciado desde:_____________________
B.I. nº:__________emitido em:_____ Arquivo:______

Observações:
Data da proposta:_____________________




_______________________________ _________________________
(assina) (assina o sócio proponente)

Data da admissão como sócio:_______

Saturday, February 25, 2006

ANTENAS DE RADIOAMADORES EM CONDOMÍNIOS

QUEM PODE RESPONDER A ESTE COLEGA RADIOAMADOR?

Data: Thu, 23 Feb 2006 15:57:50 -0000 [23-02-2006 15:57:50 WET]
De: mario.osorio@oniduo.pt

Para: TODOS

Assunto: antenas- dúvida sobre condomínio

Colegas,Fiz recentemente o exame para a Categoria B e ando a tratar de pedir para colocar uma antena ao condomínio do meu prédio (conforme a obrigação mencionada no ponto 1 do Artigo 20.º do Decreto-Lei 151A/2000 de 20 de Julho ).A empresa que administra o condomínio informou-me ( julgo que erradamente ) que essa decisão só pode ser valida se tomada por 2/3 do capital investido no condomínio do edifício, pois considera a minha pretensão como uma “ alteração à estética do edifício “. Porem, é quase impossível reunir 2/3 do capital numa reunião pois faltam sempre cerca de metade dos proprietários…A questão é esta: alguém me pode elucidar sobre se é de facto necessário reunir esses 2/3 do capital?A meu ver, bastaria uma maioria simples, mas seria talvez necessário saber a definição jurídica do termo “ alteração à estética do edifício “ e eu não sei onde procurar mais informação…
Alguém já passou pelo mesmo? Por acaso alguém me pode ajudar?
Peço desculpa por este incómodo, mas não sei a quem recorrer...
Obrigado desde já.
73's
Mário Osório
CT2JHV

Friday, February 24, 2006

RADIOAMADORES.NET


Como já expliquei, uns posts atrás, estou numa fase de "regresso" (??!) ao radioamadorismo, do qual aliás nunca me senti afastado. É verdade que fui forçado, pelas circunstâncias da vida, a desligar-me o mais possível deste hobby, que me estava a ocupar demasiado tempo (talvez me tenha até levado a dispersões que me prejudicaram gravemente...). Mas o bichinho ficou ... depois de picado é difícil fugir-lhe. Persegue-nos, vamos nós para onde formos...mais tarde ou mais cedo ele dá sinal, começa-se a ouvir os seus zunidos insistentes, persistentes. Só há uma saída. Sintonizar o melhor que se possa a frequência desse zunido...É o que se está a passar comigo.
Não penso que voltarei a seguir o mesmo trilho que me orientou noutros tempos. Também não me quero fixar numa frequência única.
Vem todo este intróito a propósito de vos dar conta de algumas novidades e muitas surpresas que estou a encontrar nesta minha reentrada no éter...
Nomeadamente: 1) A vida continua a projectar-se no espaço e no tempo; 2) Algumas ideias que entretanto fui interiorizando, estão muito pouco consistentes, direi mesmo algo difusas, a necessitar de uma grande reciclagem; 3) ...
O logotipo acima é do Fórum, que sei que é uma referência no mundo radioamadorístico.
Por isso e por muitas outras razões gostaria de deixar bem esclarecido que este blog, do qual me assumi como Director, não tem qualquer pretensão específica, nenhum objectivo menos claro, muito menos concorrer com outras iniciativas que estejam em actividade ao serviço dos radioamadores.
Os objectivos editoriais deste blog penso que estão a ficar claros:
Em primeiro lugar, muito gostaria que a sua presença pudesse dar o seu contributo para que se venha a constituir em Portugal uma Federação Nacional de Radioamadores, verdadeiramente representativa e activa. Que se manifeste. Que não se esconda... Que se apresente ao serviço a dar Voz aos radioamadores, sempre que necessário e útil. Tantas oportunidades perdidas!...
Como alguns de vós, bem sabeis, fui um dos animadores, apaixonado quase até à exaustão, da "defunta"? UAPR - União das Associações Portuguesas de Radioamadores. De modo que será natural voltar a falar deste assunto, volta e meia...
Paralelamente, este blog é mais uma iniciativa entusiástica, que pretende constituir-se em mais um elo na cadeia de comunicação na Internet, acerca dos radioamadores e da sua meritória actuação cívica, técnica, científica e cultural.
Somente isto, mais nada...
Sempre QRV.
António Nunes

Wednesday, February 22, 2006

Trabalhar em equipa - em prol dos radioamadores



O trabalho em equipa é prioritário. A solidariedade e a paz indissociáveis para a boa harmonia da vida neste planeta, que chamamos Terra, que quase todos dizemos que é muito bonito, mas que, contraditoriamente, nos afadigamos, demasiadas vezes e por motivos fúteis, num inferno.

Haja bom senso e vontade de fazer algo de útil para a Humanidade.
Afinal nós não somos mais que uma molécula do Caos Universal.

Talvez seja útil reflectir sobre o conteúdo dos e-mails abaixo:

A. Nunes
---
Re: Repetidor de VHF da Serra dos Candeeiros
Caros colegas
Esta vida de dirigente associativo é....uma grande gaita!Para que tenham conhecimento, em anexo envio uma série de emails trocados com ocolega Jorge/ct1asm responsável pelos repetidores da Arba. Quando isto a bem não vai........Comecem a ler a partir do fim!73's
ct1ewaPaulo -----
Original Message -----
From: ARAL
To: Joaquim Jorge Sent: Wednesday, February 22, 2006 3:07 PM
Subject: Fw: Repetidor de VHF da Serra dos Candeeiros
Detectei um erro no meu email troquei RV 48 po RV 49 envio este a rectificar.
Colega. Não pretendo criar nenhuma inimizade no radioamadorismo, nunca faltei ao respeitoa ninguém, nem nunca impuz a minha vontade a quem quer que seja! Nâo convidei alguém para ser honesto nas suas observações e conclusões! Também sei que a Marinha Grande está localizada numa zona diferente de Figueiródos Vinhos, de Tomar ou de Vila Real de Trás os Montes. Sei também, que as condições de recepção de rádiofrequência de um ponto fixo(Serra da Estrela por exemplo) em qualquer um destes pontos tem de ser diferente! Sei também que as emissões do RV49 estão na sua recepção a ser muito interferidascom "barbas" de outro repetidor dentro da sua célula e do distrito de Leiria. Refiro-me só às interferências que impossibilitam a recepção do RV49, não merefiro a QRM(barbas) que por ter sinal mais fraco que o sinal de recepção do RV49não impossibilitam a sua cópia. Reconheço e também sei da existência de uma autoridade reguladora das comunicaçõesem Portugal, que providenciará pela restituição das condições de funcionamentodos repetidores. Não me dá prazer nenhum "arranjar" problemas aonde eles não existem...nem sou dos que acusam os outros de serem os maus da fita. Eu também posso estar errado e sou dos que reconhecem os seus erros! Sou dialogante e perseverante na obtenção dos pressupostos que me levam a agir! Prova de tudo o que acabei de afirmar por escrito, está nos anteriores emails. Mais, não fiz nenhuma critica ao repetidor em causa o RV48, não consegue encontrar nenhuma critica ou acusação minha de ambito pessoal ou instituicional, a qualquer pessoa ou entidade, apenas pretendi colaborar para que o RV48 e o RV 49funcionassem na melhor forma possível. Reconheço o esforço dos que como eu e o como o colega, desinteressadamente trabalham e se aborrecem, em prol das nossas associações e do radioamadorismo Estarei sempre disponível para dialogar desde que o respeito e a cordialidade seja mantida, independentemente do local ou sede para esse diálogo. Repito: não fui eu que em resposta a um acto de cooperação e de boa vontade, convidei o seu interlocutor a ser honesto! 73's CT1EWA
----- Original Message -----
From: Joaquim Jorge
To: ARAL Sent: Wednesday, February 22, 2006 2:08 PM
Subject: Re: Repetidor de VHF da Serra dos Candeeiros
Colega: Verifique as suas primeiras medições veja os sinais, confirme as freq. em 145600com sinal "x" e em 1456065 com sinal "y". Agora veja os sinais as freq. nos 600 e fora . . . Repito . . . Por este andar umas vezes nos 145607 corta outras com o mesmosinal sobrepõe em 1456125. ? Algo está mal . . . Mas como eu não estava lá não posso dizer o quê. CT1ASM - Jorge
P.S. Não veja o colega isto como uma ofensa, mas sim como umaobservação/contestação mas sem qualquer ofensa, pois o concordar ou discordar daopinião do colega não me torna seu inimigo. Não podemos por uma minha simples discordância levar logo para que . . . Ele é o mau da fita. Temos que ter fair play e saber encaixar mesmo aquilo que não gostamos, e se nãogostamos saber o porquê do mesmo e se possível dar a volta por cima ou tentaresclarecer sem que isso tenha a ver com inimizades pessoais Não se esqueça que radioamadorismo é um hobby e uma escapadela para o stress ese o deixa de ser para ser ele mesmo um stress em vez de um passatempo . . . Então eu não o entendo como tal. Colega: Não se irrite porque isso só origina que fique mal disposto e que com quemdesabafa tambem fica com a mesma disposição. Já agora se tiver disponibilidade com sinceridade gostaria que viesse à feira da rádio a Viseu para podermos falar pessoalmente pois via net é sempre um pouco"distante" .
Creia com sinceridade que gostaria de falar com o colega.
Cordiais 73´s CT1ASM----------------------------------------------------------------------
On 06/02/22 12:17, "ARAL" <ct6arl.aral@sapo.pt> wrote: Não tenho mais comentários a fazer ao assunto, a não ser que: -atendendo ao facto de o colega não entender o que lhe escrevi, nem asmotivações pessoais e cooperativas, que levaram a elaborá-los, sinto-meainda no dever de conferir alguns comentários ao meu próprio email, dando porencerrada a discussão deste assunto com o colega, atendendo aos factos que seme apresentaram à posteriori. Ressalvo sempre a minha disponibilidade e da ARAL para partilhar, participar ediscutir assuntos que digam respeito aos radioamadores e ao radioamadorismo emgeral, em ambiente de respeito e consideração mútua. 73's Ct1ewa Paulo Santos Transcrevo: Caro colega Mais alguns dados recolhidos sobre o RV 48, com o Icom 2800 com FM/narrow: (o mesmo equipamento com que fiz medições em minha casa) Figueiró dos Vinhos: ( evidentemente que fiz esta medição em Figueiró dosVinhos, em móvel e com o mesmo equipamento) Sinal 145.600 : s9+30 Sinal 145.6125: s9+30 ( sobrepondo-se ao RV 49 ) Tomar ( evidentemente que fiz esta medição em Tomar, em móvel e com o mesmoequipamento) Sinal 145.600: s9+10 sinal 145.6125: s7 Informação de um colega, em Almeirim (claro que vale o que vale pois comoescrevi foi um colega....não fui eu!) sinal em 145.6125: s5 73's CT1EWA Paulo Santos
----- Original Message -----
From: Joaquim Jorge joaquim.jorge.2@netvisao.pt>
To: ARAL ct6arl.aral@sapo.pt> Sent: Wednesday, February 22, 2006 11:38 AM
Subject: Re: Repetidor de VHF da Serra dos Candeeiros
Colega:
Renovo a minha afirmação perante as medições que apresenta e que se der aocuidado de comparar as mesmas são contraditórias. E só Comparar umas com as outras e vê as diferenças tendo em atenção que orepetidor é o mesmo o locar dele é o mesmo . . . E as medições ? Foram comos mesmos cuidados? Ct1asm Jorge. P.S. Desculpe o meu desabafo mas no que afirmo não pôe em dúvida/questão asua educação já cá ando há muito tempo e tenho visto afirmações dadas comoverdadeiras hoje e que depois nas costas passam a ser falsas. Mas isso é para qso de metro e pode crer que depois de lhe explicar pontopor ponto . . . . dá-me razão. É isso e os tons de protecção que hoje são legais e ontem eram ilegais. ------------------------------------------ On 06/02/22 10:05, "ARAL" ct6arl.aral@sapo.pt wrote:
Colega Considero-me honesto naquilo que faço e acredito e estou pouco preocupadocom as considerações que possam por em causa os valores que me foramincutidos pela educação que os meus pais me deram. Pena é que o colega não tenha lido com a devida atenção o email ou osemails que lhe enviei! Talvez assim não fizesse essa consideração infeliz e provocatória .... Convido-o a ler os mesmos novamente, pode ser que se aperceba que lheenviei valores de diversas localidades! Apenas tentei colaborar, mas já que os meus intentos foram mal avaliadosfinalizo este tipo de colaboração por aqui. 73's CT1EWA Paulo Santos
----- Original Message -----
From: Joaquim Jorge joaquim.jorge.2@netvisao.pt>
To: ARAL ct6arl.aral@sapo.pt>
Sent: Tuesday, February 21, 2006 6:58 PM
Subject: Re: Repetidor de VHF da Serra dos Candeeiros
Colega : Medições desta maneira então como é ? O colega fez medição com s9+20 tinha s4 em 145606 agora aparece com s9+30 em 145612,5? Daqui a pouco aparece 59+60 em toda a banda. Francamente . . . Sejamos honestos naquilo que acreditamos e não vamos embalar em tudo o que nos dizem e sabe-se lá com que medições foram feitas. CT1ASM Jorge
On 06/02/21 14:45, "ARAL" <ct6arl.arl@sapo.pt> wrote:
Caro colega
Mais alguns dados recolhidos sobre o RV 48, com o Icom 2800 comFM/narrow: Figueiró dos Vinhos: Sinal 145.600 : s9+30 Sinal 145.6125: s9+30 ( sobrepondo-se ao RV 49 ) Tomar Sinal 145.600: s9+10 sinal 145.6125: s7 Informação de um colega, em Almeirim sinal em 145.6125: s5
73's CT1EWA Paulo Santos

---
Nota do editor do blog:
Esta replicação dos e-mails supra tem a única intenção de provocar a junção de esforços de pessoas/radioamadores que muito têm dado das suas vidas em prol das actividades dos radioamadores, nomeadamente, os muitos e bons repetidores que estão em actividade, particularmente na zona Norte e Centro.



Monday, February 20, 2006

CONCURSO DIA DA MARINHA PORTUGUESA - 20 Maio 2006


CONCURSO DIA DA MARINHA PORTUGUESA

Apoiado pela Comissão Cultural da Marinha e integrado nas comemorações do Dia da Marinha, vai o Núcleo de Radioamadores da Armada este ano, uma vez mais, levar a efeito o já tradicional Concurso de Radioamadorismo designado “CONCURSO DIA DA MARINHA PORTUGUESA”.
O concurso está aberto a todos os radioamadores nacionais e estrangeiros e realiza-se em 20 de Maio de 2006 nos seguintes moldes:
Modalidades SSB e CW: Duração de 24 horas com início às 1500H UTC de 20 de Maio e fim às 1500H UTC de 21 de Maio de 2006, nas bandas de 80, 40, 20, 15 e 10 metros;
Modalidade PSK: Duração de 6 horas com iníco às 1500H UTC de 20 de maio e fim às 2100H UTC de 20 de Maio de 2006, nas bandas de 20, 15 e 10 metros.
Toda a actividade deve ser mantida dentro dos segmentos e frequências recomendados pela IARU para concursos.
Categorias: Monoperador (excepto CQ5MGP que será multioperador).
---
NB: Mais informações no site www.nra.pt

Radioamadores em exercícios de colaboração com a Protecção Civil


Pelas 21H30 de Domingo 2006/02/19, realizou-se um exercício no âmbito da Bolsa de Radioamadores Voluntários da Protecção Civil Municipal da CM de Loures.
Foi um exercício muito participado, organizado e excelentemente coordenado pelo Coordenador da PC da ARVM- CT1CSY - Carlos Cortês.
Responderam à chamada de CT1RVM/P : 22 actuais membros da Bolsa de Radioamadores Voluntários e 12 outras estações dos Concelhos de Loures, Lisboa, Odivelas, Almada e outros limitrofes. De registar para além da participação disciplinada dos membros da BRV, a aderência de radioamadores diversos, alguns dos quais pretendem pertencer à BRV da ARVM.O número de participantes, a prontidão e entusiasmo vivido neste exercício são a prova de que a BRV está activa e pronta atingir um grau de preparação e resposta consideráveis.
O Presidente da ARVM - CT1ESA - Jorge Cruz Galego
Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide
Rua António Maria Pais, n. 6 - 4D 1885-001 Moscavide
Portugal
Tel/Fax + 351 219 440 198

Saturday, February 18, 2006

INFORMAÇÕES de CT1FBF

Transcrição dum seu e-mail:

...
"Noticias da Semana de 13 a 17/02/2006.
ANACOM - Por contactos tidos com a ANACOM o colega Carlos Mourato - CT4RK informou-nos que a partir do mês de Maio a entidade licenciadora vai começar a vistoria aos repetidores a nível nacional. Neste caso, á a salientar que os repetidores de VHF vão ter de estar adaptados a funcionar TANTO EM EMISSÃO COMO EM RECEPÇÃO com espaçamento entre canais de 12,5 KHz. A ANACOM, têm recebido imensas queixas de Associações e radioamadores particulares, sobre o accionamento simultâneo e lateralmente á frequência fundamental, de diversos repetidores. Sobre o mesmo assunto, já por diversas vezes alertamos os colegas que no actual panorama de repetidores em Portugal é ALTAMENTE recomendável que passem a utilizar o chamado FM Estreito (NARROW ) que permite um desvio de somente +- 2,5 KHz e NÃO, como até aqui, o FM Largo (WIDE) com +- 5 KHz de desvio, no segmento dos repetidores. Compreendemos a magoa de muitos colegas, que possuindo equipamentos mais antigos se vem impossibilitados de facilmente fazerem esta alteração. No entanto, nada de isto é novo, pois desde 1993 que a IARU - Região 1, fez repetida e insistentemente esta recomendação, que não foi tida em conta por um n.º muito significativo de fabricantes. Outra coisa, são os repetidores de VHF, que OBRIGATÓRIAMENTE vão ter de ser alterados, não só na EMISSÃO, como também, e principalmente, na RECEPÇÃO, sendo isto em alguns casos, um processo bastante oneroso para as associações, mas com o n.º de repetidores que foi pedido o seu licenciamento não existe outra forma. Muitas das interferências registadas, têem, pensamos nós, origem nestes casos, de ainda a não adaptação, tanto por parte dos utilizadores, como por parte dos repetidores, a esta nova realidade. Quanto á existência de mais que um repetidor de VHF, na mesma frequência, com 15 canais efectivos, pois o RV63 só poderá ser utilizado em casos de serem acauteladas potenciais interferências no Serviço de Amador por Satélite, para 29 repetidores, é matematicamente impossível, como todos compreendem.
Outra noticia, vinda da ANACOM é que esta têm estado a ser pressionada sobre o caso de associações que aquando da reunião com a entidade manifestaram o seu desejo de instalar repetidores, mas que infelizmente, até ao momento, não instalaram, ou não se sabe quando instalaram, qualquer destes dispositivos. Muitas outras associações, que neste momento até têm equipamentos disponíveis e associados nas respectivas áreas de cobertura, vêem-se assim impossibilitadas de instalar algo que seja, por reservas de frequências, que até ao momento, não são mais do que isso, RESERVAS. Esta situação e outras, não poderão ser mantida por muito mais tempo, pois desde Novembro da ano passado, que em alguns casos não se vê qualquer alteração, ou noutros casos, tudo está igual como anteriormente, no funcionamento ou não, de alguns repetidores. A Associação e o responsável técnico da instalação, incorrem em incumprimentos legais, que iram ser penalizantes para ambas as partes. Pensamos que a ANACOM, tendo em linha de conta a precária situação financeira e disponibilidade das associação, têm sido suficientemente compreensiva e tolerante com estas situações, mas por equidade de tratamento e justiça, não poderá manter por muito mais tempo esta postura.
ARR - Associação de Radioamadores do Ribatejo.Foi nos informado que desde o dia 6 de Fevereiro já se encontra em pleno funcionamento o seu repetidor da Serra de S. Mamede em VHF no canal RV 53 com os seguintes dados:LOCAL : Serra de S. Mamede; CANAL : RV53; Frequência TX :145.662,5 KHz; Frequência RX : 145.062,5 Khz; Tom : 123 Hz; Potência PAR : 20 W; Indicativo : CQ0VPG. O seu repetidor de UHF, RU700 com o Tom 67 Hz ainda se encontra em testes. O repetidor em processo de legalização pela associação da Serra D´Ossa, segue em Stand By, aguardando oficialização.
ARBA - Associação de Radioamadores da Beira Alta.Segundo um QSO escutado no RV48 está quase completo o processo de actualização do seu parque de repetidores, prevendo-se ainda uma substancial melhoria no repetidor da Serra da Estrela, com substituição dos 30 mts de cabo coaxial normal por Helliax de 1" e ainda um aumento significativo da sua sensibilidade. Neste momento e com a alteração no seu local de instalação, a ARBA teve de utilizar esta situação de recurso, 30 mts de cabo coaxial normal, que é compartilhada pelos seus repetidor de VHF, UHF e 1.200 MHz no local.ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano.A associação solicitou através do seu responsável técnico Carlos Mourato - CT4RK á ANACOM um aumento de potência dos seus repetidores de VHF e UHF situados na Aldeia de Chãos - Santiago do Cacem. Segundo o Sr Eng. Carlos Antunes da ANACOM " O pedido da ARLA vai ser levado em consideração e vai ser oportunamente diferido ". Deste modo, vai ser possível aumentar a potência de ambos os repetidores de modo a ultrapassar algumas dificuldades. A ANACOM, está à espera que terminem os prazos dados às associações, para depois fazer uma fiscalização das situações existentes e deste modo avaliar os pedidos e reclamações pendentes. Estas informações só são possíveis de vos serem disponibilizadas graças á preciosa ajuda de todos, e nesta semana á a referenciar os colegas Carlos Mourato - CT4RK, Jose Maria - EB4FVE, Eduardo Almeida - CT1BYU e Paulo Santos - CT1EWA , continuando nós a apelar para que os dados que ainda não existem na tabela, ou estão errados, sejam por vós corrigidos dando-nos a conhecer essas alterações rapidamente e depois de devidamente confirmadas. " 73 de:
*************************************** CT1FBF / João Alberto Costa
QRA-Locator : IM58kq CQ Zone: 14 / ITU Zone: 37 E-mail : See in www.qrz.com In Get Callsign " CT1FBF " QSL Via: Bureau of PORTUGAL
or Eqsl: www.eqsl.cc

Snras e Snrs.: Eis o RV49


Apreciem o nosso RV49.
CT1EWA
(N.B.: claro que o GURêêê só conseguiu esta montagem, graças à minha supervisão e do
DFJêêê !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ).
---
Nota da redacção do blog: Claro que umas pitadinhas de humor são asolutamente indispensáveis a uma boa convivência entre os homens, mais ou menos sensíveis, mas tolerantes e inteligentes quanto baste.

Fotografia do interior da caixa do RV49 -->

Transcrição dum e-mail recente, que a equipa editorial do "blogdosradioamadores.blogspot.com" considera de todo o interesse ser tornado público.

Apesar dos radioamadores, por vezes, parecerem estranhos com antenas, há aqueles que ainda fazem alguma coisinha! Mesmo que não gostemos muito dos carecas, ou dos cabeludos, ou dos barrigudos, ou dos mais velhos, ou dos mais novos, ou dos TSs, ou dos paneleiros, ainda há dos que fazem bom trabalho depois disto tudo! Portanto, parabéns. Continuem.- - - - - - - - - - - - - - - - - - - -- Sérgio Oliveira - Fátima - Portugal-- Tel 917792815/249532359 Fax 531292 -- Mail/MSN: http://nunes.com.pt:2095/3rdparty/squirrelmail/src/compose.php?send_to=pt%40pol.pt Skype: CT2IFT -- Veja TV Canção Nova no Sat Hotbird1-- - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Thursday, February 16, 2006

FEIRA DA RÁDIO DA ARAL - 17 JUNHO 2006


Tuesday, February 14, 2006

Reflexões, divagações à volta do tema E da proposta/desabafo do Sérgio Oliveira – CT2IFT

Ainda a propósito do repetidor da Serra dos Candeeiros Reflexões, divagações à volta do tema e da proposta/desabafo do Sérgio Oliveira – CT2IFT (texto a seguir)

http://blogdosradioamadores.blogspot.com

Não serei, nesta altura, um interlocutor tecnicamente válido. Tenho-me mantido, de há bastantes anos a esta parte, a acompanhar é certo, o mundo dos radioamadores e dos seus protagonistas, mais ou menos à distância, por vezes talvez mais do que a que eu desejaria, mas este gosto pelo mundo das comunicações rádio, ficou-me cá bem no fundo da minha maneira de estar na vida. Rádio...
---
Só que a minha actividade profissional não tem nada a ver com estas novas técnicas e políticas de autoridades nacionais de comunicações...E além do mais, depois de mais de 40 anos a contribuir para um sistema a que chamam (ainda!...) de "Segurança Social" vem-se agora alarmar a populaça que só podem reformar-se quando já não tiverem força para aguentar as botas...se até lá não dermos cabo de todas as reservas financeiras que andámos a amealhar (para um poço sem fundo, pelos vistos) durante as últimas décadas.
---
Quem dialoga com as entidades oficiais? As associações, uma a uma? Os radioamadores individualmente, coisa esquisita? A FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE RADIOAMADORES? Quem nos representa, a nós, Radioamadores, os utilizadores das bandas de amador, os "maluquinhos" da rádio? Já viram a ciência e a técnica evoluírem sem as "loucuras" dos seus amantes?
Se os colegas acharem de interesse também podem participar no nosso blog, de endereço acima indicado, carolice de alguns de nós, mas que poderá vir a constituir-se num interessante local para expressarmos os nossos anseios e divulgarmos o que de útil possa surgir sobre o nosso hobby.
---
Particularmente para o colega Sérgio: concordo consigo em pleno, só que a ANACOM, herdeira do célebre ICP (de tantas e desencontradas memórias esbatidas no tempo...) não me parece que algum dia venha a olhar para os radioamadores com a atitude que se impunha, dado que estamos muito desunidos em termos associativos.Vamos deitar abaixo algumas das capelinhas na qual se juntam e oram, fanaticamente, alguns de nós?
Nunes - CT1CIR
------
------ Texto de Sérgio - CT2IFT -----
"-------------------- > A confusão existente nos repetidores de VHF só será resolvida de uma forma: com uma eficaz fiscalização da ANACOM a TODOS OS REPETIDORES DE VHF, PARA QUE SEJAM RESPEITADAS POTÊNCIAS E LARGURAS DE BANDA OCUPADAS NAS TRANSMISSÕES. Se depois de fiscalizados o colega continuar com rebarbas na escuta do seu equipamento, tente desviar 5KHz mais para a esquerda ou mais para a direita, de sua escuta. Com a evolução tecnológica verificada na tecnologia, justifica-se a passagem para uma largura de NFM de 2,5 a 3KHz. Decerto surgirão mesmo entre os presentes que receberam esta msg, aqueles que sabem de verdade para falar melhor do que eu, mas que irão agir menosprezando com arrogância perante as palavras aqui escritas. Aqueles que mais sabem deveriam ser os que melhor deveriam agir. Muitas vezes tal não se verifica no radioamadorismo.
Translineando as palavras do colega Freitas:
"posso afirmar isto pela experiência dos meus quase 30 anos de radioamadorismo, uma grande maioria dos radioamadores adoram complicar."
Vamos tentar que quem complica não sejamos nós. Ingrata missão dos líderes das associações: desde que existem repetidores, acabou-se o tempo que não seja senão quase somente para manter os mesmos repetidores, acabou-se o tempo para os homens de boa vontade fazerem outras coisas no radioamadorismo, e acabou-se o dinheiro porque vai todo para a manutenção desses caríssimos equipamentos, cabos e torres, etc.
Às vezes sou saudosista do passado.
Sérgio Oliveira - Fátima - Portugal> -> - Tel 917792815/249532359 Fax 531292 -> - Mail/MSN: pt@pol.pt Skype: CT2IFT -> - Veja TV Canção Nova no Sat Hotbird1> "

Monday, February 13, 2006

Repetidor da Serra dos Candeeiros - Que frequências?

Com a devida vénia do seu autor, o colega Freitas, CT1ANM, transcreve-se o seu e-mail colectivo de hoje, com a sua opinião acerca da polémica que está a ser gerada acerca da frequência de saída do Repetidor da Serra dos Candeeiros, um dos mais bem localizados do país.
xxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Pessoalmente a frequência 145.650mhz para o repetidor dos candeeiros é do meu inteiro agrado, e creio que também irá agradar à grande maioria dos seus utentes, em especial aos associados da ARAL.

Os colegas/Directores da Aral responsáveis por esta ingrata missão não se podem deixar
influenciar pelas vozes discordantes que nestes ou, noutros casos sempre vão surgir,
independentemente da frequência escolhida para o repetidor, posso afirmar isto pela
experiência dos meus quase 30 anos de radioamadorismo, uma grande maioria dos radioamadores adoram complicar.

Um abraço
73,s
ct1anm


-----------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------
-- repetidor dos candeeiros--

Desde hoje e para testes encontra-se na frequência de 145.650mhz e com tom
de 74.4

73's
ct1ewa

Bolsa de RVPC de Loures da ARVM

A bolsa de RVPC de Loures da ARVM, está de volta após um período deactividade interrompida por motivos eleitorais. Agora, com uma direcção eleita para o biénio 2006/2008 estão novamente reunidas as condições para uma actividade programada onde os exercícios vão continuar como anteriormente.


O endereço arvm-lis@arvm.org destina-se exclusivamente ao envio de mensagens, caso pretenda contactar-nos, envie-nos um e-mail para: mailto:p.civil@arvm.org

Protecção Civil - uma tarefa de todos para todos.

Protecção Civil - ARVM - Exercício de chamada rádio para dia 19 Fev 2006

Exercício de chamada rádio no âmbito dos acordos estabelecidos entre a ARVM e os Serviços de Protecção Civil dia 19 de Fevereiro (Domingo ) pelas 21:30 (hora local) 145.350MHz IM58KS CT1RVM

Um pouco de história - 1999

UM POUCO DA HISTÓRIA RECENTE/1999 DO MOVIMENTO ASSOCIATIVO DOS RADIOAMADORES PORTUGUESES

· Segundo a REP:
Em Portugal persistem ainda diversos grupos, outros clubes e mesmo algumas associações de radioamadores que ainda se querem manter isoladas, quer no contexto Europeu, quer Mundial do movimento global e associativo dos Radioamadores perante a IARU. Neste contexto, de autismo e isolamento institucional, quer os sócios, quer as associações que nestas condições exercem actividade, não estão nem protegidas nem sequer representadas junto da Federação Mundial de todas as Sociedades de Amadores de Rádio ou de TSF que é a International Amateur Radio Union."

· Segundo a UAPR:
Aos costumes não tem dito NADA. Ultimamente...

· Artigo respigado do Boletim Informativo da ARAL Fev99 Pág. 4

A ARAL E A UAPR
Penso que é muito importante para o Radioamadorismo Português que se reforce a capacidade de intervenção da UAPR.
A ARAL deve continuar a empenhar-se activamente para que a UAPR-União das Associações Portuguesas de Radioamadores, venha a assumir-se, de facto, como a instituição aglutinadora de todas as Associações , na defesa intransigente dos seus interesses e na salvaguarda dos verdadeiros valores do Radioamadorismo.
Este empenhamento da ARAL na UAPR deve subordinar-se à observância dos seguintes princípios:
A UAPR é uma organização que visa representar, a uma só voz, as Associações Portuguesas de Radioamadores sem que estas tenham que abdicar da sua liberdade de acção;
A ARAL, como membro da Direcção da UAPR, deve contribuir activamente para que se aprofunde o debate acerca do interesse para os Radioamadores de a REP e outras Associações virem a integrar a UAPR, ainda que seja necessário reanalisar a questão do direito e poder de voto de cada associação nas Assembleias Gerais.
A UAPR deverá pugnar, a todo o transe, por um princípio elementar:
Todas as Associações de Radioamadores são úteis e dignas, em pé de igualdade, desde que orientadas com a consciência de bem servir os valores do Radioamadorismo.
A única hierarquia admissível é a seguinte:
1º - Federação, União, Rede - o que se lhe queira chamar, que deverá ser constituída por todas as Associações de Radioamadores;
2º - Associações, Clubes, Tertúlias - o que se lhes queira chamar, desde que imbuídas dum verdadeiro espírito radioamadorístico em que os interesses do Radioamadorismo se sobreponham a quaisquer outros, sejam eles políticos, económicos e de protagonismos pessoais.
Leiria, 10 de Fevereiro de 1999
CT1CIR - António AS Nunes

Sunday, February 12, 2006

Repetidores de Amadores - Confusão ou falta de Diálogo técnico?

Por se considerar de interesse geral para os radioamadores portugueses, reproduz-se o seguinte e-mail:

-------

----- Original Message -----
From: ARAL
To: TRGM ; REP-Porto ; REP-OLIV.AZ ; REP -TMAD ; REP - Porto ; REP ; Núcleo de
Radioamadores do Isel ; NRA ; lart ; LARS ; GPDX ; CRE ; ARVM-LD ; ARVM ; ARR ; ARPA
; ARN ; ARM ; ARLA ; arcp ; ARC ; ARC ; ARBA ; ARAT ; ARAMP ; ARAM ; ARAL -
Associação de Radioamadores do Distrito de Leiria ; AMRAD
Cc: alberto.dinis@anacom.pt ; ema.esteves@anacom.pt ; carlos.antunes@anacom.pt
Sent: Sunday, February 12, 2006 11:59 AM
Subject: repetidor dos candeeiros

Conforme informá-mos o repetidor dos Candeeiros esteve em testes na frequência de
145.76250.

Provou-se durante os dois dias que esteve nesta frequência e pelos inúmeros testes
efectuados, que independentemente da próximidade física da instalação dos
repetidores (- de 50KM) e do espaçamento de 12,5 Khz, havendo um máximo de desvio
de modulação de + - 2,5Khz, não existe qualquer problema de interferências entre os
repetidores..

Hoje iremos instalar o nosso repetidor na frequência de 145.650MHZ com tm de 74.4,
uma vez que a TV cabo interfere em algumas zonas do Distrito de Leiria na frequência
de 145.7625 impedindo mesmo a recepção de qualquer sinal do repetidor, e porque
interferíamos e eramos interferidos pelo repetidor da zona do Porto a funcionar
nesta mesma frequência.

Estamos perfeitamente receptivos a voltar-mos para a frequência inicial, de 145.6125
desde que os pressupostos para a instalação de repetidores com o desfazamento de
12,5khz seja assegurado e assumido por todas as associações, ou seja que o desvio de
modulação não seja superior a 2,5khz

A todos os colegas os melhores

73's
ct1ewa

Friday, February 10, 2006

Testes nos repetidores da Sª dos Candeeiros

Caros colegas


Após terem sido detectadas interferências muito fortes na frequência do RV 49, nomeadamente para os colegas da zona mais interior do país, a ANACOM autorizou aARAL a efectuar testes durante os próximos 15 dias, nas frequências do RV 52 e RV61.
Assim iremos a partir de amanhã, sábado dia 11 iniciar os referidos testes,começando pela frequência do RV61, 145.7625MHZ com tom de 74.4 .
Aguardamos notícias sobre o mesmo

73's
CT1EWA
Paulo Santos

Thursday, February 09, 2006

ASSOCIATIVISMO -ponto da situação

Nota do editor: Este texto ainda está em fase de formatação. Pedimos a v/ compreensão.
Seremos breves...
-------------------------------------------------------------------------------------------
CT1EWA
para mim
Mais opções
Tenho estranhado o silêncio que impera por parte das n/ Associações, nomeadamente quando pela certa, foram confrontados recentemente pelos responsáveis da ANACOM, com as suas ideias para modificar o Regulamento que rege o nosso hoby.\n\n \n\nFalo das novas classes, dos novos indicativos! Será que este\nassunto não preocupa as Associações de Radioamadores?\n\n \n\nReli recentemente alguns dos inúmeros “escritos”\nque na qualidade de radioamador “ tenho publicado.\n\n \n\nResolvi enviar esta minha análise sobre o associativismo,\nque publiquei em Maio de 2005 na QSP e num Blog de radioamadores, porque o acho\nactual e infelizmente julgo que assim continuará durante ainda muito tempo:
//--> Relativismo...
Tenho estranhado o silêncio que impera por parte das Associações, nomeadamente quando pela certa, foram confrontados recentemente pelos responsáveis da ANACOM, com as suas ideias para modificar o Regulamento que rege o nosso hoby.

Falo das novas classes, dos novos indicativos! Será que este assunto não preocupa as Associações de Radioamadores?

Reli recentemente alguns dos inúmeros “escritos” que na qualidade de radioamador “ tenho publicado.

Resolvi enviar esta minha análise sobre o associativismo, que publiquei em Maio de 2005 na QSP e num Blog de radioamadores, porque o acho actual e infelizmente julgo que assim continuará durante ainda muito tempo:


Relativismo...

Raramente utilizado, quase desconhecido até às alterações recentes no Vaticano, o termo "relativismo” assenta como uma “luva” quanto a mim, para definir o momento do radioamadorismo nacional. O relativismo é uma consequência do comodismo, palavras que representam a forma e o conteúdo como a maioria dos radioamadores enfrentam e se posicionam perante o nosso hoby em Portugal. Em pleno século\nvinte e um é para a maioria dos radioamadores, normal e sem interesse o\npanorama do movimento associativo e das associações de radioamadores, bem como\no seu relacionamento com a sociedade civil. \n\n \n\nEu como\nradioamador, dirigente associativo e ser integrante da sociedade portuguesa,\nacho preocupante o contexto actual.\n\n \n\nPor erros do passado pagamos ainda hoje a “factura”,\nmaterializada no comodismo, na desunião e desinteresse corporativo, entre os\nradioamadores.",1]
);
//-->

Raramente utilizado, quase desconhecido até às alterações recentes no Vaticano, o termo “relativismo” assenta como uma “luva” quanto a mim, para definir o momento do radioamadorismo nacional.

O relativismo é uma consequência do comodismo, palavras que representam a forma e o conteúdo como a maioria dos radioamadores enfrentam e se posicionam perante o nosso hoby em Portugal.

Em pleno século vinte e um é para a maioria dos radioamadores, normal e sem interesse o panorama do movimento associativo e das associações de radioamadores, bem como o seu relacionamento com a sociedade civil.

Eu como radioamador, dirigente associativo e ser integrante da sociedade portuguesa, acho preocupante o contexto actual.

Por erros do passado pagamos ainda hoje a “factura”, materializada no comodismo, na desunião e desinteresse corporativo, entre os radioamadores.
\n\n \n\nEstranhamente\ne impavidamente repetem-se vertiginosamente, os mesmos erros auto-destrutivos. \n\n \n\nOs\nradioamadores na sua maioria continuam ausentes na prestação de serviço em prol\nda sua associação e do radioamadorismo, mas opostamente activos: uns na\ncrítica, outros na destabilização e outros na desacreditação do hoby como\nactividade lúdica e de interesse científico e cultural. \n\n \n\nSobressai\nneste panorama e é de louvar, o trabalho das associações portuguesas de\nradioamadores, que na sua àrea de implementação, têm suportado os interesses\nmateriais e técnicos dos radioamadores.\n\n \n\nSem o empenho\ne dedicação de alguns radioamadores e das associações que surgiram com a\nconquista do direito ao livre associativismo, qual seria hoje o panorama do\nradioamadorismo em Portugal? \n\n \n\n",1]
);
//-->


Estranhamente e impavidamente repetem-se vertiginosamente, os mesmos erros auto-destrutivos.

Os radioamadores na sua maioria continuam ausentes na prestação de serviço em prol da sua associação e do radioamadorismo, mas opostamente activos: uns na crítica, outros na destabilização e outros na desacreditação do hoby como actividade lúdica e de interesse científico e cultural.

Sobressai neste panorama e é de louvar, o trabalho das associações portuguesas de radioamadores, que na sua àrea de implementação, têm suportado os interesses materiais e técnicos dos radioamadores.

Sem o empenho e dedicação de alguns radioamadores e das associações que surgiram com a conquista do direito ao livre associativismo, qual seria hoje o panorama do radioamadorismo em Portugal?

Infelizmente\nas Associações estão na sua maioria desunidas, e sem representatividade de\nclasse. \n\n \n\nCómodamente\naceita-se esta realidade!\n\n\n Aguardo na expectativa de que surja mais uma iniciativa (já me ofereci\npara colaborar) de convergir vontades, ideias e intenções na unicidade de uma\nRepresentação Nacional das Associações de Radioamadores e que essa iniciativa\nnão seja de imediato boicotada pelas habituais “razões” de aqueles\nque se julgam, com a autoridade para subjugar as associações de radioamadores\naos seus interesses corporativos. \n\n \n\nNo momento os governantes e as instituições sobre a sua égide (excluindo\na ANACOM na pessoa dos actuais responsáveis pela área dos radioamadores),\nmenosprezam e ignoram as nossas capacidades humanas, técnicas e de intervenção. \n\n \n\nExemplo disso\né o trabalho iniciado em 2002 com o SNBPC e que infelizmente parece ter sido\n“ferido de morte” com o final do Euro 2004 e a saída do Eng. Hélder\nSilva do SNBPC. ",1]
);
//-->
Infelizmente as Associações estão na sua maioria desunidas, e sem representatividade de classe.

Cómodamente aceita-se esta realidade!
Aguardo na expectativa de que surja mais uma iniciativa (já me ofereci para colaborar) de convergir vontades, ideias e intenções na unicidade de uma Representação Nacional das Associações de Radioamadores e que essa iniciativa não seja de imediato boicotada pelas habituais “razões” de aqueles que se julgam, com a autoridade para subjugar as associações de radioamadores aos seus interesses corporativos.

No momento os governantes e as instituições sobre a sua égide (excluindo a ANACOM na pessoa dos actuais responsáveis pela área dos radioamadores), menosprezam e ignoram as nossas capacidades humanas, técnicas e de intervenção.

Exemplo disso é o trabalho iniciado em 2002 com o SNBPC e que infelizmente parece ter sido “ferido de morte” com o final do Euro 2004 e a saída do Eng. Hélder Silva do SNBPC.
\n\n \n\nNão há\ncontactos ou notícias!\n\n \n\nAguardo desde\nDezembro 2004 resposta a uma carta e posteriormente a um fax, aonde a ARAL\nquestiona o Presidente do SNBPC sobre o Plano Nacional de Comunicações de\nEmergência por Radioamadores e o Estatuto do Radioamador Voluntário. \n\n \n\nFala-se em\nalterações, mudanças!.... será ao ostracismo a que nos votaram? \n\n \n\nContrapondo esta actualidade, são exemplares as raras parcerias locais\nentre Associações de Radioamadores, Centros Distritais de Operações de Socorro\ne Serviços Municipais de Protecção Civil e seus Coordenadores. \n\n \n\nDirei e\ndirão, que fácil é usar a crítica e não apresentar soluções! ",1]
);
//-->


Não há contactos ou notícias!

Aguardo desde Dezembro 2004 resposta a uma carta e posteriormente a um fax, aonde a ARAL questiona o Presidente do SNBPC sobre o Plano Nacional de Comunicações de Emergência por Radioamadores e o Estatuto do Radioamador Voluntário.

Fala-se em alterações, mudanças!.... será ao ostracismo a que nos votaram?

Contrapondo esta actualidade, são exemplares as raras parcerias locais entre Associações de Radioamadores, Centros Distritais de Operações de Socorro e Serviços Municipais de Protecção Civil e seus Coordenadores.

Direi e dirão, que fácil é usar a crítica e não apresentar soluções!
\n\n \n\nRecentemente o\nCT1ETL e o CT1EAT insurgiram-se contra o comodismo (relativismo) instalado e\nderam conhecimento das suas propostas visando o futuro. \n\n \n\nLi com\natenção a proposta do CT1ETL, proposta esta que eu considero muito bem formada\ne construída. \n\n \n\nLi com atenção\na proposta do CT1EAT, com a qual respeitosamente apresento a discordância\nem relação à sua complexidade “nos meios propostos para atingir os\nobjectivos”, mas que considero muito útil ao debate de ideias e à\nformação de consensos. \n\n \n\nPessoalmente, penso que:\n\n \n\n \n\n\n ",1]
);
//-->


Recentemente o CT1ETL e o CT1EAT insurgiram-se contra o comodismo (relativismo) instalado e deram conhecimento das suas propostas visando o futuro.

Li com atenção a proposta do CT1ETL, proposta esta que eu considero muito bem formada e construída.

Li com atenção a proposta do CT1EAT, com a qual respeitosamente apresento a discordância em relação à sua complexidade “nos meios propostos para atingir os objectivos”, mas que considero muito útil ao debate de ideias e à formação de consensos.

Pessoalmente, penso que:


Antes de discutir a estrutura e o\n “conteúdo” da entidade representativa, não é quanto a mim,\n imperativo discutir o nome técnico ou entidade jurídica da instituição a\n formar. \n\n\n\n A nossa (daqueles que pretenderem) representante\n deverá ser uma instituição simples e democrática nos seus valores.\n Respeitará a origem e valores de cada instituição que a integra, bem como\n de todas as outras associações nacionais.\n\n\n\n Chamar-se-à o que o consenso definir, mas terá\n como objectivo a representação dos interesses e desejos, de todos os seus\n apoiantes e constituintes. \n\n\n\n O seu suporte será as Associações de\n Radioamadores!\n\n\n\n A sua estrutura organizativa e representativa,\n será eleita ou assumida de forma rotativa, entre as associações\n constituintes. \n\n\n\n ",1]
);
//-->
Antes de discutir a estrutura e o “conteúdo” da entidade representativa, não é quanto a mim, imperativo discutir o nome técnico ou entidade jurídica da instituição a formar.
A nossa (daqueles que pretenderem) representante deverá ser uma instituição simples e democrática nos seus valores. Respeitará a origem e valores de cada instituição que a integra, bem como de todas as outras associações nacionais.
Chamar-se-à o que o consenso definir, mas terá como objectivo a representação dos interesses e desejos, de todos os seus apoiantes e constituintes.
O seu suporte será as Associações de Radioamadores!
A sua estrutura organizativa e representativa, será eleita ou assumida de forma rotativa, entre as associações constituintes.
A sua liquidez financeira será suportada pelos\n radioamadores sócios das associações integrantes, através da canalização\n de parte da sua quotização anual. \n\n\n\n Esta instituição será a representante nacional,\n dos que pretendam ser representados por ela, permitindo a adesão e\n representação interna, daqueles que não são nem querem ser sócios de\n nenhuma associação, mas entendem delegar a sua representatividade. \n\n\n\n O problema da representatividade internacional,\n quanto a mim não se coloca, nem é objectivo! \n\n\n \n\nConfio e\nacredito que todos teremos a ganhar com uma instituição representativa das\nAssociações de Radioamadores! \n \n\n \n\nTenho a certeza de que se nada fizermos a curto ou médio prazo, se\ncontinuamos “trilhando os caminhos do relativismo” o futuro do\nradioamadorismo em Portugal, não se me augura muito próspero e fácil, perante\nas “barreiras” que se vão erguendo e dos interesses que aguardam a\noportunidade de usurpar os direitos e o “espaço” dos radioamadores!",1]
);
//-->
A sua liquidez financeira será suportada pelos radioamadores sócios das associações integrantes, através da canalização de parte da sua quotização anual.
Esta instituição será a representante nacional, dos que pretendam ser representados por ela, permitindo a adesão e representação interna, daqueles que não são nem querem ser sócios de nenhuma associação, mas entendem delegar a sua representatividade.
O problema da representatividade internacional, quanto a mim não se coloca, nem é objectivo!

Confio e acredito que todos teremos a ganhar com uma instituição representativa das Associações de Radioamadores!

Tenho a certeza de que se nada fizermos a curto ou médio prazo, se continuamos “trilhando os caminhos do relativismo” o futuro do radioamadorismo em Portugal, não se me augura muito próspero e fácil, perante as “barreiras” que se vão erguendo e dos interesses que aguardam a oportunidade de usurpar os direitos e o “espaço” dos radioamadores!
Relativismo... não, obrigado!
A todos os melhores 73’s

CT1EWA
Paulo Santos

Wednesday, February 08, 2006

Federação de Radioamadores ou de Associações?


A este propósito penso que não deverá haver lugar a quaisquer dúvidas. A haver uma Federação ( a UAPR ainda existe?) deverá ser constituída por Associações de Radioamadores.

Tenho-me mantido um tanto afastado das questões de pormenor do associativismo dos radioamadores, sei que há associações bastante activas, mas parece-me que no que respeita à actuação duma Federação Portuguesa das Associações de Radioamadores se mantém um impasse, que ninguém avança, que a REP não é nem deixa de ser uma verdadeira representante do radioamadorismo associativista português, de modo que assim não me parece que os radioamadores algum dia venham a ter uma voz em uníssono sempre que houver que discutir as questões verdadeiramente importantes para este movimento cívico e intelectual da sociedade portuguesa.
...
...
.
Consultei, hoje, o site http://www.qsl.net/ct1uap/ e revivi, num instante, os velhos momentos em que a UAPR parecia que, tendo tido a oportunidade de ter pernas para andar, acabou por se ficar pelo caminho, ingloriamente...

Reparem no Diploma que, por alturas da EXPO 98 a UAPR outorgou aos radioamadores participantes dum concurso da época. Para este efeito esta União recebeu duma instituição governamental 500 contos, à moeda daquele tempo.
A. Nunes - Ct1CIR

FEIRA DA RÁDIO na Mª GRANDE - Maio/Junho 2006?

Como já se havia anunciado em post recente a ARAL vai organizar a sua Feira da Rádio anual, como já vem sucedendo há 12 anos.
Colegas e amigos, aqui fica mais uma nota para boa ordem da programação das v/ actividades
próximas (Problemas de última hora obrigam a Direcção da ARAL a alertar para o facto de a data da Feira ainda estar por definir, se em Maio se em Junho) .

Sunday, February 05, 2006

Rastreio do satélite SuitSat-1


Contra as expectativas originalmente criadas, o rastreio directo do SuitSat-1 não pode ser feito a partir de pequenas estações portáteis. Sendo a potênciaaparente irradiada (ERP) do satélite inferior ao esperado, é recomendável oemprego de antenas direccionais de elevado ganho, de preferência dispondo deuma pré-amplificador no circuito de antena. Para minimizar este inconveniente, o retransmissor da estação espacialinternacional foi activado esta tarde. Nestas condições passará a ser possível receber os sinais do satéliteSuitSat-1, que são originalmente emitidos na frequência de 145.990 MHz, masque passam a ser retransmitidos na faixa de UHF, frequência de 437.800 MHz, de bordo da ISS. Nestas condições poderá dispor de um sistema portátil de antenas, para o rastreio do SuitSat-1.
O dispositivo de antenas, é baseado nas antenas que a fotografia em anexo mostra, em alternativa, são a única forma de poder fazer o seguimento dossinais emitidos pelo satélite SuitSat-1. 05-02-2006 15:00 SUITSAT-1 ON THE AIR
O satélite SuitSat-1 está no Ar. Algumas restrições de eficiência estão a condicionar o melhor desempenho dosatélite SuitSat-1, afinal são aspectos que de algum modo até já se esperavam,entre outros, são as questões do isolamento térmico, que diminuíram drasticamente a eficácia da energia (baterias), diminuindo consequentemente apotência de emissão do pequeno transmissor. Seria desejável que a partir de um pequeno rádio de mão e com apenas uma antena portátil, se pudesse receber os sinais do SuitSat-1, mas isso não está a ser possível, em virtude do baixo ERP do satélite. Está é mais uma lição a retirar afinal deste ensaio, e condições a melhorar empróximos lançamentos para os aproveitamentos de fatos espaciais, tornadossatélites. Na imagem, é visível a silhueta do SuitSat-1, no momento do seu lançamento, nanoite de 3 para 4 de Fevereiro, pelas 23:03 horas UTC, sobre a Ásia em direcção ao oceano Índico. Dados de Kepler do satélite: SUITSAT-1 1 28933U 05035C 06035.17648092 .00150877 00000-0 98827-3 0 18 2 28933 51.6460 151.5234 0008831 241.8711 118.1817 15.74747302 34 05-02-2006 10:15 Satélite «SuitSat» está em órbita na frequência de 145.990 MHz Em primeira mão: 22:59 William McArthur e Valery Tokarev acabam de colocar a antena doSuitSat-1 em posição. 23:01 quase de seguida é o engenheiro de voo Valery Tokarev quem activa os 3interruptores do satélite, que está pronto para ser lançado. 23:03 Valery Tokarev lança para o espaço o SuitSat-1, ele está em voo orbital. Embora não seja possível receber em Portugal as primeiras passagens dosatélite SuitSat-1, a primeira emissão ocorre às 23:17 horas UTC de hoje dia 3Fevereiro, precisamente 16 minutos após o seu lançamento em órbita. 23:03 - SuitSat-1 está em órbita ! Acabou de ser lançado de órbita da ISS. Já o vemos a vooar livremente no espaço com uma rotação de cerca de 1 volta emcada 3 segundos. É uma emoção acompanhar ao vivo estás acções, que envolvem tantos recursos,competências, pessoas e organizações de Voluntários. O abatimento orbital do SuiSat-1 deverá ser cerca de 8 km por órbita. Nota complementar: Existe uma cadeia de receptores remotamente controlados, que poderá ser capazde fornecer alguns sinais do SuitSat-1, experimente ligar-se em:http://www.dxtuners.com/ Através desta cadeia de receptores, eventualmente, pode ser possível seguirsinais do SuitSat-1 à volta do globo.
O satélite SuitSat-1 emite em FM (banda estreita) na frequência de 145.990 MHzmas a estação espacial internacional a ISS deverá retransmitir os seus sinaisna frequência de 437.800 MHz em modo de FM. Os sinais do SuitSat-1 retransmitidos pela ISS na frequência de 437.800 MHznaturalmente que serão mais forte e estáveis que os sinais directos da emissãodo pequeno satélite experimental.
Veja a posição da ISS (SuitSat) em: http://www.amrad.pt/ariss.php O satélite funciona com a energia eléctrica fornecida por um pequenodispositivo de baterias externas, instaladas dentro do fato espacialmodificado, nestes termos o tempo de funcionamento do pequeno satéliteexperimental e educativo, será de pouca duração, prevendo-se que venha aorbitar durante cerca de 6 semanas, até que seja reintegrado pela atmosferaterrestre, e consequentemente destruído pela reentrada na atmosfera. Na data do lançamento, os dados orbitais de Kepler, serão os mesmos da estaçãoes pacial internacional.
O voo e lançamentos serão seguidos desde o Observatório Aeroespacial deOeiras, a estação CS1RAD, e ainda, por uma unidade móvel do Centro EspacialPortuguês, a estação CS5CEP, situada no Instituto Superior Técnico no TagusPark em Oeiras.

Saturday, February 04, 2006

Próxima Feira da ARAL - 13 de Maio - Em organização...


INFORMAÇÃO AOS RADIOAMADORES EM GERAL!

A Câmara Municipal da Marinha Grande, vai ter no pavilhão 1 no dia 13 deMaio uma bienal.

Assim teremos o pavilhão 2, que também é muito giro, tem 2 pisos, excelente acesso.

A entrada do público será também pela entrada principal……

Em 2000 era assim...em 2006 continuamos na mesma!

(Transcrição duma pág. web www.qsl.net/ct1cir/vamos.html) com data de 2001
No dia da Feira da ARAL 2000, em Junho de 2000, as Direcções da ARAL e da REP assinaram, em Leiria, um Protocolo de colaboração entre estas duas Associações.
Pretensamente, o protocolo constante deste documento, tem em vista tornar mais funcional a ligação dos sócios da ARAL e de todos os Radioamadores do Distrito de Leiria com a Rede dos Emissores Portugueses, enquanto instituição que em Portugal representa os Radioamadores junto da IARU.
Depois de tudo o que se tem passado e da orientação estratégica que a actual Direcção da REP tem vindo a seguir, penso que se pode inferir que a REP pretende que todos os Radioamadores, através das associações locais, voltem a estar a ela vinculados. Ainda que duma forma indirecta.
A ideia até nem é de todo absurda se considerarmos como válido o entendimento que um Radioamador, sendo sócio duma dessas Associações passará a usufruir de vários serviços da REP, dentre os quais destacaremos o serviço de QSL, que é, no fundo, aquele que mais motiva os Radioamadores a inscreverem-se na Rede dos Emissores Portugueses.
Nesse caso, teremos que concluir, que não há qualquer necessidade dum radioamador, sendo sócio duma Associação que seja parte desse protocolo, ser, ele próprio, também sócio da REP. No entanto, dada a actual conjuntura, não me parece que este possa ser um objectivo da Direcção desta instituição. A não ser que as Associações parceiras da Rede dos Emissores Portugueses, no seu conjunto, cobrissem a quebra de receitas resultantes dos poucos sócios que poderiam permanecer, ainda assim, fieis pagantes.
O facto de a REP deter a representação nacional dos Radioamadores junto da IARU não está nem estará em causa. É uma sua prerrogativa que lhe advém do facto de ser sócia da IARU e, de acordo com as normas de funcionamento desta organização internacional de radioamadores só é aceite uma Associação por país.
No entanto, esse privilégio/dever, paga-se, visto que a IARU precisa de fundos para poder desenvolver as suas actividades no sentido da defesa dos interesses dos radioamadores. Esses fundos são provenientes das representações nacionais, no nosso caso, a REP. Consequentemente, também se aceita que a REP necessita de recolher os fundos necessários para a sua manutenção em funcionamento, incluindo o pagamento da parte que compete a Portugal na quotização para a IARU.
Se enveredarmos pelo caminho que se está a trilhar, isto é, as Associações Portuguesas pagam à REP para esta pagar à IARU, nada falta, do meu ponto de vista, para que se conclua que a solução ideal será passar a REP a funcionar como uma Confederação Nacional de Associações de Radioamadores. Por mim tudo bem. A própria UAPR penso que não veria nisso qualquer entrave à boa harmonia entre os radioamadores portugueses. Só que, entretanto, põe-se outra questão, também muito importante, e que mexe com vários interesses.
É que não é financeiramente comportável para a maioria de nós que um radioamador se inscreva como sócio duma associação regional ou mesmo nacional e ao mesmo tempo seja sócio pagante da REP. Pois se a sua representação e fruição de serviços já está assegurada através do protocolo existente com a sua Associação!...
A questão, parece-me a mim, é muito simples. Se certas pessoas não fossem tão teimosas algumas, comodistas outras e passadistas ainda outras, alteravam-se os Estatutos da REP, ficando esta a constituir-se como Confederação Nacional das Associações de Radioamadores. Os seus corpos gerentes passariam a ser os legítimos representantes das várias associações que pululam por esse Portugal fora, no que respeita ao melhor relacionamento com a IARU, por um lado, e as instâncias governamentais por outro.
É que são estas entidades que, pela sua acção ou inacção , podem determinar o futuro do nosso hobby. Desta forma os radioamadores, com uma só quota, passariam a usufruir de todos os serviços e direitos que lhe proporcionariam esta convergência de esforços. E repare-se que esta ideia até nem é original. Simplesmente, por circunstâncias várias, ainda não se conseguiu que nenhuma Direcção da REP encarasse este problema de frente.
Foi para obviar a esta e outras falhas na organização nacional dos Radioamadores Portugueses que surgiu a UAPR - União das Associações Portuguesas de Radioamadores, mas , pelo que se vê, também não está a resultar, em termos práticos, porque há muita desinformação quanto aos seus objectivos e alguma falta de empenho dos seus dirigentes*.
Há que dar a volta ao texto ...
Leiria, 12 de Fevereiro de 2001
António A. S. Nunes
CT1CIR
* O autor também se inclui neste grupo, visto que tem feito parte dos corpos sociais da UAPR, em representação da ARAL. ?!! poderá observar o leitor menos atento. A verdade é que a ARAL, em Assembleia Geral Extraordinária e por unanimidade, aderiu à ideia de se constituir uma Federação das Associações Portuguesas de Radioamadores que acabou por se designar União. A verdade é que nunca foi a União de todas as Associações Portuguesas de Radioamadores como se pretendia inicialmente. Mas nem por isso deixa de constituir uma "União" no sentido de que se trata duma "Federação".
Claro que nada neste Mundo é definitivo. Nada me incomoda que esta venha a constituir mais uma etapa na vida do movimento associativista dos Radioamadores Portugueses e que se tenha que evoluir noutra direcção.

Falta de Sintonia

Caros amigos
Envio em anexo (ver post anterior) um calendário de concursos para o ano de 2006.Retirei este calendário da net, podendo com isso haver alguns erros de datas. Permitam-me a seginte reflexão: Observem no mês de Maio e junho, a quantidade de concursos portugueses. Chegamos a ter 3 concursos no mesmo fim de semana.
O que pretendem as entidades que os organizam ?
Será desconhecimento ? O que será? Há 12 anos que a ARAL, fora uma excepção, realiza a sua Feira de Rádio no 1º fim de semana de Junho. Somos confrontados com a marcação de um concurso para essa data, por uma outra associação!....Será que andam distraídos?....será que a informação não é correcta?.....ou o que será?
Mais uma das razões para eu pessoalmente defender a existência de uma entidade representativa e federativa das Associações de Radioamadores.
Com essa entidade, tudo isto não aconteceria pela certa, seria também o forum para discussão e planificação de datas e actividades das Associações de Radioamadores !....de todo o modo a nossa feira será a 13 de Maio!.... mas estas atitudes deixam-me triste e revoltado!

ct1ewa
Paulo Santos
2:57 PM

Friday, February 03, 2006

Notas dispersas - Apontamentos - PARTICIPEM

Só para constar, para ficar o registo, a título de apontamento:


http://www.qsl.net/ct1cir - site pessoal como radioamador, desde 2001.

Os endereços que deverão ser utilizados para enviar informações para este blog ou para o site da ARAL www.qsl.net/ct6arl poderão ser:

---> radioamadores.portugal@gmail.com que suporta anexos com muitos MB, até 2 Gb.
---> as@nunes.com.pt para participações normais em texto e imagens até 2 ou 3 Mb.

E-mail da Direcção da ARAL: ct6arl.aral@sapo.pt

Agradecemos a v/ participação.

Nunes - Ct1cir

Thursday, February 02, 2006

CENTRO ESPACIAL PORTUGUÊS


SuitSat – a história dum fato espacial que se transformou num satélite 1 de Fevereiro 2006

Um dos satélites mais invulgares na história espacial está prestes a ser lançado: um fato espacial russo Orlan vai ser lançado numa actividade extra-veicular (EVA) a partir da Estação Espacial Internacional (ISS), no dia 3 de Fevereiro. O fato espacial é o satélite artificial, SuitSat.

SuitSat depois das alterações no fato espacial Orlan Crédito: NASA

O objectivo é testar a possibilidade de reutilizar fatos espaciais usados como satélites na órbita terrestre, com equipamento de radiocomunicações, telemetria e fotografia.
O fato (na foto) foi equipado com três baterias, um transmissor de rádio, sensores internos para medir a temperatura e a bateria. Esta primeira experiência vai permitir responder a questões iniciais: O SuitSat poderá operar no espaço sem regulação de temperatura e exposto aos raios solares?, Quanto tempo durarão as baterias internas?, Como é que as comunicações serão afectadas se o SuitSat começar a decair muito rapidamente para a atmosfera terrestre? O satélite funciona com a energia eléctrica fornecida por um pequenodispositivo de baterias, instaladas dentro do fato espacial modificado.Nestes termos, o tempo de funcionamento do pequeno satélite será de pequeno, apenas alguns dias, prevendo-se que venha a orbitar durante cerca de 6 semanas, até que seja reintegrado pela atmosfera terrestre, e consequentemente destruído pela reentrada na atmosfera.
O que é que o SuitSat “diz”?
O SuitSat transmite durante 30 segundos: “This is SuitSat -1”, RS0RS”, seguido de uma saudação em cinco línguas (inglês, francês, japonês, russo, alemão e espanhol). Esta saudação tem “palavras especiais” para os estudantes tomarem nota e decifrarem. Haverá prémios para aqueles que o conseguirem. Depois uma pausa de 30 segundos e há uma nova transmissão. Os dados de telemetria (temperatura, bateria, tempo da missão) sãotransmitidos em inglês e a transmissão acaba com uma imagem SSTV (Slow Scan TV), que também valerá um prémio aos estudantes que conseguirem descobrir o que representa. Para estudantes e professores que quiserem experimentar mas não sabem como, é aconselhado tentarem contactar clubes de radioamadores. Na zona de Lisboa, a <http://www.amrd.pt/> AMRAD irá possibilitar crianças e jovens seguirem o sinal do SuitSat. Siga o SuitSat em Portugal Chegou o momento de começar a preparar sua estação de rádio para o serviço amador de satélite, para poder receber os sinais e as imagens do satélite.
O SuitSat pode ser ouvido por qualquer pessoa que tenha uma antena e um receptor de rádio sintonizado para 145.990 MHz FM.
Pode ver quando o SuitSat vai passar pela sua área <http://science.nasa.gov/RealTime/JPass/25/JPass.asp> aqui (a ISS e oSuitSat partilham órbitas semelhantes, ou seja, as previsões para a ISS servem para o SuitSat).
O voo e lançamentos serão seguidos pelo<http://www.amrad.pt/observatorio.php> Observatório Aeroespacial de Oeiras, a estação CS1RAD, e ainda, por uma unidade móvel do Centro Espacial Português, a estação CS5CEP, situada no Instituto Superior Técnico no Tagus Park, em Oeiras.
O SuitSat é promovido pelo <http://www.ariss-eu.org/> ARISS (Amateur Rádio on International Space Station), <http://www.amsat.org/amsat-new/index.php> AMSAT (Radio Amateur Satellite Corporation), ARRL (American Radio Relay League), a Agência Espacial Russa (RKA) e a NASA.

Apelo/convite do CT1EWA


O Paulo, CT1EWA, radioamador dos 7 costados.
-------------------------------------------------
Caros colega ninguém! ….

Desde há 6 anos que me tenho dedicado à ARAL e deixei de fazer no radioamadorismo algumas coisas que gosto. Antes, activava uns Castelos e Fortalezas, ia para as Berlengas,…… arranjavamil e um pretextos para ficar agarrado ao rádio e ao garrafão durante um diaou dias bem passados. Julgo que está na altura da voltar ao convívio dos DX’s e fazer umas farrasvalentes….pois isto de manter repetidores, BBS’s, etc, etc, …….
Não é vidapara um radioamador.
Para além dos concursos Espanhóis em VHF e UHF que vou tentar fazer o máximopossível, quero ver se faço o da EDP, claro que este é com a “minha equipaprofissional” que tão bons resultados tem obtido!!!!!!! Estou a pensar, ou pela ARAL, ou individualmente activar umas fortalezas eCastelos cá do nosso Distrito, alguns já os ativei em outros tempos, mas nãooficializei as actividades. A Nível de HF estava a pensar em fazer o CQ WWW 160 metros em Fevereiro,para além dos outros CQ’s, o Iberoamericano, etc,etc….
Quem me acompanha????
73’s
Ct1ewa